Contratação de profissionais autônomos: Veja o que você precisa saber
Neste conteúdo você vai saber sobre
A contratação de profissionais autônomos é considerada uma das melhores estratégias de uma empresa.
Principalmente para quem deseja obter uma redução de custos e uma melhoria na qualidade dos serviços. Isso em tempo hábil – semelhante ao trabalho de terceirização. No entanto, você sabe como funciona esse tipo de recrutamento?
Diversos proprietários de empresas têm dúvidas sobre o processo legal que envolve esta decisão. Embora haja menos encargos e burocracias do que a contratação de funcionários com carteira assinada, as cooperativas precisam cumprir algumas responsabilidades na escolha de profissionais autônomos.
Sendo assim, é importante entender e compreender todo o processo para contratar estes profissionais. Por isso, nesse artigo separamos algumas dicas e tudo o que as empresas e profissionais que desejam contratar autônomos precisam saber sobre ele. Confira!
A Contratação de profissionais autônomos: como funciona?
Profissionais autônomos prestam serviços à sua empresa sem haver algum vínculo de empregabilidade.
Em outras palavras, ele faz as coisas por conta própria, sem hora certa e sem salário – mas o contrato estipulava uma remuneração. Por conta destas características, o profissional autônomo costuma ser contratado em determinadas circunstâncias.
Um bom exemplo é um negócio alimentício em São Paulo, que contratou uma desentupidora em Praia Grande. Embora já trabalhe com a equipe por várias semanas, não possui vínculo empregatício.
Vantagens para a contratação de profissionais autônomos
A contratação de profissionais autônomos em sua empresa poderá ser necessária para a celebração de um novo contrato, podendo mesmo exigir atividades esporádicas e permitir seu crescimento contínuo.
Esta é uma maneira econômica de atender às necessidades de empresas específicas. Profissionais autônomos deverão ser preferidos nas seguintes situações:
- Execute tarefas específicas e geralmente técnicas que sua equipe de trabalho não pode realizar;
- Executar tarefas temporárias e não recorrentes que não sejam adequadas para a contratação de funcionários;
- Crie oportunidades de redução de custos em atividades com as características acima.
Por tanto, é necessário observar se a situação acima descrita existe na sua empresa para se poder fazer um bom uso do recrutamento. Na Contratação de profissionais autônomos, também podemos obter algumas outras vantagens:
- Não tem custo para trabalhadores como o FGTS, e é bom para demissão.
- Você poderá alugar o evento e pagar pelo frete.
- É ideal para períodos de maior demanda, pois permite que você alugue por um curto período de tempo.
Características do trabalho de profissionais autônomos
Ressalta-se que o trabalho autônomo possui algumas características, e nem sempre é adequado para todas as categorias profissionais.
Estas características transcendem o aspecto pessoal e envolvem o aspecto burocrático.
Atividade por conta própria
Este é um ponto bastante importante: os autônomos assumem todos os riscos de suas atividades. Esta é a marca registrada do desempenho em si.
Os profissionais devem ser responsáveis pela qualidade da entrega e pelas consequências do não cumprimento dos acordos firmados com as partes.
Geralmente, o contrato define as expectativas do serviço e, se for inconsistente, pode haver consequências financeiras. Por tanto, as ferramentas de trabalho são próprias e os profissionais são responsáveis.
Independência Financeira e Econômica
Os profissionais autônomos devem atuar de forma independente de seus contratados. Este aspecto é bem diferente dos funcionários CLT que são dependentes.
Considerando a natureza não exclusiva do trabalho com empreiteiros, os profissionais autônomos podem trabalhar com outras empresas. Isto permite-lhe definir livremente o salário conforme a sua mobilidade.
Recebe remuneração e não salário
Ao contrário dos funcionários da CLT, que recebem salários mensais para o desempenho das atividades, os autônomos são remunerados.
Essa categoria de remuneração está geralmente relacionada à entrega da atividade, não à jornada de trabalho. Por tanto, se o serviço não for concluído, não haverá o pagamento relacionado.
Sem horário definido
Percebemos que além dos riscos das atividades, os autônomos têm bastante liberdade de movimento. O horário de trabalho não é exceção.
O autônomo poderá definir sua jornada. Claro, essa liberdade deverá ser utilizada com responsabilidade. Afinal, entrega, prazos e qualidade esperada estão fixos. Se o autônomo tiver muito pouco trabalho, é provável que danifique um ou mais dos conteúdos estipulados no contrato.
Por que devo contratar um profissional liberal?
A contratação de profissionais autônomos pode proporcionar às empresas uma série de vantagens. Confira quais são os principais:
Reduzir custos: ter profissionais autônomos é a maneira mais econômica de desenvolver determinadas atividades em sua empresa. Isso porque você não precisa pagar todas as despesas necessárias para contratar funcionários registrados;
Qualidade do trabalho: quando contrata profissionais autônomos liberais, você poderá procurar pessoas que sejam especialistas nas atividades que você precisa. Desta maneira, a qualidade do trabalho atingiu o nível esperado;
Serviços pontuais: se você só precisa fazer uma tarefa que leva um determinado tempo de contratação de um funcionário será bastante complicada e cara. Neste caso, profissional liberal parecem ser uma ótima escolha;
Atendimento às necessidades finais: outra vantagem da contratação de profissionais autônomos é a possibilidade de atendimento ao crescimento da demanda. Em outras palavras, você poderá contratá-los por curto prazo com base na sazonalidade.
Taxas de recrutamento da empresa
Confira quais taxas a empresa deve cobrar ao contratar profissionais autônomos:
- Reter 11% do valor pago, referente à parte que o contratante deverá pagar ao INSS;
- Pagar 20% do valor contratual das ações da empresa à previdência social;
- Descontos e recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) com base em tabelas progressivas individuais;
- Se exigido pela prefeitura municipal, a empresa também deverá pagar ISS. Esta obrigação varia conforme as leis de cada país e a categoria de serviço prestado.
Como posso fazer a contratação?
Tem interesse na contratação de profissionais autônomos para prestar serviços para sua empresa? Portanto, analise as etapas para fazer isso:
- Buscar profissionais qualificados e com ótimas referências no mercado;
- Comparar os orçamentos de diversos profissionais antes da contratação;
- Exigir o número do INSS do autônomo para verificar se ele está cadastrado na prefeitura e como contribuinte municipal (CCM);
- Assinar formalmente um contrato contendo as principais informações sobre a prestação dos serviços: descrição da obra a ser desenvolvida, prazo, valor do pagamento, multas de infração e dados fiscais;
- Elaborar padrões de avaliação da qualidade dos serviços prestados;
- Pagamento pelos serviços prestados;
- Cobrar taxas incorridas devido ao recrutamento.