Compras impulsivas: Quais são as principais causas
Neste conteúdo você vai saber sobre
É fato que muitas pessoas já passaram e ainda passam pelo mau das compras impulsivas, que parecem ser muito vantajosas no momento em que são realizadas.
O que realmente deve ser considerado é que em grande parte das casas pesa muito, é a conta, “quando a conta chega” vem o desespero. É preciso saber como manter o controle e pensar melhor antes de realizar uma compra, principalmente as contas no cartão de crédito.
Se o desejo de compra for por algo que não seja realmente necessário, pois quando é necessário comprar algo, não é uma ação que se enquadra nas compras impulsivas.
Quer saber melhor o que são as compras impulsivas? E quais suas consequências? Continue a leitura de nosso conteúdo e saiba de tudo que você precisa.
Compras impulsivas: o que são?
Para determinar se você está fazendo compras impulsivas, primeiro você precisa entender o que são. Comprar por impulso é quando você não sai de casa propositalmente, mas acaba porque pensa ser uma boa promoção, o que você realmente deseja, ou apenas porque gosta.
Na prática, imagine que você está saindo de casa para pagar algumas contas. No caminho, você passa por uma loja de sapatos e vê um belo par de sapatos à venda. Comprá-los não está nos seus planos, mas você quer aproveitar essa oportunidade. Este é um exemplo de compra não planejada.
Veja outro exemplo: você vai comprar no supermercado com sua lista de compras, nela contém: frutas, leite e verduras. Mas, quando chegou, caminhou pela área de doces, sem resistir ao apelo de uma caixa de chocolates. No final, você saiu do mercado levando mais compras do que esperava.
Quais são os prejuízos proporcionados pelas compras impulsivas?
Portanto, sempre que você sucumbe ao impulso, está fazendo uma compra da que consideramos compras impulsivas.
Para cada pequena despesa adicional, seu orçamento ficará fora de controle e você colocará em risco sua situação financeira sem saber. No curto prazo, será muito evidente o prejuízo:
- A fatura do cartão de crédito fica muito alta;
- Contas pagas em atraso, ou seja, após o vencimento;
- É difícil economizar algum dinheiro extra;
- Um período tenso no final do mês.
No entanto, se tudo for apenas uma perda direta, isso ainda seria bom. O que acontece muitas vezes, é a dívida do cartão de crédito aumentar gradativamente a ponto de não poder mais ser paga. As contas em atraso vão ficando fora de controle e no fim das contas, você acaba com seu nome sujo.
A realização dos sonhos que demandam mais dinheiro, como, por exemplo, a conquista da própria casa ou a aquisição de um carro novo, torna-se impossível.
Para entrar neste processo é umas das coisas mais fáceis que você pode ver, mas, em contrapartida, sair é um dos processos mais complicados
Não só pelo motivo da dívida deixar rastros de destruição (e então você tem que colocar tudo no lugar), mas também porque você acaba por se acostumar com esse tipo de vida, e com isso fica mais difícil aprender a realmente se organizar financeiramente.
E tudo isso é causado principalmente pela realização de compras impulsivas.
Porque as compras impulsivas devem ser controladas?
A compra impulsiva pode, portanto, trazer uma série de danos. Muitas vezes pensamos que o único problema deles é a possibilidade de endividamento, mas não é o caso. A seguir separamos algumas outras situações para esclarecer os perigos das compras deste tipo.
Finanças descontroladas
Com o tempo, tornar as compras impulsivas é um hábito que pode causar uma grande perda de controle financeiro. Afinal, sabemos que comprar o que se deseja (ou até esperar que chegue!).
Procurando constantemente por bons sentimentos, sem considerar as consequências, você pode bagunçar todo seu planejamento. No que lhe concerne, isso muitas vezes dificulta o controle adequado de outras contas familiares e, eventualmente, produz uma grande bola de neve em suas finanças.
Os planos de longo prazo são afetados
É fácil perceber que compras imprudentes podem afetar planos de longo prazo.
Afinal, eles podem impedir que fundos sejam usados para comprar bens com os quais muitas pessoas sonham, como casas ou carros. De modo geral, você precisa economizar dinheiro para atingir esses objetivos. Devido às compras impulsivas, fazer isso fica cada vez mais difícil.
Produtos acumulados em casa
Não é anormal que as compras por impulso eventualmente acumulem produtos que não são úteis.
No entanto, o apego, e as dificuldades associadas à sua obtenção, muitas vezes dificultam para o proprietário do item vendê-lo ou descartá-lo. Nos casos extremos, pode criar tendências acumulativas e prejudicar a qualidade de vida.
Torna a economia mais difícil
Poupança é geralmente um passo importante no investimento consciente, e sua riqueza aumentará exponencialmente com o tempo.
As compras impulsivas tornam isso impossível e também prejudicam qualquer renda extra que você ganhe.
Afinal, o dinheiro extra naquele mês tende a fluir para elas.
A internet e as redes sociais podem atrapalhar na tomada de decisão?
Atualmente, todos estão conectados à Internet, dos mais novos aos mais velhos.
Estamos engajados nas redes sociais e as tomadas de decisões são baseadas no que vemos nas redes sociais.
Da compra de itens à definição dos destinos de férias, fazemos escolhas com base nas redes sociais. Imaginamos como será a reação das pessoas ou se já experimentaram o produto em questão.
Não acreditamos mais tanto em nossa racionalidade.
Em análises é possível notar que nossa consciência está gradualmente mudando do individual para o coletivo. Confiamos cada vez mais nas pessoas da comunidade e nas redes sociais.
Isso é mais evidente entre os jovens, que estão sempre pensando no que os outros vão pensar. É difícil para eles tomar decisões sem a ajuda de outras pessoas.
Conclusão
As compras impulsivas são certamente algo que não trazem benefícios para sua vida e seu bolso.
Mas não é nada que não pode ser controlado, para você ter mais facilidade para controlar esses desejos, um controle financeiro pode ajudar. E para isso ficar mais fácil, usar softwares de gerenciamento e controle financeiro podem ser muito eficazes.