Cultura

Apostila de Haia: O que é e quando solicitar

O apostilamento é definido como um certificado que autentica a origem de um documento público, para sua utilização em outro país.

Ads 02

Este documento é emitido em papel moeda contendo assinatura, cargo de agente público, selo ou carimbo da instituição. A apostila de Haia torna menos burocrático a validação de documentos.

Antigamente, para validar um documento público no exterior (como a certidão de nascimento, antecedentes criminais, certificados, entre outros) era preciso sujeitá-lo a uma sequência de procedimentos.

Sendo pessoa física ou pessoa jurídica, era necessário fazer uma tradução juramentada do documento, reconhecimento de firma no Cartório de Notas, autenticação no Ministério das Relações Exteriores (MRE) e reconhecimento da autenticação em alguma embaixada ou consulado do país.

Ads 03

Todo o processo poderia levar meses para ser concluído e com a apostila de Haia, eliminou-se pelo menos quatro etapas. Importante observar que, dependendo das exigências do país de destino, pode ser necessário fazer a tradução juramentada dos documentos.

Quando devo apostilar um documento?

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

O apostilamento deve ser solicitado sempre que houver a necessidade de apresentar o documento em outro país que não seja aquele que foi emitido.

Saiba mais >>   Bragança Paulista será a nova sede d'A Casa Tombada
Ads 04

Se a sua certidão foi emitida no Brasil, mas será apresentada em outro país como Portugal, o apostilamento neste caso garantirá a devida autenticidade da certidão.

É importante saber que o país em que o documento apostilado for apresentado deverá, obrigatoriamente, constar na listagem dos países signatários da Convenção de Haia para ter validade.

Quais países fazem parte da Convenção de Haia?

Ads 05

Ao todo, são 116 países que fazem parte da Convenção de Haia. Confira alguns dos países signatários: África do Sul; Albânia; Alemanha; Andorra; Argentina; Áustria; Bélgica; Chile; China; Dinamarca; Espanha; Estados Unidos da América; França; Irlanda; Israel; Itália; Japão; Portugal.

Como solicitar minha certidão apostilada pela Central das Certidões?

Para solicitar sua certidão apostilada pela Central das Certidões é muito fácil. O apostilamento está disponível para certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito e certidões de imóveis.

Para realizar seu pedido basta acessar o site https://centraldascertidoes.com.br/ . A entrega de certidões está disponível para todo o Brasil e mais de 90 países no exterior. A Central das Certidões, inclusive, já entregou mais de 3 mil certidões no exterior.

Saiba mais >>   Os furos corporais como expressão de arte

Guilherme Cortez atua com investigação patrimonial. É graduando em Direito e possui, além da certificação “Decipher” (Método Decipher – Investigações Corporativas), especialização em investigação patrimonial, principalmente com ênfase em blindagem e análise de registros imobiliários. Atualmente, é coordenador de investigações da Leme Forense e responsável pelo setor de Análise de Direitos Creditórios, que assessora em aquisições realizadas por investidores, desde a situação do processo judicial que discute a dívida até o levantamento de ativos e passivos dos devedores, com o fim de apurar o potencial de recuperação do crédito.

Sobre a Central das certidões

Trata-se de um serviço lançado em 2003. A empresa é pioneira na prestação de serviços de solicitação e entrega de certidões, com experiência de mais de dez anos. O objetivo é disponibilizar a solicitação de certidões, e segunda via atualizadas, para todos os Cartórios do Brasil e a entrega nacional e internacional, de forma fácil e segura. Para mais informações, acesse: https://centraldascertidoes.com.br/

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]