Empreendedorismo, Negócios e Economia

Dicas de como vender em marketplace

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Muitas pessoas estão iniciando uma nova onda de empreendedorismo, em grande parte por conta das facilidades oferecidas pela tecnologia. Entretanto, ainda há muita dúvida sobre como vender em marketplace e conseguir resultados satisfatórios sobre isso.

Antes de entrar nesse ponto, é importante ressaltar que o mercado está cada vez mais aquecido, em grande parte por conta da crise econômica que o mundo passou, bem como por diversos outros fatores.

Então, por conta disso, muitas pessoas se viram obrigadas a mudar de profissão, e aproveitaram para começar a empreender com itens variados, por exemplo, produtos para limpeza de piscina ou outras opções.

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A tecnologia tem sido uma grande facilitadora neste aspecto, uma vez que o mercado digital possui bem menos burocracia e necessidades para que uma pessoa consiga iniciar suas atividades, o que estimulou muitas pessoas a buscarem uma renda extra ou mudar de setor.

Dentre estes recursos, um dos principais é o marketplace.

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Primeiramente, entenda o que é um marketplace

Estas plataformas de interação são muito importantes para empresários que estão começando e não possuem recursos ou conhecimento técnico para montar um site ou estrutura de e-commerce.

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Dentro dos marketplaces, você pode cadastrar seus itens à venda e iniciar imediatamente a negociar, aproveitando o nome e a fama das empresas maiores que funcionam como um chamariz para os marketplaces.

A maioria destes locais não cobra nenhuma tarifa para que você consiga montar sua loja virtual ou para colocar itens à venda, em troca solicitando uma pequena porcentagem da venda para arcar com os custos de manutenção do site.

Por conta de todas estas vantagens, muitas pessoas começaram a utilizar esse tipo de plataforma. Então, vender com qualidade, por exemplo, cestas natalinas dentro do conceito de um marketplace se tornou um processo fundamental.

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Isso porque você precisa saber se destacar e ter qualidade para conseguir utilizar todo o potencial de vendas, tornando-se uma referência dentro do marketplace e sendo procurado diretamente por usuários que tiveram experiências positivas com você.

Vendendo em um marketplace: saiba como fazer

Para conseguir resultados positivos com seu marketplace, é importante ter em mente alguns detalhes. Cada pessoa tem seus próprios métodos e rotinas, mas é importante saber algumas bases principais para conseguir identificar a melhor forma de trabalhar.

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Entre as principais dicas estão as seguintes:

1 – Sem recursos externos

O primeiro ponto que você precisa ter em mente é que não há a necessidade de você ter uma loja virtual ou um e-commerce de balança industrial, por exemplo, externo, para conseguir utilizar em sua totalidade esse tipo de recurso.

Entretanto, alguns marketplaces exigem uma documentação que comprove que você é uma empresa, como o registro de pessoa jurídica (CNPJ). Independentemente do tamanho de sua empresa, este documento acaba se tornando obrigatório em alguns casos.

Em grande parte, isso é solicitado para que você seja capaz de emitir notas fiscais, dando mais credibilidade e autoridade para a negociação e para o marketplace por consequência, o que acaba atraindo mais público e aumentando suas oportunidades.

Isso não significa, entretanto, que você não pode ter uma loja externa. Trabalhar em ambos os fronts pode render resultados muito mais satisfatórios para sua empresa, principalmente se você conseguir migrar entre os dois modelos.

Assim, você usa o marketplace como um alavancador de sua empresa, oferecendo a possibilidade de acessar seu marketplace para que clientes satisfeitos quando retornarem, façam compras direto em sua loja virtual.

Por outro lado, quanto mais atenção você der a seu espaço no marketplace, mais trabalhado ele será, o que possibilitará que ele aumente sua capacidade de alcance e se torne uma referência dentro da plataforma para vender, por exemplo, conexões hidráulicas.

2 – Escolha um marketplace

Você não precisa ficar restrito a apenas um marketplace com sua empresa, mas quanto mais você estiver em locais diferentes, menos atenção conseguirá dar para cada uma das plataformas.

Por isso, é interessante pesquisar e avaliar com qualidade o tipo de serviço que você está oferecendo, e encontrar um marketplace que esteja mais alinhado com suas ideias.

Dessa forma, você consegue garantir que encontrará um público mais adequado para as vendas de, por exemplo, peneira rotativa

O público-alvo é considerado o grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, que tem uma propensão maior para comprar em sua empresa. Estas pessoas têm padrões de consumo que podem ser avaliados, como o tipo de site que costumam acessar.

