Dor de dentes: as principais causas e tratamentos
Neste conteúdo você vai saber sobre
A dor de dente é algo bastante comum, mas que ao mesmo tempo pode ser muito incômodo, principalmente quando está relacionada a algum problema mais sério.
Você sabe o que pode gerar essa dor, quais são as causas, como evitar e quais os tratamentos mais recomendados? Para entender mais sobre a dor de dente e como previni-la, acompanhe o artigo a seguir.
O que é a dor de dente?
Primeiramente, é preciso explicar mais precisamente do que se trata a dor de dente.
Na prática, os dentes são estruturas bastante resistentes, usadas essencialmente para a mastigação de alimentos, quebrando-os e facilitando a digestão.
Entretanto, os dentes estão ligados às gengivas por terminações nervosas, que normalmente são as principais responsáveis pela dor na região.
Dessa forma, a dor de dente pode ocorrer de diversas maneiras, desde uma simples pancada na região, até um problema mais grave nesses canais nervosos que conectam e fixam os dentes na boca.
Causas
Como dissemos, as causas para a dor de dente podem ser diversas, sendo algumas mais simples de se resolver, que saram com o passar dos dias, enquanto outras podem precisar de um diagnóstico clínico mais detalhado para identificar a origem da dor.
A seguir, falaremos de algumas causas mais específicas de dor dente, e que normalmente precisam ser verificadas com especialistas odontológicos, ou seja, os dentistas.
Com isso, podem ser tratadas e acompanhadas adequadamente, reduzindo o risco de complicações ou demais fatores que também podem gerar dor.
-
Cáries
Uma das causas mais comuns para a dor de dente é o surgimento de cáries.
As cáries são causadas por diversos motivos, sendo os principais a inadequação dos cuidados com a higiene bucal e os hábitos alimentares.
De modo geral, as cáries são formadas por acúmulos de bactérias em determinado dente, formando uma massa escura e bastante resistente, que dificilmente são retiradas de forma natural, precisando de uma intervenção odontológica.
A formação e acúmulo da bactéria podem ser estimulados por alguns fatores, sendo as principais causas:
- Falta de higienização bucal adequada;
- Ausência do fio dental;
- Excesso de alimentos açucarados;
- Consumo em excesso de bebidas alcoólicas;
- Tabagismo.
Esses hábitos prejudiciais podem causar ainda outras complicações para os dentes, como uma mudança na tonalidade e a porosidade.
Nesses casos, pode ser necessário a realização de um tratamento de correção, como o clareamento dental ou mesmo a restauração do dente.
-
Bruxismo
Essa é uma condição crônica, ou seja, que permanece, sendo tratada apenas com intervenções e procedimentos odontológicos. Isso significa que não há cura, mas um acompanhamento e redução dos impactos/sintomas do quadro.
De modo geral, o bruxismo consiste no apertar dos dentes, que é o processo de ranger da arcada dentária superior quando entra em contato com a inferior.
Essa condição pode gerar dores no dentes, e também problemas mais incômodos na mordida, bem como a perda dental.
Conforme a origem do quadro, entre os tratamentos mais comuns para correção desse problema está, por exemplo, o uso de aparelho ortodôntico, que é um objeto criado justamente para intervenções de correção da mordida e da estrutura dental.
Existem diferentes tipos de aparelhos, sendo que a escolha do mais adequado será feita junto ao dentista, que determinará qual modelo se encaixa melhor para o tratamento de cada quadro e necessidades do paciente.
Como o uso de aparelho dentário pode ser recomendado em mais de um problema, existem diversos modelos, como os aparelhos fixos, móveis, transparentes e invisíveis, cada um possuindo uma aparência específica e agindo de uma forma particular.
Além do aparelho, o mais comum é que se recomende o uso de placas intraorais durante o sono, o que reduz o contato e tensão entre as estruturas do dente.
-
Dente quebrado
A quebra do dente, seja de um pedaço, ou da estrutura completa, pode causar fortes dores na região afetada. É um problema comum, que pode ser causado, principalmente, por pancadas abruptas na boca.
O tratamento pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo da gravidade. Caso haja “apenas” uma pequena quebra ou trincas, pode ser necessário um procedimento de recuperar e/ou colar essa parte perdida.
Já em caso de perda total do dente pela quebra, pode ser necessário remover o restante da estrutura e utilizar um implante dentário no lugar, fixando uma prótese que substitui o dente perdido.
-
Outros problemas
Para finalizar nossa lista de situações que podem gerar a dor do dente, de diferentes intensidades, podemos citar:
- Abcesso dental;
- Mordida cruzada;
- DTM;
- Fluorose.
Acompanhamento odontológico
Caso você identifique uma dor no dente, seja ela repentina ou crônica, é fundamental consultar o seu dentista o mais rápido possível para que a origem seja identificada e tratada adequadamente.
O dentista é o profissional especializado e indicado para solucionar o problema, identificando qual a causa da dor e os tratamentos mais recomendados para cada situação.
Se o problema surgir e a pessoa não procurar um acompanhamento odontológico de qualidade rapidamente, a situação pode se agravar, tornando-a mais complicada e demandando procedimentos mais complexos e/ou invasivos.
Isso pode ocorrer, principalmente, se o problema afetar a estrutura interna dos dentes, sendo necessário intervenções a curto ou a longo prazo.
Após os devidos tratamentos e sendo realizadas as visitas de rotina para a manutenção da saúde bucal, outros tratamentos como a lente de contato dental também ser feitos, melhorando a estética do sorriso e até impactando na resistência da estrutura, prevenindo diferentes quadros de problemas bucais.
Por esse motivo, manter a regularidade nas consultas odontológicas, preferencialmente a cada seis meses, se mostra fundamental para identificar possíveis ofensores, antes até de originarem a dor.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.