Como os resíduos impactam o mundo?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Atualmente, os resíduos sólidos que o homem gera de forma acelerada causam estragos no planeta, contaminam o meio ambiente e geram novas doenças para humanos, animais e plantas.
Porém, neste post vamos aprender tudo sobre resíduos sólidos, classificação, tipos e gerenciamento por meio de técnicas como a reciclagem.
O que são resíduos sólidos?
Resíduos sólidos são os resíduos gerados pelo ser humano no dia a dia, que se caracterizam por estar no estado sólido, não biodegradável, atributo que o diferencia dos resíduos líquidos e gasosos.
Eles são considerados lixo porque acabam sendo jogados em aterros sanitários, acreditando que completaram seu ciclo de uso.
Além disso, estão classificados entre os resíduos que mais afetam o meio ambiente.
Como os resíduos líquidos são diferentes dos resíduos sólidos?
Os resíduos líquidos também são chamados de águas residuais e são definidos como a mistura de água e resíduos provenientes de atividades domésticas, industriais, agrícolas, de mineração ou comerciais.
Alguns exemplos incluem a água que usamos para limpar a casa, os líquidos usados para limpar as empresas e os detergentes residuais.
Por sua vez, de acordo com sua natureza, são classificados como:
Resíduos líquidos perigosos: são todos aqueles que representam risco à saúde e ao meio ambiente.
Resíduos líquidos não perigosos: são aqueles que não ameaçam nossa saúde ou o meio ambiente.
Os resíduos gasosos são diferentes dos resíduos sólidos?
São definidos como emissões gasosas direcionadas à atmosfera, produto da agroindústria, por meio de transformações químicas ou bioquímicas.
Sua natureza é variada, dentre eles, destacam-se os anidridos sulfuroso e sulfúrico e os óxidos de nitrogênio devido à sua toxicidade, pois, na presença de água atmosférica, transformam-se em ácidos sulfúrico e nítrico.
Agora que já sabemos as diferenças entre os três tipos, vamos ver a classificação dos resíduos sólidos.
Tipos de resíduos sólidos:
Resíduos sólidos urbanos
Eles são compostos de todos os resíduos sólidos domésticos descritos acima.
Resíduos industriais
Inertes: são entulho e materiais similares, são resíduos sólidos que não são perigosos para o planeta. No entanto, aqueles que vêm da mineração podem ser tóxicos.
Semelhantes aos resíduos sólidos urbanos: compostos pelos restos ou sobras de alimentos de restaurantes, resíduos de escritórios, etc.
Resíduos perigosos
De acordo com sua composição química, são os que requerem tratamento especial.
Resíduos agrícolas
Surgem da agricultura, pecuária,pesca, silvicultura ou indústria alimentar.
Resíduos médicos e laboratoriais
Nascem de trabalhos clínicos, médicos ou de material de pesquisa científica e hospitalar.
Resíduos radioativos
São materiais que emanam radioatividade ou compostos de metais pesados.
É necessário pensar em novas ações para reduzir seu impacto produtivo, ambiental e econômico, pois, acredite ou não, até a economia é afetada pela má gestão ou falta de investimento no tratamento e reciclagem de resíduos sólidos.
Tratamento e gestão de resíduos sólidos
É interessante que hoje, muitos de nós ainda pensamos que o tratamento de resíduos sólidos é assunto apenas de governos ou indústrias, mas a realidade é que é um assunto que diz respeito a todos nós, já que somos responsáveis por gerar lixo diariamente.
Portanto, tanto os governos e empresas quanto o público em geral devem estar cientes disso e agir de forma eficaz.
No entanto, a gestão e tratamento dos resíduos começa com a recolha dos mesmos, depois são transportados para as instalações destinadas à sua gestão e por fim, o seu tratamento intermédio ou definitivo.
Por sua vez, esse tratamento de resíduos pode ser para seu aproveitamento ou para sua disposição final. Em qualquer caso, contribui para o meio ambiente.
Pelo contrário, se não gerirmos o lixo corretamente, todos seremos afetados (flora, fauna e seres humanos), embora os países mais pobres sejam sempre os mais afetados.