BBB 2022: Como a Geração Z é representada por Jade Picon?
Ao primeiro relance, pode parecer uma garota mimada e fútil, mas se observarmos a fundo, é possível entender como ela representa a nova geração de brasileiros
Não há dúvidas de que o Big Brother Brasil é o programa de televisão mais assistido pelos brasileiros. Com a mecânica de jogos, vencedores, perdedores, líderes e eliminações, podemos conhecer mais a fundo a personalidade dos participantes. Isso, como muitos já sabem, é uma faca de dois gumes: o público pode adorar e simpatizar por determinada pessoa ou passar a antagonizar e criar antipatia por outras, e assim, torná-las verdadeiras vilãs da vida real.
Nesse cenário, nos deparamos com personalidades que através do tempo de estadia na casa representam as diversas facetas da sociedade brasileira. Encontramos pessoas de origem humilde, imigrantes, jovens, idosos, fumantes, LGBTs, homens, mulheres, negros, brancos, pardos, asiaticos, pais, filhos, avós… E a diversidade de pessoas é algo que atrai o telespectador.
Neste ano, um dos casos mais curiosos da edição é a participação da digital influencer Jade Picon, que já é milionária, mas que representa uma parte emergente da sociedade: a Geração Z.
Quem é Jade Picon?
A paulista de 20 anos é filha de uma família rica, cujo pai é Carlos Picon, empresário do ramo de mármores e granitos. A mãe é Mônica Santini Froes, engenheira agrônoma.
O destaque de Jade vem na forma de digital influencer: a participante do BBB aparece nas telas desde os 13 anos de idade, quando seu irmão mais velho, fundador da marca de roupas streetwear Approve, apresentou-a para a internet.
Anos mais tarde, Jade se tornou modelo e ícone fashion pela web. No seu dia a dia, a influenciadora exibe seu estilo de vida, dieta, exercícios, ações e gosta de falar sobre moda. Até o presente momento, Jade possui mais de 17 milhões de seguidores no Instagram, 667 mil no Twitter, 1,5 milhão no Facebook e mais de 2 milhões de inscritos no canal no YouTube.
Mas o que isso tem a ver com a Geração Z?
Por convenção, é chamado de Geração Z quem nasceu entre 1996 e 2010. E isso tem tudo a ver com a influenciadora, que está inserida nesta faixa etária, nascida em 2001. Como Jade está 24 horas por dia diante das câmeras, a população toda pode ter acesso e entender mais sobre essa geração tão diferente – que já nasceu conhecendo a internet e que vê o mundo de outra maneira.
Jade é um bom exemplo de como funciona a Geração Z e como é sua interação com a realidade brasileira, pois ela reúne muitas características desse grupo. Alguns desses aspectos são a necessidade de entender o porquê das coisas e de serem muito questionadores. Isso se reflete, por exemplo, quando a atitude e/ou posicionamento de uma marca favorita, seja de moda ou qualquer outro ramo, faz algo que não agrada as pessoas dessa geração. Afinal, eles sabem imediatamente como refutar, divulgar e tornar pública a sua insatisfação, levando a ações que prontamente podem reverter o quadro e tornar a situação em algo mais benéfico para a sociedade.
Vale destacar que a Geração Z também gosta de viver aquilo que de fato é, um reflexo de autenticidade. Esse aspecto é visto claramente em Jade, quando ela assume que não sabe fazer tarefas domésticas ou desconhece hábitos considerados de gente de baixa renda. Como a influencer sempre teve uma condição de vida privilegiada, é de se entender que ela não tenha conhecimento.