Decoração para quartos: como criar um ambiente relaxante
Neste conteúdo você vai saber sobre
A iluminação, a roupa de cama e, inclusive, as cores utilizadas no cômodo são detalhes essenciais para quem deseja aproveitar momentos de puro descanso e tranquilidade
Você há de concordar: o nosso quarto é, muitas vezes, um verdadeiro refúgio. Afinal, é nesse espaço onde descansamos após um longo dia de trabalho e de muitos compromissos na agenda. Inclusive, sabia que a decoração desse ambiente possui um papel essencial em nosso bem-estar?
Dependendo dos elementos utilizados no local, conseguimos aproveitar melhor a sensação de paz e relaxamento, esvaziando a mente e recarregando todas as energias para vencer os próximos desafios.
Nessa lista, podemos incluir uma série de artigos essenciais, que vão desde uma colcha queen aconchegante, até a iluminação correta e outros artigos capazes de tornar o local ainda mais completo e convidativo.
Assim, caso queira se aprofundar no assunto, continue a leitura e anote as nossas recomendações para você. São dicas simples e acessíveis, mas muito certeiras, e mudarão a sua rotina para melhor. Não perca!
Pense nas cores da decoração do quarto
Quer saber qual é a maneira mais simples de obter um dormitório relaxante e intimista? Te contamos já: basta investir no uso correto das cores.
Nessa categoria, os tons neutros e claros são as melhores soluções, ainda mais se a sua ideia é montar um ambiente capaz de transbordar serenidade e confiança.
Inclusive, existem vários tons fantásticos e que podem ser bem aproveitados para essa finalidade, como o verde e o azul. O primeiro está diretamente associado à saúde e à natureza, enquanto o segundo representa segurança e calmaria.
Em contrapartida, há aquelas tonalidades que devem ser evitadas na composição dos quartos, como o marrom, o vermelho, o laranja e demais cores vibrantes. Isso porque tais alternativas tendem a ser estimulantes e, com isso, dificultam os nossos momentos de repouso. Fique de olho!
Não se esqueça da iluminação
A iluminação é um detalhe essencial em toda e qualquer decoração — principalmente quando falamos de um projeto focado nos dormitórios. Dito isso, para obter um efeito relaxante e acolhedor, uma boa solução é investir em lâmpadas de tons quentes e, preferencialmente, com luz indireta.
Se quiser, ainda há a possibilidade de complementar a composição com outros elementos que possam reforçar essa proposta. Um abajur, uma luminária para leitura e um pendente na lateral da cama são excelentes exemplos.
E mais! Contar com a iluminação natural também é essencial. Além de iluminar o espaço, a luz do sol colabora para a saúde dos moradores e, de quebra, evita a proliferação de mofos, fungos e bactérias.
Capriche na roupa de cama
Além dos pontos destacados, é bacana ter uma atenção especial na hora de escolher a sua roupa de cama. Até porque as colchas, almofadas, travesseiros e outros elementos têxteis são excelentes para complementar o décor, deixando o espaço ainda mais aconchegante.
Contudo, se você deseja ter o máximo de conforto, procure escolher os tecidos de acordo com a estação do ano. Ao longo do outono/inverno, quando os dias estão superfrios, a recomendação é apostar nos materiais mais espessos, que é o caso do tricô e da lã.
Já no decorrer da primavera/verão, o pensamento deve ser oposto. Nos períodos de altas temperaturas, prefira utilizar itens em algodão, linho e demais fibras naturais. Esse cuidado é essencial para criar uma composição leve e com bastante frescor.
Bônus: outras dicas para ter no radar
É claro que não acabamos por aí. Nessa lista, há mais alguns truques que podem — e devem! — ser adotados por quem está em busca de um cômodo pronto para o descanso. São eles:
- recorra ao uso de plantas;
- inclua tapetes no espaço;
- escolha um bom colchão para as suas noites de sono;
- adicione quadros ou porta-retratos com ilustrações voltadas para a natureza.