Adoção de cães: 5 cuidados que você deve ter
Neste conteúdo você vai saber sobre
Uma adoção de cães é o desejo de muitas pessoas, além de ser um ato lindo e de muita responsabilidade, afinal, a vida de todos será transformada pelo animalzinho que vai chegar.
Não se esqueça que o cãozinho adotado precisará de cuidados, atenção e carinho. Ele vai te amar incondicionalmente, mas dependerá de você para o resto de sua vida.
Muitos dos animais que se encontram para adoção já sofreram maus tratos, além do trauma do abandono e agora será você quem terá responsabilidade sobre ele.
Quando finalmente chegar a hora de levar o seu cãozinho adotado para casa será preciso ter alguns cuidados para que ele esteja protegido e saudável. Aqui separamos 5 cuidados que você precisará ter depois da adoção de cães.
1 Levar ao veterinário
Seu cãozinho precisará de um veterinário para garantir as vacinas e que está tudo bem, porém a escolha do veterinário e petshop que ele irá frequentar é muito importante. Busque por profissionais responsáveis e de confiança. Se não conhece nenhum, pesquise referências e opiniões, pergunte a um familiar ou amigo.
Saúde sempre em primeiro lugar, também vale para o seu cãozinho. Um dos principais e primeiros passos que você deve tomar é levá-lo ao veterinário para um exame completo, a fim de saber se está tudo bem com a saúde do seu animal.
2 Alimentação e Acomodação
A mudança de ambiente não é fácil para o animal. Então, alguns cuidados podem facilitar essa fase de adaptação. Antes de levar o seu cachorrinho para casa, não se esqueça de organizar:
Nos primeiros dias é recomendável que ele durma próximo a você, isso é importante para ele se sentir seguro e amado, afinal ele ainda não te conhece e está se adaptando. O ideal é colocar ele para dormir em uma caminha. Quando ele já estiver ambientado você pode colocar ele para dormir em outro lugar, que será onde ficará definitivamente. Até ele se acostumar com a mudança de espaço você pode usar brinquedinhos e petiscos para auxiliar no início.
3 Adaptação e Comportamento
Quando ele chegar, aos poucos, estabeleça uma rotina para ele. Por exemplo, refeição, ”banheiro”, passeio da manhã, tempo sozinho, ”banheiro”, brincadeiras, passeio da tarde, refeição, “banheiro”, hora de dormir. Estabelecer horários e atividades ajudam bastante na adaptação do seu pet.
4 Cuidados especiais
Tome cuidado com varandas e janelas, colocando telas para evitar acidentes com seu animalzinho. Também tire do alcance dele objetos que ele possa roer ou destruir.
Durante a fase de adaptação, tirar os tapetes ajuda no treino do xixi, deixe um local neutro onde o cão possa ficar a vontade quando não tiver a sua supervisão. Além disso, mantenha produtos de limpeza e outros que possam causar intoxicação fora do alcance e compre brinquedos adequados para as suas necessidades, e de acordo com seu tamanho, assim não faltará opções de brincadeiras.
5 Crianças em casa? Tenha cuidado!
Tem um bebê ou criança pequena em casa? Eles com certeza vão amar o novo integrante da família, mas tome muito cuidado com os brinquedos: para que o cachorro não pegue o brinquedo da criança, pois este não é adequado para ele, e para a criança não pegar os brinquedinhos do cachorro.
Depois de tantos cuidados, o principal é óbvio, mas vale dizer novamente: dê muito carinho e amor ao seu cãozinho. Independentemente de ser filhote ou adulto, ele precisa se sentir acolhido no novo lar.