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Assim, você saberá onde iniciar suas vendas e poderá gerir com mais qualidade seu espaço no marketplace adequado, conseguindo aumentar seus resultados e possibilitando um aumento em sua equipe, o que garante um acesso maior.

Trabalhar com estes recursos é fundamental para você conseguir conquistar bons resultados, principalmente no começo de sua empresa, quando você está tentando conquistar um nome e mais possibilidade de engajamento para vender, por exemplo, tubos de aço.

3 – Documentação em dia

Abrir uma empresa é um processo burocrático, e embora você possa iniciar suas vendas como uma pessoa física em alguns marketplaces, normalmente a profissionalização exige uma série de documentos como:

  • Alvará de funcionamento;
  • Certidões negativas de débitos;
  • Comprovante de inscrição estadual;
  • Contrato social.

Com a lista de documentos em ordem, você pode confirmar a autenticidade de sua fábrica de tubos de aço, por exemplo, e conseguir trabalhar de maneira muito mais completa e adequada nesse tipo de ação.

Além disso, é importante reforçar também que a maioria destes documentos pode ser conseguida online e gratuitamente.

4 – Faça um bom cadastro de produtos

O marketplace se difere do mercado convencional, principalmente pelo fato de não haver interação fora da internet. Por conta disso, o consumidor não tem como verificar o produto antes de recebê-lo, após completar a compra.

Por isso, é importante que você gaste um tempo de ação no cadastramento de seus produtos. O ideal é que consiga o máximo possível de informações, para que não haja dúvida com relação a esse tipo de atividade.

O primeiro ponto é colocar o máximo possível de imagens representando o produto, por exemplo, alguns acessórios pet atacado ou outros materiais com os quais você trabalhe.

Dessa maneira, o cliente tem uma visão geral que inclui todos os ângulos do produto e pode conferi-lo em sua totalidade, sem se preocupar com detalhes que podem não ser apresentados visualmente.

Algumas empresas ainda vão além e oferecem vídeo-demonstrações, onde um apresentador faz todo o processo de imagem para que o consumidor consiga identificar todos os detalhes desse tipo de ação.

Na parte textual, é importante ter um conteúdo que chame a atenção e que seja em uma linguagem simples e que se comunique com seu público-alvo. Dessa maneira, você consegue atrair mais pessoas para acompanhar sua loja e verificar seus produtos.

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Além disso, uma ficha técnica do produto pode ser essencial, uma vez que você consegue conquistar resultados mais satisfatórios com esse tipo de recurso. Quanto mais você trabalhar em cima deste conceito, melhor.

5 – Trabalhe sua publicidade

Destacar-se dos demais é um processo contínuo quando você decide trabalhar com esse tipo de serviço. O marketplace é uma ótima plataforma, e você pode aproveitar seus recursos para conseguir uma publicidade maior.

O primeiro ponto de vantagem é que muitas vezes o marketplace é um ambiente conhecido do grande público, o que atrai muito mais pessoas para consumirem os produtos apresentados por este modelo.

Dessa forma, você consegue indiretamente ganhar mais recursos e possibilidades, uma vez que lida diretamente com esse tipo de recurso. Quanto mais famoso for o marketplace, maiores as chances de você ser encontrado.

Além disso, é importante se atentar ao SEO de seus produtos. A sigla, que significa Search Engine Optimization, diz respeito a uma série de elementos importantes que devem ser estruturados para que seus produtos sejam encontrados mais facilmente pelas buscas.

Quando um usuário digita as palavras-chave para encontrar aquilo que precisa, o algoritmo do marketplace irá procurar no banco de dados por todos os elementos principais que têm relação com o item pesquisado, criando uma lista.

Quanto mais bem trabalhado for seu SEO, mais à frente da lista você estará, apresentando um potencial muito maior de negociação com sua empresa. Dessa forma, você consegue mais oportunidades conforme as pessoas procurarem seus produtos.

Entretanto, este é um modelo de médio a longo prazo para você conseguir se estruturar corretamente. Para conseguir resultados mais adequados, o ideal é trabalhar com o impulsionamento de publicação.

Os marketplaces oferecem costumeiramente ações publicitárias com custos muito mais baixos que modelos mais tradicionais, que colocam seus produtos diretamente no topo da lista e assim aumentam muito suas chances de negócio.

Considerações finais

Os marketplaces são uma tendência em constante crescimento, que oferecem uma série de facilidades para a maioria dos empresários novos, que estão na etapa de descobrir como usar o meio digital como plataforma de negócios.

Por isso, é muito importante saber como lidar com esse tipo de ferramenta para conseguir explorar todo o potencial de sua loja dentro de uma plataforma de marketplace.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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