Ácido hialurônico nos cabelos – Saiba mais sobre os benefícios desse poderoso antioxidante
O ácido hialurônico é uma substância natural do organismo, que atua na regeneração e hidratação tecidual ao estimular a formação do colágeno e elastina. É super importante estar com o “colágeno em dia”, em tecidos do corpo, articulações, olhos, nervos, pele e cabelo! Sim, os cabelos não podem ficar de fora desse aporte antioxidante, fundamental para hidratar as madeixas. É nutrindo os fios, que se atinge a melhor hidratação. Por isso, o ácido hialurônico exerce influência na beleza dos cabelos.
- Saiba mais sobre Óleos Essenciais para o Cabelo
Explicando melhor, a dermatologista Joana D`arc Diniz, diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), informa que o ácido hialurônico é uma molécula cuja principal função é a retenção de água, gerando benefícios, como hidratação, estímulo de colágeno, preenchimento e regeneração da pele. “O resultado é uma pele mais firme, saudável, iluminada e viçosa. Já nos cabelos, atua na fibra capilar, gerando resultado na regeneração dos fios e combatendo o ressecamento. A aparência é um cabelo mais saudável e hidratado.”, compara a especialista.
E justamente por nutrir e reparar a fibra capilar, o cabelo ganha um aspecto mais leve e resistente, sem frizz e as temidas pontas duplas. Por isso quem tem fios muito fragilizados por excesso de química, secador, chapinha, escova ou babyliss pode se beneficiar com um tratamento com ácido hialurônico nos cabelos.
Os cremes finalizadores ou leave-in com ácido hialurônico devem ser aplicados do comprimento até as pontas, em cabelos úmidos e sem enxaguar, depois da limpeza com xampu e a hidratação do condicionador. Aposte nesse trio!
Outro tratamento é a hidratação semanal com máscara que contenha acido hialurônico e bruma capilar (borrifador), para diminuição do frizz capilar. Para incrementar ainda os benefícios, combine o ácido hialurônico com outros ativos hidratantes e reparadores, como vitamina B5 e queratina. Além de uma suplementação de dentro para fora, o componente químico vai atuar também na pele.
Tratamento direto do ácido hialurônico nos cabelos
A especialista explica que existem vários tipos de ácido hialurônico, na indústria farmacêutica. De acordo com a Dra Joana, o que muda é o peso molecular, ou seja, o tamanho dessa partícula. A diferença entre os pesos moleculares trata todas as camadas da haste capilar, desde o cortex até a cutícula, (camada mais externa). “Dependendo do produto a base de ácido hialurônico, consegue-se a permeação na haste capilar, que é a penetração com objetivo de melhorar a espessura e integridade da fibra capilar, além da formação de filme sobre o fio, selando cutículas, reparando pontas duplas, melhorando a aparência do fio, mas também o brilho e textura dos cabelos”, ressalta.
Na terapia capilar podem ser empregados para finalizar o tratamento ou em uma das etapas do protocolo, com a finalidade de hidratação dos fios.
Fonte de Consulta
A médica Joana Darc Diniz é Diretora Cientifica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética–RJ e Diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo–RJ. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da F.T.E. Souza Marques. É professora convidada do Mestrado em Medicina Estética da Universidade das Ilhas Baleares na Espanha. É membro da U.I.M.E. (Union Internationale de Médecine Esthétique).
Ads 02
Clínica Joana Darc Diniz
https://joanadarcdiniz.com.br/
Av. das Américas, 1.155 sala 506 – Barra da Tijuca, RJ.
(21) 3253-4773 | 21 2484-4773
Ads 06