Com aumento de até 50% nos planos de saúde, qual alternativa para economizar?
Neste conteúdo você vai saber sobre
O ano de 2020 foi um ano atípico, e muitas coisas aconteceram devido a pandemia que assolou o mundo. Muitas adaptações, mudanças e novas medidas devem ser tomadas. O plano de saúde passou por algumas mudanças nesse período. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que no ano de 2020 os planos de saúde não poderiam sofrer reajuste anual ou mesmo o reajuste por faixa etária. E é sobre isso que iremos falar hoje. Com aumento de até 50% nos planos de saúde, qual alternativa para economizar.
Por conta do novo Covid19 o mundo passou e ainda passa por diversas mudanças, desta forma todos os setores foram alterados e adaptados, e em meio tanta mudança, fechamento de diversos setores,e crises econômicas, o valor do plano de saúde não pode ser ajustado por determinação da ANS.
O ano de 2021 chegou, a pandemia ainda continua e com a chegada do ano novo, chegaram também as novas tarifas de planos de saúde. Esse novo valor já pode ser cobrado dos usuários.
Novos Valores
A ANS permitiu que as operadoras repassassem aos usuários os valores que não foram ajustados no ano de 2020. O valor já pode ser cobrado de imediato, e muito em breve a pessoa que possui plano de saúde receberá o valor já ajustado.
Com aumentos podendo chegar a 50% a mais do que pagavam normalmente, os conveniados passam a pagar esse aumento referente ao ano passado. A agência também determinou que esse aumento fosse dividido em doze vezes para que os usuários conseguissem pagar.
Um outro fator que pode ser ainda pior, é que reajustes do ano de 2021, como o reajuste anual e o reajuste pela faixa etária, podem ser cobrados quando as datas de vencimento e aniversário chegarem. Desta forma os preços de planos de saúde podem ficar ainda mais caros.
Com aumento de até 50% nos planos de saúde, qual alternativa para economizar?
Se caso o usuário deixar de pagar a mensalidade do plano de saúde por mais de 60 dias (dois meses) a operadora pode cancelar o contrato e deixar de oferecer os serviços para o usuário.
Em um momento tão difícil que todos estamos passando devemos encontrar algumas alternativas para economizar. Uma dessas alternativas seria entrar em um acordo com a operadora e migrar para um pacote de serviços menor e que abrange menos especialidades e serviços.
A recomendação da agência é que pessoas que consigam realizar esse processo de diminuir o plano de saúde para economizar deve ser feito. Em contrapartida, pessoas idosas e com doenças pré-existentes precisam utilizar o serviço por completo devem procurar saídas alternativas.
Outra medida como a troca de operadora por outra que ofereça pacotes similares, mas com um valor mensal mais em conta. Todas alternativas devem ser utilizadas para que seja mantido o serviço, principalmente para pessoas que utilizam ativamente o benefício.
A recomendação é que procure uma corretora de plano de saúde especializada e estude as possibilidades de troca de operadora.
Nosso tema de hoje foi: com o aumento de até 50% nos planos de saúde, qual alternativa para economizar. Se você possui um plano de saúde e encontrou alguma alternativa para economizar, conte-nos nos comentários, queremos saber quais foram as soluções..