Conheça iniciativas para uso sustentável da água
Neste conteúdo você vai saber sobre
A maioria das pessoas interessadas em vida ecológica e sustentável considera as várias maneiras pelas quais nosso estilo de vida influencia o meio ambiente local e global.
Nossas casas são onde ocorre a maior parte do consumo de recursos naturais, portanto, escolhas de construção sustentáveis e rotinas intencionais em casa são ótimas maneiras de começar a mudar nosso impacto pessoal no mundo.
A energia solar e os produtos verdes estão frequentemente na vanguarda da discussão em casas sustentáveis, mas um dos recursos naturais mais preciosos e limitados que temos é a água limpa.
O que é Gestão de Água
A gestão da água é basicamente fazer o melhor uso de seus recursos hídricos disponíveis por meio de um bom planejamento, desenvolvimento e distribuição.
A gestão da água deve, em teoria, garantir que todas as nossas diferentes necessidades de água sejam atendidas, desde água para cozinhar e beber até água para higiene pessoal, tratamento de resíduos, irrigação de campos ou jardins e muito mais.
Com a mudança climática tendo um impacto drástico no abastecimento de água potável, no entanto, o primeiro passo para uma boa gestão da água é reavaliar nossas necessidades de água e reduzi-las o máximo possível.
O que é Sustentabilidade da Água?
A sustentabilidade hídrica é definida como a capacidade de uma nação de suprir as necessidades hídricas para os três principais setores de uso da água: agrícola, industrial e municipal.
O abastecimento de água deve permanecer consistente, apesar da seca ou inundação. Além disso, a sustentabilidade da água deve fazer sentido econômico.
Você não pode levar um país ou uma cidade à falência apenas para atender às suas necessidades de água.
Em última análise, este é o objetivo de todas as estratégias de gestão da água. A gestão adequada da água deve ser de longo prazo, para as próximas gerações e levar em consideração todos os fatores externos.
Objetivos da Estratégia de Água
As estratégias irão diferir de acordo com diferentes climas regionais e problemas únicos como secas, inundações e poluição da água. Em todos os casos, no entanto, é importante manter seus objetivos de gestão de água concisos, precisos e realistas.
Aqui estão alguns objetivos comuns:
- Reduzir a demanda de água,
- Melhorar a gestão de inundações,
- Aumentar o abastecimento de água,
- Melhorar a qualidade da água,
- Proteção da área de recarga protegendo nossos, locais de águas subterrâneas.
O principal objetivo para todos na gestão da água, no entanto, é a sustentabilidade da água, ou seja, atender às nossas necessidades atuais de água sem colocar em risco as necessidades das gerações futuras.
Somente uma abordagem holística que engloba clima, cultura, tecnologia, questões ambientais e educação adequada nos permitirá ter sucesso na árdua batalha para alcançar a sustentabilidade da água.
Economize sua água da chuva
Às vezes, esquecemos que temos uma fonte de água gratuita jorrando do céu. Durante a estação chuvosa, você geralmente não rega as plantas; por isso, é fácil esquecer as próximas estações secas nessa época.
É muito fácil comprar ou construir seu próprio sistema de captação de água para você passar enquanto o sol está brilhando.
Conserte os vazamentos
Isso é algo realmente fácil de adiar, mas considere desta forma, uma torneira com vazamento que pinga a uma taxa de uma gota por segundo pode desperdiçar mais de 11.000 litros por ano.
Invista em bons eletrodomésticos
Usando chuveiros de baixo fluxo, lava-louças e máquinas de lavar eficientes podem economizar água e energia.
Você também pode instalar arejadores em torneiras de banheiros e cozinhas, que economizam quase 4 litros de água por minuto.
Eles reduzem o fluxo de água, mas usam ar para manter a pressão satisfatória da água. Da próxima vez que você estiver atualizando os aparelhos, escolha aqueles com altas classificações de eficiência de água, valerá a pena.