Coenzima Q10: o que é, para que serve e benefícios
A Coenzima Q10 ou Ubiquinona é uma substância produzida pelo corpo humano e está contida nas células, principalmente em áreas como o coração, o cérebro e os músculos.
Ela tem como funções a produção energética, o aumento do metabolismo celular e a ação antioxidante.Tal nutriente também é encontrado em alguns alimentos, como brócolis, cereais e peixes. Entretanto, a capacidade de absorção não é suficiente.
Neste sentido, cabe a ingestão de suplementos, os quais podem ser solicitados em farmácias de manipulação.
Este componente atua nas mitocôndrias, através do controle da passagem dos elétrons, viabiliza a respiração celular, evita a oxidação e os danos nas membranas, o que promove a boa concentração de água nas células.
Ela neutraliza espécies reativas de oxigênio, chamados radicais livres e os converte em
substâncias inócuas para a célula. Com o envelhecimento do corpo, há também a redução na produção desta substância, outros fatores que intensificam este processo estão relacionados a utilização de fármacos como Estatina, Propranolol e antidepressivos tricíclicos.
Além disso, a deficiência de vitamina B6, um cofator no caminho da biossíntese,
diminui significativamente a concentração de Coenzima Q10 no organismo. O que potencializa a demanda de consumo suplementar desta substância.
A suplementação pode ser realizada por meio de manipulados ingeridos via oral, como cápsulas ou comprimidos. Também, há possibilidade do consumo de maneira intravenosa.
A ingestão de manipulados com essa substância oferece uma série de benefícios, pois possibilita uma fórmula com mais segurança na dosagem e sem desperdícios.
Para a maior absorção da CoQ10, é necessário que a ingestão seja acompanhada de uma refeição. Dessa forma, ela será absorvida de maneira mais eficiente, pois a substância tem caráter lipofílico, logo, precisa de gordura para ser assimilada.
A administração de Coenzima Q10 auxilia na redução do estresse, da fadiga,
dos radicais livres, no controle do colesterol, dos triglicerídeos e melhora o desempenho da atividade cardíaca.
Por conta de seu fator de produção energética (ATP), há também maior rendimento na performance durante as atividades físicas. Portanto, pode ser indicada a pessoas que têm um gasto energético elevado ou uma necessidade maior de produção de energia.
Nesse ínterim, estão enquadradas pessoas que mudaram o estilo de vida e necessitam de maior desempenho e também aquelas que apresentam quadros de enfermidades
catabólicas, que podem limitar a produção da CoenzimaQ10.
Ela propicia ainda o aumento da sensibilidade à insulina e, com isso, promove o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, principalmente para pacientes com diabetes.
Devido a sua função antioxidante e a necessidade energética demandada pela atividade cerebral, a Coenzima Q10 contribui também na prevenção de pacientes com doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
Com isso, é possível atestar a importância da suplementação realizada por meio dos manipulados e os incontáveis benefícios que eles trazem.
A Coenzima Q10 e outros compostos imprescindíveis podem ser encontrados facilmente nas farmácias de manipulação, que estão prontas para contribuir com seu bem-estar, sua saúde e proporcionar uma melhor qualidade de vida.