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Conheça as tendências do mercado imobiliário em 2021

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Algo que está claro para, praticamente, todo mundo, é que o mercado imobiliário vem passando por constantes transformações, principalmente nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19.

Na verdade, vários setores passaram por mudanças e tiveram que se ajustar aos impactos do Coronavírus. Um exemplo disso é o comércio, que devido à necessidade de fechar suas portas, começou a vender pela internet.

O trabalho home office se tornou uma necessidade, inclusive para os corretores, que tiveram de se adaptar a esse novo formato e visitar os espaços com os clientes pela internet. Inclusive, engana-se quem acha que essas mudanças são temporárias.

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Na verdade, elas vieram para ficar, por isso, toda imobiliária deve começar a se modernizar, principalmente se quiser acompanhar as mudanças e as tendências no futuro.

Mesmo com o controle da pandemia, as pessoas vão continuar a procurar imóveis pela internet e podem, até mesmo, visitá-los pelo tour 360º. Afinal, essas tecnologias, mais do que prevenir o vírus, facilitam a vida das pessoas.

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Dispensá-las é um retrocesso, assim como tentar negar as mudanças que estão vindo. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as mudanças do mercado imobiliário em 2020 e as principais tendências para os próximos anos. Confira a leitura conosco.

Mudanças no mercado imobiliário em 2021

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Para entendermos as tendências que se desenham para o mercado imobiliário, precisamos saber o que se passou antes, em 2020. Este começou com boas expectativas para as imobiliárias, tendo em vista que 2019 foi um ano de muito crescimento.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara Brasileira de Indústria da Construção, 2020 teve 26,7% a mais de vendas em comparação com 2019.

Mas assim como os demais setores, o mercado imobiliário também sofreu com os reflexos da pandemia, por conta do isolamento social e outras medidas, que até mesmo as empresas de automação predial tiveram que adotar.

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Isso, somados às incertezas do futuro, fez com que o mercado imobiliário sofresse uma retração. Também houve uma queda de 14,8% na quantidade de unidades lançadas em 2020, se compararmos com o ano de 2019.

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E isso nos mostra um pouco dos efeitos dessa pandemia para o setor. Mas assim como retraiu, também evoluiu, principalmente porque passou a adotar diferentes ferramentas tecnológicas.

Muitas empresas adotaram o modelo de trabalho home office, além do uso de softwares e outras plataformas digitais que otimizam o teletrabalho.

E foi assim que muitas organizações conseguiram manter seu fluxo de vendas, mesmo em casa, e inovaram nas maneiras de promover seus produtos e engajar os clientes.

Todas as empresas, como um fabricante de câmera de vigilância, sentiram na pele as mudanças trazidas pela pandemia, e todas precisam seguir as tendências decorrentes de tantas mudanças.

O mercado imobiliário é um setor que pode aguardar muitas transformações, e vamos mostrar quais são as principais no próximo tópico. Continue lendo!

Conheça algumas tendências para 2021

Investir no mercado imobiliário em 2021 continua sendo uma boa opção de investimento, visto que mesmo durante a pandemia, é um setor em pleno crescimento.

E se o cenário é promissor, o corretor deve estudar o mercado e conhecer quais são as tendências que vão se consolidar. Isso ajuda a manter a competitividade e se destacar na profissão. E as mudanças em alta são:

Investimento em sustentabilidade

O conceito de móvel sustentável está ganhando cada vez mais fãs e adeptos. Por isso, mais e mais pessoas estão procurando casas e apartamentos ecologicamente projetados e construídos em harmonia com o meio ambiente.

Muitos compradores têm procurado imóveis com características peculiares de moradia sustentável, como:

  • Aquecimento solar;
  • Placas fotovoltaicas;
  • Sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva;
  • Lâmpadas de LED;
  • Seleta de lixo;
  • Presença de plantas.

Esses itens trazem mais economia para o morador e ainda ajudam a preservar os recursos naturais, minimizando os danos causados pela construção civil.

Consumidor com perfil diferente

Toda empresa já percebeu que o consumidor moderno está diferente, seja na hora de comprar um imóvel, divisórias em vidro para escritórios, roupas ou alimentos, as pessoas mudaram muito seu comportamento de consumo.

Quando pensamos nas expectativas de mercado para 2021, algo que está em alta e é recomendado pelos especialistas é o cuidado com o relacionamento e com o atendimento ao cliente, principalmente pelos canais digitais.

