Como se organizar para comprar o enxoval do bebê?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Ao descobrir a gravidez, é normal que muitas mamães já comecem a se preocupar em montar o enxoval do bebê, que é o momento em que elas ficam sonhando com as roupinhas, com os adereços fofos, e com diversos outros itens que podem ser essenciais para que seu bebê utilize após sair da maternidade.
Porém, é justamente nesse momento que muitas dúvidas acabam surgindo e as mamães acabam se vendo perdidas, principalmente as mamães de primeira viagem, que nunca precisaram lidar com isso antes.
Pensando nisso, separamos aqui neste artigo algumas dicas que com certeza farão com que você consiga se organizar melhor para o enxoval do bebê, e dessa forma, curtir melhor sua gravidez.
Melhor momento para começar a montar o enxoval
A princípio, vale destacar que o melhor momento para começar a montar o enxoval do bebê é no início do segundo trimestre, afinal, nesse período há uma chance muito grande de você já saber qual é o sexo do bebê. Além disso, nesse período você já terá recebido alguns presentes e não precisará gastar com determinados itens, sendo assim, fica mais fácil definir o que você precisará comprar.
Apesar disso, é claro que algumas mamães não se aguentam e já começam a correr atrás das coisas logo quando descobre a gravidez, e tá tudo bem mesmo assim, afinal, o que importa é garantir ao seu neném conforto e bem-estar.
Dicas para se organizar ao comprar o enxoval do bebê
Agora que você já sabe qual é o melhor momento para começar a comprar o enxoval do seu neném, separamos a seguir algumas dicas que, com certeza, irão facilitar o momento da compra, deixando-o ainda mais prazeroso e especial.
Procure saber quais são os itens necessários
O enxoval de um bebê engloba muitas coisas, e é de extrema importância que você tenha conhecimento sobre quais são os itens que não poderão faltar para que seu bebê se sinta ainda mais confortável e relaxado.
Para isso, separamos a seguir uma listinha com os principais itens que você não pode, em hipótese alguma, deixar faltar no enxoval do seu baby. Veja:
- Itens para o momento da alimentação: mamadeiras, bicos, porta leite, potes, babador, escova de mamadeira, pratinhos, talheres;
- Itens de banho e higiene: fralda, banheira, trocador, toalhas, lenço umedecido, sabonete líquido;
- Itens para o quarto: decoração, berço, colchão, armário, comodas;
- Roupinhas: bodies, pijama, macacão, calça, meia, luvinha;
Nesse caso, vale destacar que os itens que mencionamos serão úteis tanto para o momento em que o bebê estiver na maternidade com sua mamãe, quanto a longo prazo, conforme for crescendo e as coisas forem servindo.
Considere os presentes que você irá ganhar e já ganhou
Considerar os presentes também é uma dica importante que deve ser levada em consideração no momento de se organizar para comprar o enxoval do bebê.
Nesse caso, você deve considerar tanto os presentes que já ganhou quando descobriu a gravidez, quanto os que você ainda poderá ganhar, tanto na maternidade, dos parentes mais próximos, quanto das demais pessoas que forem visitar você e seu baby em sua casa.
Dê preferência para os itens de qualidade
Mais um ponto que deve ser considerado para você conseguir se organizar quando for comprar o enxoval do bebê, é em relação a dar preferência para itens de qualidade, desenvolvidos com tecidos e materiais duradouros, desde a saída maternidade para meninas, que será usada só por alguns dias, até os pratinhos que serão utilizados quando o processo de introdução alimentar foi iniciado.
Para isso, o ideal é que, antes de tudo, você faça um planejamento financeiro e estabeleça o quanto de dinheiro irá gastar com cada coisa, assim, não correrá o risco de ficar apertada financeiramente próximo ao nascimento do bebê, evitando, então, estresse e nervoso.
Invista em peças com tamanhos variados
Investir em peças com tamanhos variados também é uma dica para o momento da compra do enxoval do seu babê, afinal, é fundamental que você tenha em mente que conforme o tempo for passando, seu neném irá perder as roupinhas pequenas e precisará de peças maiores.
Pensando nisso, o indicado é que você compre o mínimo de peças em tamanho RN, já que serão peças que serão usadas por poucos dias, diferente das peças em tamanho P, M e G, que com certeza seu bebê irá aproveitar e utilizar muito mais.
Compre de acordo com a estação
Em último lugar, levar em consideração a estação do ano em que seu bebê irá nascer também poderá te dar um norte para você conseguir se organizar, afinal, você conseguirá definir melhor quais são as peças que você deverá priorizar, e quais são as peças que você poderá comprar mais para frente.
Por fim, ao levar algumas dessas dicas em consideração, você com certeza conseguirá se organizar da melhor maneira para comprar o enxoval do seu bebê.