Como cuidar da sua reputação profissional nas redes sociais
Neste conteúdo você vai saber sobre
Veja como construir uma boa reputação e o que não fazer para manter sua imagem profissional sempre intocada
As redes sociais, como Instagram, Tik Tok e Facebook são vistas como um espelho da nossa personalidade. Por isso, o que mostramos no ambiente virtual também merece atenção, para que você não prejudique a sua reputação profissional com o que posta na Internet.
Outra coisa que vem se tornando comum é criar perfis exclusivamente profissionais, tanto em redes como o Linkedin quanto nas outras mais pessoais também. Nesse caso, a atenção é redobrada. Muitos profissionais contratam até mesmo um gerente de mídias sociais para ajudar a construir uma boa reputação nas redes.
Veja como criar e cuidar da sua reputação profissional nas redes sociais!
Reputação profissional: como construir a sua nas redes sociais
Mas por que as redes sociais são tão importantes para a vida profissional? É simples: elas nos oferecem um espaço amplo para fazer conexões, compartilhar conhecimentos e encontrar oportunidades incríveis.
E isso vai além do Linkedin, que é criado para isso. As redes sociais comuns também são um grande espaço de troca e a imagem que você cria nelas também conta.
Veja algumas dicas para construir sua reputação online!
Crie um perfil profissional ou use o seu pessoal com cuidado
Para não misturar vida profissional e pessoal, muita gente opta por criar um perfil exclusivamente profissional. Isso é realmente uma boa ideia, pois é um espaço focado para isso.
Mas não muda o fato de que você deve tomar cuidado com seu perfil pessoal, pois muitas vezes as pessoas do trabalho ou da sua área podem acessá-lo ou fazer parte dos seus amigos e acompanhar o que você posta ou comenta.
Compartilhe conteúdo relevante e de qualidade
No seu perfil profissional, mostre suas qualidades e conhecimentos compartilhando conteúdo relevante, dando dicas, comentando as notícias da área e interagindo com as pessoas.
Assim, você cria uma reputação de quem sabe o que está fazendo, o que é ótimo para sua vida profissional, seja como contratada de uma empresa ou no seu próprio negócio, como autônoma.
Seja engajado e interativo
As redes sociais são um espaço de trocas, seja pessoal ou profissional. Por isso, use-as para conhecer novas pessoas da área, criar conexões, ser engajado nos temas e interaja com seus amigos, conexões e seguidores.
Comente e compartilhe o conteúdo de outras pessoas, participe de discussões relevantes e responda a perguntas ou solicitações de ajuda sempre que possível. Demonstre seu interesse em colaborar e conectar-se com outras pessoas.
Cultive relacionamentos profissionais
Ser bem relacionada profissionalmente é um ponto-chave para a carreira. E as redes sociais oferecem uma excelente oportunidade para isso.
Conecte-se com colegas de trabalho, ex-colegas, líderes do setor e influenciadores relevantes em seu campo. Mantenha contato regular com eles, esteja disponível para trocar ideias e oferecer apoio quando necessário.
4 atitudes para não ter nas redes sociais profissionais
De nada adianta construir uma reputação e depois destruí-la, não é mesmo? Por isso, é essencial tomar alguns cuidados nas redes sociais para manter sua imagem profissional positiva, abrindo mais oportunidades para sua carreira.
- Não poste comportamentos inadequados ou ofensivos
Mesmo em seu perfil pessoal, evite postar conteúdos que sejam inadequados, ou seja, os famosos exageros. Também não poste nada ofensivo ou discriminatório. Além de manchar sua imagem, você pode responder judicialmente.
Comentários negativos, linguagem ofensiva ou comportamento desrespeitoso podem ter um impacto negativo na sua reputação profissional e podem perdurar por bastante tempo.
- Não divulgue informações confidenciais ou indiscretas
Nunca compartilhe informações confidenciais sobre sua empresa, colegas de trabalho, clientes ou projetos nos quais esteja envolvido. Respeite os acordos de confidencialidade e evite publicar qualquer coisa que possa ser prejudicial ou indiscreto para você ou para outros.
Além de manchar sua reputação profissional, também pode levar a uma demissão por justa causa, prejudicando sua vida não apenas naquele momento, mas também nos trabalhos futuros.
- Evite conflitos públicos ou discussões
Evite se envolver em discussões, brigas ou conflitos públicos nas redes sociais. Isso pode demonstrar falta de profissionalismo e dificultar a construção de relacionamentos positivos. Se você tiver discordâncias, busque resolver os problemas de forma privada e respeitosa, e sempre com diálogo.
- Não exponha negativamente sobre seu trabalho nas redes sociais
Não faça postagens reclamando sobre seu chefe, seu emprego ou seus colegas de trabalho nas redes sociais. Além de criar um clima chato no seu ambiente de carreira, você passa a ser visto como uma pessoa imatura e não profissional.
Além disso, isso também pode atrapalhar na hora de conseguir novos empregos e até minar a relação que você tem com as pessoas que já conhece.