Atendimento domiciliar aos idosos: cuidados necessários na pandemia
Neste conteúdo você vai saber sobre
O avanço da Covid-19 no Brasil causou consequências negativas para o sistema de saúde do país e as instituições precisaram se adaptar. A sobrecarga hospitalar trouxe a escassez de leitos e profissionais livres para atender casos que não estivessem ligados à nova doença.
Neste cenário, foi necessário criar alternativas para que os casos de baixa e média complexidade não ficassem sem auxílio. O atendimento médico domiciliar se mostrou a melhor resposta quando uma intervenção é necessária, especialmente para a Terceira Idade.
Atendimento domiciliar para idosos
Considerados como o maior grupo de risco da Covid-19, os idosos foram severamente prejudicados pelas medidas restritivas hospitalares, isso porque este público tende a necessitar mais de suporte médico. Desta forma, o Serviço de Atenção Domiciliar veio de suprir esta demanda e cuidar, de maneira mais segura, da saúde na Terceira Idade.
Seja em situações de urgência e emergência (atendimento pré-hospitalar) ou em uma assistência médica programada, o atendimento em domicílio é uma modalidade segura, em que os pacientes podem ser tratados no conforto e segurança de seus lares por profissionais devidamente capacitados.
Atenção Domiciliar Ecco Salva
Reconhecida há décadas pelo seu atendimento pré-hospitalar, a Ecco Salva utilizou sua expertise para expandir sua atuação com o atendimento às pessoas necessitadas de atendimento especializado dedicado. Assim, a empresa disponibilizou um serviço de atenção domiciliar, denominado Saúde em Casa, que atua em diversas áreas da saúde na reabilitação e recuperação de pacientes em nível ambulatorial. Como consequência, este serviço colabora para minimizar a falta e otimizar a utilização de leitos, assim como manter o grupo de risco, da pandemia, em casa o máximo possível.
“A Atenção Domiciliar permite que cada paciente seja assistido conforme o seu grau de complexidade, garantindo a qualidade e segurança”, explica Cleide Bicalho, coordenadora do Saúde em Casa, da Ecco Salva.
Segundo ela, é notória a evolução clínica dos pacientes, assim como a diminuição das complicações, independentemente da patologia. Isso se dá pelo alinhamento da equipe com as melhores práticas de saúde e treinamento e atualização constantes dos envolvidos.
“Quando se tem a possibilidade de fazer o tratamento perto de familiares, no conforto do seu lar e com profissionais especializados, a reabilitação é facilitada. O envolvimento da família e a sua proximidade com a equipe é de extrema importância, a gente costuma fortalecer esse elo“, ressalta Cleide, que também é enfermeira.
A Ecco Salva é uma empresa especializada em assistência, que, há 29 anos, presta serviços de atendimento pré-hospitalar com eficiência, profissionalismo e agilidade nas regiões Sul e Sudeste do país.