7 características do porco como pet
Neste conteúdo você vai saber sobre
Quando se fala em animais de estimação, imediatamente vem à mente os cães, os gatos e os hamsters. Para algumas pessoas, os peixes também são parte do pacote, no entanto, existem outros pets que você pode criar em casa.
Um bom exemplo é o porco ou miniporco. Ele cabe até em apartamentos e promete ser tão fofo e querido quanto os outros bichinhos mais conhecidos.
Pensando na possibilidade de criar um porquinho? Já comece a buscar um pet shop com descontos para comprar o que ele precisa e confira suas principais características como pet!
1. Dóceis e curiosos
Os porcos são animais muito dóceis, tanto que podem se tornar uma companhia inesquecível para as crianças. Gostam de brincar, correr e explorar, assim como acontece com os cães.
Além disso, a interação é parte de sua personalidade. Eles se sentem muito bem ao lado dos donos e de outros animais. Criam uma relação afetiva muito forte, por isso, pedem carinho e atenção.
2. Inteligentes
Esse pet é muito inteligente. Então, se você quer um companheiro que aprenda truques e brincadeiras, saiba que a inteligência dos porcos é comparada a dos cães em termos de habilidades cognitivas.
Como aprendem com facilidade, você pode adestrar seu porquinho e, além de ensinar o básico, como o local das necessidades, trabalhar algumas brincadeiras mais desafiadoras.
3. Limpos
O nome desse animal é usado como termo pejorativo, porém, saiba que os porcos são muito limpos sendo errado associá-los com a sujeira. Esse pet é tão inteligente que evita ao máximo sujar os locais onde dorme e se alimenta.
Assim, se os donos fazem a manutenção correta do espaço onde o animal é criado, a área será mantida sempre limpa e bonita. E acredite, o pet vai agradecer esse cuidado.
4. Alimentação diferenciada
Pets mais tradicionais como os cães e os gatos se alimentam de ração ou dietas balanceadas, próprias para eles. Já os porcos precisam receber um alimento mais específico. Eles são onívoros e sua dieta precisa ser bem equilibrada.
Na hora de montar o prato para um porquinho, vale incluir frutas, vegetais e cereais frescos. Aproximadamente 70% de sua alimentação é composta por estes alimentos. De vez em quando é válido incluir pequenas quantidades de proteínas.
5. Tempo de vida
A média de vida de um porco doméstico é de 12 a 20 anos. Você não pode oferecer para eles as rações comerciais para porcos de fazenda, já que o objetivo é o engorde e isso vai prejudicar a saúde do seu pet.
A atividade física também é essencial para o porco criado como animal de estimação. Ele tem bastante energia e precisa gastá-la. Se bem cuidado, o pet viverá por muitos anos.
6. Sensíveis à temperatura
Os porcos não têm pelos, diferente dos cães e gatos. Com isso, eles são muito sensíveis à temperatura. Não devem ser expostos ao frio ou ao calor extremo. O ideal é que o espaço deles seja sempre ameno.
Quando montar o cantinho do porco, procure deixar cobertas, caso seja uma região mais fria, e não manter a casinha exposta diretamente ao sol em cidades mais quentes. Água fresca também deve estar sempre à disposição dos animais.
7. Cuidados veterinários
Por mais que fujam dos pets mais tradicionais, os porquinhos também precisam de visitas constantes ao veterinário, tomar vacinas e uma rotina de manutenção da sua saúde.
A recomendação é buscar por um profissional que trabalhe com os mais variados tipos de animais e tirar todas as dúvidas. Notou que o bichinho está mais quieto, parou de comer ou algum outro sinal fora da normalidade? Marque uma consulta e visite o veterinário para ver o que está acontecendo.