Como melhorar o atendimento na sua loja: dicas poderosas
O atendimento é um dos fatores que impactam na decisão de um consumidor visitar (ou não) determinada loja.
Por isso, quem tem esse tipo de empreendimento precisa se esforçar para oferecer uma ótima experiência de atendimento, garantindo o interesse de quem compra.
Mas como melhorar o atendimento na sua loja? Com algumas dicas poderosas, atender clientes será muito mais simples e eficiente.
Preste atenção no cliente
Ao entrar em uma loja, cada pessoa se comporta de uma forma. Há quem prefira ver tudo por conta própria, enquanto outros gostam de ser atendidos.
Prestar atenção no jeito do cliente é essencial para determinar se a pessoa precisa de algum tipo de suporte ou vai se irritar com a presença do vendedor.
Uma dica é estudar sobre linguagem corporal, algo que vai te ajudar a identificar padrões nos clientes e agir de forma assertiva.
Prepare o seu time
Outra dica de como melhorar o atendimento na sua loja é dar preparo para o seu time, os profissionais que compõem a sua equipe.
Nesse sentido, uma das melhores sugestões é oferecer cursos para sua equipe. Com a internet, muitos desses cursos podem ser feitos em casa, ou em momentos em que sua loja estiver vazia.
Lembre-se que esse tipo de preparo deve ser oferecido para todos, do vendedor ao caixa. Assim, profissionais formados em vendas ou com curso de operador de caixa, prestarão um serviço de qualidade em todas as etapas.
Incentive a empatia
Nos últimos anos, o termo empatia se popularizou. Mas você sabia que esse termo também é muito importante para as vendas e pode melhorar o atendimento na sua loja?
Isso acontece porque a empatia propõe que uma pessoa se coloque no lugar da outra. No atendimento de uma loja, o cliente deve ser atendido como você gostaria de ser atendido.
Vale até aplicar dinâmicas e ações para incentivar a empatia entre os membros da sua equipe, que poderão se beneficiar do conceito no atendimento ao cliente.
Pense na experiência como um todo
Do momento que o cliente entra na sua loja, até a finalização do pedido e entrega do produto, tudo faz parte da experiência de compra.
Por isso, tente pensar nessa experiência como algo integrado. Como você pode surpreender ou tornar a compra agradável para o cliente, desde o primeiro momento?
Saiba que elementos como organização, agilidade e prontidão devem fazer parte do planejamento da experiência de compra, mas você também pode trabalhar com os sentidos a seu favor (como olfato e visão).
Esteja aberto à feedbacks
Por fim, quem quer saber como melhorar o atendimento na sua loja precisa estar aberto aos feedbacks dos clientes.
É por meio das opiniões dos consumidores que você será capaz de identificar se está no caminho certo – ou não.
Muitas vezes, esses feedbacks podem não ser tão agradáveis de receber. Mas eles serão fundamentais para transformar o modo como sua loja realiza o atendimento.
Melhorar o atendimento é possível
Ainda que o modo como as pessoas consumam tenha mudado ao longo dos anos, algo que permanece igual é a procura por um bom atendimento.
De acordo com pesquisa realizada pela Hibou, o bom atendimento é algo que 94% dos consumidores buscam em uma compra, sendo este um fator determinante para a desistência de um pedido.
Assim, é fácil perceber por que os empreendedores do comércio precisam estar atentos ao modo como o atendimento é realizado.
Buscar formas de melhorar o atendimento da sua loja deve ser algo constante e recorrente, para que o cliente se sinta cada vez mais confortável.
Com clientes felizes, suas vendas aumentam e sua loja tem tudo para ser um sucesso!