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Eles foram instituídos há pouco tempo, mas ganharam força e foram aperfeiçoados durante a pandemia, mas não há planos para que eles deixem de ser usados. Pelo contrário, eles estão de acordo com o novo perfil de consumidor que surgiu.

Devido ao isolamento social, as pessoas começaram a valorizar mais espaços e estruturas diferenciadas, como condomínios com piscina, academias e áreas de lazer.

Ademais, por conta do trabalho home office, muitos procuraram imóveis com divisórias com isolamento acústico e espaço adequado para o teletrabalho.

É importante dizer que essa modalidade de trabalho veio para ficar, por isso, cada vez mais pessoas vão procurar apartamentos e casas que ofereçam infraestrutura adequada para o home office.

Em outras palavras, as pessoas procuram imóveis em condomínios com boa infraestrutura, além de proximidade com áreas verdes.

Busca por espaço para home office

Como dito, o home office está cada vez mais comum, por isso, a casa agora também é um ambiente de trabalho. E, de acordo com a maioria das organizações, como um fabricante de dutos de ventilação, essa modalidade veio para ficar.

Isso porque as empresas perceberam uma significativa redução nos custos e menor necessidade de manutenções no ambiente de trabalho. E o melhor é que a produtividade dos colaboradores aumentou.

É por isso que, para muitas pessoas, ter um espaço adequado para trabalhar em casa se tornou uma necessidade. A busca por imóveis com escritório aumentou consideravelmente. Mais do que isso, as pessoas passaram a procurar propriedades maiores, já que passam mais tempo em casa.

Divulgação mais moderna

Há um tempo a tecnologia se tornou uma aliada na divulgação dos imóveis, mas depois da pandemia, ela é indispensável.

Por meio dela, os anúncios têm mais visibilidade, ou seja, campanhas que são vistas por uma quantidade muito maior de pessoas. Mais do que isso, anúncios que são vistos pelas pessoas certas.

Para as imobiliárias, não é mais necessário divulgar os imóveis em jornais e revistas, o que também facilitou a negociação das propriedades.

Hoje em dia, tudo o que as pessoas precisam ou desejam, como instalações elétricas prediais, elas pesquisam na internet. Então, basta que a imobiliária elabore seus anúncios em plataformas específicas e use as ferramentas certas para que eles sejam divulgados.

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Visitas virtuais

Em 2020, os processos de vendas foram auxiliados pelas ferramentas que possibilitaram a visitação virtual 360º. Por meio delas, uma pessoa pode ver todo o imóvel virtualmente e ter uma visão completa em 360º, aproximando-a ao máximo de uma visita real.

É uma forma de otimizar o tempo do corretor e do cliente também, que pode conhecer as propriedades a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, é uma redução nos gastos com transporte e o cliente se sente mais à vontade.

Imóveis maiores e mais abertos

Os consumidores também têm preferido imóveis mais amplos e com menos divisórias, além de janelas maiores. Isso faz com que tenhamos a impressão de que a propriedade é maior.

Também dá mais liberdade para que as pessoas possam fazer fechamento de varanda com vidro e outras mudanças.

Os imóveis menores continuam com uma boa demanda, mas devido à pandemia, foram superados, tendo em vista que as famílias precisaram passar mais tempo em casa.

É por isso que os lançamentos de imóveis amplos têm se destacado, principalmente aqueles com varandas e sacadas, além de cozinhas e salas maiores.

Outra mudança muito comum é a prática de exercícios em casa, para conter o vírus e respeitar o isolamento social. Em um imóvel maior, fica mais fácil se exercitar, além de toda a sensação de bem-estar que ele traz.

Lançamentos virtuais

As empresas, como um fabricante de papel de parede oriental decoração, puderam recorrer a diferentes recursos em 2020, e um dos mais usados pelo mercado imobiliário foi o lançamento virtual.

Ele manteve o mercado aquecido, sendo que em 2021, os clientes poderão continuar participando de feirões e lançamentos simultaneamente com os físicos. É uma forma de atender ao público que prefere essa modalidade.

Conclusão

Como vimos, as tendências para o mercado imobiliário em 2021 são muitas, e é importante estar por dentro delas para continuar fazendo bons negócios.

A pandemia mudou muita coisa, inclusive o comportamento do consumidor, sendo que a tecnologia nos deu e continua nos dando muito respaldo para lidar com todas essas mudanças.

Lembre-se, se a sua imobiliária estiver preparada para as tendências, então ela está preparada para o futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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