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Como desenvolver estratégias digitais para empresas novas no mercado

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Uma das maiores dificuldades das novas empresas é saber como desenvolver estratégias digitais que a destaquem das inúmeras concorrentes do mercado digital. Isso causa medo e receio, principalmente porque muitas delas não sabem como começar.

As estratégias de marketing digital vem justamente ajudar com essa dificuldade, mas antes de tudo é importante saber que o primeiro passo já foi dado, que é justamente o interesse por esse tipo de artigo, que está sendo escrito para ajudar toda nova empresa no mercado.

É indiscutível levando em conta o cenário vivido nos últimos tempos, que o meio digital se tornou um das melhores maneiras de fazer negócio, pois movimenta bilhões e bilhões todos os anos. 

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Começar no meio digital sempre é uma grande dificuldade, mas se o empreendedor está disposto a aprender sobre as estratégias, então será bem sucedido, pois um dos maiores erros cometidos é tentar fazer tudo por conta própria e na pressa. 

Estratégias digitais precisam ser tão bem desenvolvidas como os processos realizados por, por exemplo, uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional, ou seja, leva-se um tempo para serem implementadas após o investimento, mas os frutos colhidos valem a pena.

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Pensando nessa situação, elaboramos algumas dicas de como desenvolver estratégias digitais para empresas que estão começando no mercado. Abordaremos alguns pontos que podem ser implementados e estratégias para aplicação direta desses pontos. 

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Prontos? Então vamos ao artigo!

Definida seu objetivo 

É importantíssimo definir o foco das estratégias de marketing, para isso, é preciso definir os objetivos que deverão ser alcançados para a elaboração de um plano de marketing que possa cumprir as metas estabelecidas. 

Entre os principais pontos estão:

  • Definição do público-alvo;
  • Definição dos canais de atuação;
  • Definição de orçamentos;
  • Transformação digital interna.
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Esses pontos são importantes para que qualquer empresa possa aplicar as estratégias que em breve abordaremos por aqui, mas antes vejamos um pouco sobre cada um deles. 

Definindo o público-alvo

A coleta de dados e o conhecimento sobre o produto ou serviço que será vendido para as pessoas é primordial para que o plano de marketing seja construído de maneira correta. Por exemplo, se a empresa for vender um serviço PABX, deve saber quem compra o seu produto.

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A partir disso precisa responder, como os consumidores agem? Quando compram? Quando cogitam comprar? Por que acabam não optando pelos meus produtos? Quais os meus pontos fortes? 

Todas essas respostas levarão a empresa a definir as estratégias digitais que serão utilizadas no plano de marketing desenvolvido. 

Definição dos canais de atuação

Os canais de atuação são importantíssimos para a obtenção de melhores resultados. Uma boa estratégia de marketing digital abordará diversos canais de comunicação ao mesmo tempo, porém focando naquele que mais gera engajamento. 

Tudo dependerá exclusivamente do tipo de produto que será vendido, ou seja, depende do segmento da empresa, seja ela uma clinica de fisioterapia ou alguma empresa especializada em devolver projetos no ramo digital como uma startup. 

Definição de orçamentos 

Um dos maiores erros de uma empresa que está começando no mercado é se endividar muito em setores que não são tão necessários e deixar de investir em setores realmente importantes. É um caso clássico do que ocorre quando o assunto é investir no ramo digital.

Qualquer que seja o plano de marketing, trabalha com uma esfera de 12 meses para gerar resultados, mas com metas mensais a serem batidas. Defina um orçamento generoso para investir nas estratégias digitais, pois renderão frutos importantes.

O mundo digital deve ser encarado como um meio de progresso contínuo, ou seja, tem um potencial para crescimento sem controle que gera receitas quando passa a funcionar. 

Transformação digital 

Por fim, para que esses processos sejam alcançados, é necessário a elaboração de uma cultura digital que só será possível após a transformação de como a equipe colabora com a empresa. Começando sempre pela hierarquia e atribuição das tarefas. 

Um grande exemplo de transformação digital que ocorreu nos últimos tempos foi com as empresas de contabilidade, que pressionadas com a evolução dos softwares que resolvem os problemas contábeis, passaram  a atuar com assessoria contábil digital.  

Isso fez essas empresas se reformularem, encontrando possibilidades antes não vistas. Então, pessoas que atuavam com uma função específica passaram a se tornar multitarefas e a desenvolver conhecimentos novos. 

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As empresas passaram a ter uma organização horizontal, onde as ordens partem do líder, mas todos têm a mesma capacidade e poder para explicar diversos tipos de soluções para as demandas. 

