Como instalar chapas de policarbonato corretamente e com segurança?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Perfeito para quem deseja iluminar o local com economia, as chapas de policarbonato proporcionam sofisticação a sua cobertura
O policarbonato é um material transparente muito versátil e resistente, encontramos com facilidade em diversos objetos como CDs, lentes de óculos, faróis automotivos, telhas e placas.
A resistência deste produto faz com que o interesse comercial seja alto. Já pensou em instalar chapas de policarbonato, mas está em dúvida? Então continue aqui para conferir as nossas dicas.
Chapas de policarbonato: o que são?
Existem dois modelos diferentes comercializados, que são: as chapas de policarbonato compacto e as chapas de policarbonato alveolar.
O policarbonato compacto é o mais vendido no mercado, pois possui características como termoplástico, resistência ao impacto, qualidade visual, além da facilidade em manuseio por ser mais leve do que o vidro.
Ideal para quem busca iluminar o ambiente com luz natural, pode receber em uma ou nas duas faces a proteção contra radiação UV e ser aplicado em toldos, fechamentos em geral, fechamentos laterais, entre outras aplicações. Além disso, o material é fabricado em outras cores como:
- azul;
- cristal;
- branco;
- bronze fumê;
- verde;
- cinza refletivo;
- infrared.
Mais leve que as compactas, as chapas de policarbonato alveolar são ótimos isolantes térmicos, já que contam também com camadas de proteção contra os raios UV aplicadas nos dois lados. Costumam ser muito utilizadas na engenharia civil em:
- coberturas em geral;
- claraboias;
- divisórias;
- estufas;
- gazebos;
- pergolados.
Por oferecerem ótima iluminação, também conseguem resistir bastante aos impactos, além de suportar temperaturas entre – 30º C e + 120ºC. Ademais, o baixo custo da estrutura para instalação tornam as chapas alveolar mais econômicas e rápidas de serem instaladas, assim como não propagam chamas.
As vantagens que esse material proporciona para a obra, desperta o interesse das áreas da arquitetura e engenharia civil, principalmente, quando o assunto é deixar o ambiente mais iluminado, aproveitando a luz natural. Por esse motivo, são muito utilizadas na forma de chapas ou telhas. O policarbonato tem alguns benefícios, podendo ser citado:
- a resistência contra o impacto;
- baixa condução térmica;
- antichama;
- excelente propriedade elétrica;
- isola a temperatura ambiente;
- não faz passagem dos raios UV;
- é extremamente mais resistente do que o vidro comum.
Como instalar as chapas de policarbonato corretamente?
A praticidade na hora da instalação e o custo-benefício das chapas tem atraído muitos clientes interessados. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados para que tudo ocorra de forma segura na hora de aplicar as coberturas de policarbonato. Durante todo processo até a finalização da instalação mantenha cautela.
Armazenagem
Antes da instalação, armazene em posição horizontal as chapas em locais protegidos contra o sol e as chuvas, de preferência em ambiente seco e ventilado para não danificarem as peças.
Perfis e acessórios
Os perfis e acessórios devem ser apropriados para cada tipo e espessura de chapa a fim de evitar folgas que vão ocasionar problemas futuros a curto prazo, assim como impedir os desagradáveis barulhos ao longo da instalação.
Proteção inferior
Antes de iniciar a instalação do material, deve ser removido o liner de proteção inferior, já que depois deste entrar em contato com a estrutura não poderá mais ser removido.
Proteção superior
Após a instalação, deve ser feita a remoção do liner de proteção superior imediatamente, para evitar que as chapas sejam danificadas, uma vez que as deteriorações são irreversíveis.
Atenção com o local de instalação
Observe se o ambiente possui circulação de ar, as chapas sofrem dilatação térmica podendo trincar ou deformá-las.
Caimento
O caimento para cada tipo de estrutura tem o mínimo recomendado de 10%. Abaixo disso, o instalador deve consultar o fornecedor das chapas.
Observe a estrutura
Antes de instalar, certifique-se que a estrutura está limpa e seca para a instalação ficar fixada corretamente, impedindo que os prejuízos aconteçam.
Fixação das chapas de policarbonato
Cuidado ao aplicar a força na fixação dos parafusos, apertar exageradamente as chapas podem quebrá-las, causando a perda do material. Dessa forma, aplique somente força o suficiente para prendê-las na estrutura.