Empresa do setor de infraestrutura cria programa de reconhecimento para incentivar trânsito seguro
Iniciativa “Motorista de Ouro”, da Tópico Galpões, é inédita no segmento e tem objetivo de destacar e premiar os colaboradores que tiveram as melhores condutas nas estradas de todo o país.
Mapear riscos, se preocupar com os colaboradores e promover segurança no trânsito. Esses são alguns dos principais objetivos do programa “Motorista de Ouro”, desenvolvido pela Tópico, líder no segmento de galpões lonados no Brasil. Com uma frota de mais de 90 veículos, que diariamente circulam pelas vias de todo o país, a empresa busca com a iniciativa monitorar e reconhecer os colaboradores que foram exemplares ao longo do ano no que se refere às condutas de trânsito.
“O objetivo principal dessa iniciativa é reconhecer e incentivar os colaboradores que desempenham todas as medidas primordiais de segurança ao transitar pelas estradas do Brasil, cuidando da própria vida e respeitando os demais condutores”, afirma o Gerente de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), Douglas Capelli.
O “Motorista de Ouro” é dividido em duas categorias, de acordo com o tipo de veículo. Há a categoria de veículos leves (carros de passeio) e veículos pesados (vans que transportam equipes e equipamentos para montagem das estruturas). Estão elegíveis para participar da premiação os condutores que não infringiram nenhuma lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Todos os veículos da companhia são cadastrados e monitorados. Colocamos alertas conforme a política de frota que adotamos. Sendo assim, o veículo leve pode chegar no máximo a 120 km/h, enquanto os veículos pesados podem atingir no máximo 100 km/h, sempre respeitando o limite da via”, destaca Capelli.
Caso um condutor ultrapasse o limite estabelecido pela empresa, o sistema acusará e tanto o gerente quanto o próprio motorista serão notificados. São critérios de desempate para os vencedores do programa quem percorrer a maior quilometragem durante o ano e, persistindo, o resultado será obtido a partir do colaborador que tiver a menor média de consumo de combustível. Os motoristas Joácio Brunes da Costa e João Brito Sampaio foram os campeões da última edição do prêmio.
É válido lembrar que as Nações Unidas propõem, para os próximos anos, reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas – assunto que também está previsto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“O ‘Motorista de Ouro’ é uma iniciativa simples e que traz ótimos resultados. Exemplo disso é que o número de infrações caiu de forma significativa nos últimos anos. Os motoristas ‘compraram’ essa ideia, entenderam o porquê do controle diário de velocidade e da gestão de trânsito. Os vencedores recebem um troféu itinerante, que, no ano seguinte, vai para o próximo ganhador”, finaliza o Gerente da Tópico.
Sobre a TÓPICO
Fundada há mais de 40 anos, a Tópico é a empresa líder no mercado nacional no segmento de infraestruturas flexíveis. Com mais de 2,5 milhões de m² instalados, a empresa – que vende e aluga galpões flexíveis – contabiliza mais de 800 empresas em carteira, sendo a maioria indústrias dos mais diversos setores, agronegócio, empresas de logística, infraestrutura e serviços em geral. Com fábrica própria e centro de distribuição localizados em Embu das Artes, São Paulo, a empresa também possui filiais estratégicas pelo País: em São Paulo (capital), Contagem (MG), Simões Filho (BA) e Parauapebas (PA). Em 2014, a Tópico teve seu controle adquirido pelo fundo de “Private Equity” Southern Cross Group, presente em seis países.