Essa transformação digital começa a surgir aos poucos e tende a se tornar uma cultura com o tempo. É um processo um pouco mais demorado, mas ocorreu no momento em que as práticas digitais passaram a se tornar cada vez mais comuns e necessárias. 

Estratégias digitais em ação 

Agora que já sabemos a forma de implementar as estratégias de marketing digital, podemos apresentar algumas das mais utilizadas e que, com certeza, aumentarão o engajamento digital de um lugar que realizou a abertura de empresa para o ramo digital. 

Entre os principais pontos, podemos citar os seguintes:

Inbound Marketing 

O inbound marketing é uma maneira de conquistar clientes em potencial, conhecidos como LEADS. Essa estratégia ocorre em diversas esferas dentro da empresa como no site oficial, blogs, redes sociais e até em vídeos

O Inbound Marketing funciona por meio dos seguintes passos:

  1. Chamar a atenção;
  2. Cativar;
  3. Converter;
  4. Ganhar divulgação;
  5. Fechar o negócio.

Esses processos são feitos por meio da divulgação em massa de artigos em blogs, vídeos e ações nas redes sociais. O objetivo é chamar uma pessoa até uma dessas páginas de captura.

Então, o cliente passa a consumir o conteúdo e vira um cliente em potencial. O Lead ainda não efetivou a compra, mas ele é a pessoa responsável por divulgar gratuitamente o conteúdo que consome, trazendo mais pessoas para o site e redes da empresa. 

O próximo passo é transformar esse lead em um cliente, dando a ele a melhor experiência que poderia ter com o produto ou serviços de tradução técnica, cursos onlines, artesanatos, serviços de advocacia, ou seja no seu segmento.

Redes sociais e criação de conteúdo 

As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, inclusive, pesquisas mostram que no Brasil, por exemplo, a cada ano que passa, as pessoas têm mais acesso à internet, ou seja, elas estão cada vez mais entrando nas redes sociais.

Atuar nas redes sociais significa trabalhar com a criação de uma página que vise a produção de conteúdo frequente, mas de qualidade. Ademais, atuar com a criação de conteúdo é uma das melhores maneiras de ganhar engajamento.

Note que falamos conteúdo de qualidade. Lembra da definição do público-alvo? Então, ele precisa estar bem definido para gerar algo que as pessoas interajam. As redes sociais dependem exclusivamente de engajamento para alcançar mais pessoas.

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Publicações que não geram engajamento diminuem o alcance da página, portanto, vale mais a pena publicar algo com qualidade do que focar na quantidade de postagens sem um objetivo marcado.

A empresa não precisa obrigatoriamente divulgar apenas o que gera resultados, mas pode falar sobre uma empresa de portaria e limpeza no meio hospitalar, falar sobre curiosidades e afins que tenham uma relação com o segmento, o objetivo é engajar.

Trabalhando com SEO

A estratégia SEO é feita para aumentar o ranqueamento de uma empresa nos mecanismos de pesquisa como Google e Bing, ou seja, quando um consumidor faz uma pesquisa sobre um determinado produto, o objetivo é que a empresa esteja entre os primeiros resultados.

Para que isso ocorra, é preciso aplicar diversas técnicas dentro e fora do site. Essas técnicas variam no chamado SEO on page e SEO off page. 

O SEO on page são as estratégias realizadas dentro da página, como a aplicação de palavras-chave dentro do conteúdo, estrutura do texto com parágrafos curtos, imagens colocadas de maneira estratégica, descrição da página e até o endereço dela. 

Já o SEO off page são todas as maneiras de trazer engajamento para a marca que não são aplicadas dentro do site. Podemos dar como exemplo as redes sociais e links externos que levam até o site da empresa. 

Tráfego pago 

O tráfego pago é uma maneira de fazer com que as empresas que dão esse espaço para a divulgação digital, lucrem de alguma forma, afinal elas também são empresas. As redes sociais e os mecanismos de pesquisa atuam bastante nessa estratégia.

Então, dependendo do seu segmento e dos investimentos que podem ser realizados, a empresa pode pagar para que as publicações gerem algum tipo de engajamento positivo. Especialistas dizem que é uma maneira de democratizar a forma de pesquisa e busca.

Pense nos setores de fomento mercantil, é muito mais difícil de engajar do que uma empresa que trabalha exclusivamente no ramo digital, então, essas empresas que podem ter receitas maiores conseguem gerar engajamento pagando para isso. 

Conclusão

Essas foram algumas dicas de como desenvolver estratégias digitais para empresas novas no mercado, esperamos que você tenha gostado e possa aplicá-las em seu dia a dia. Agora é com você. Boa sorte! Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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