Erros básicos que todo ciclista deve evitar
Se você é novo no ciclismo ou mesmo para quem já se considera experiente no pedal, além das aventuras incríveis que você vive/vai viver tem também uns perrengues que precisam ser vistos. Confira as dicas e sugestões que podem tornar o ciclismo ainda mais seguro e agradável:
ALTURA DO SELIM
O maior erro dos iniciantes no pedal. A altura certa do Selim. Quando ele está alto demais, também é ruim, mas o erro mais comum é os usuários iniciantes colocarem ele baixo. Com o acento baixo, você gasta mais força, rende menos energia e com certeza isso vai te causar muitas dores no joelho.
O ideal é você procurar um profissional da área de Bike Fit para fazer um ajuste mais acertado para o seu corpo.
ACESSÓRIOS DESNECESSÁRIOS
Muitas pessoas compram uma bike nova e já querem junto com ela o melhor equipamento. O melhor capacete, a melhor mochila de hidratação, tudo top, profissional. Olha só, nada contra você ter bons equipamentos, até porque os resultados vão ser bons também.
Mas pra iniciar, você vai ver que não precisa necessariamente de muita coisa e conforme você vai ficando mais experiente vai notando a necessidade de um equipamento aqui ou ali, apropriado para a sua necessidade, e não pra estar na moda, entendeu?
TAMANHO DA BICICLETA
O tamanho incorreto da bicicleta, assim como o simples ajuste de altura do selim, podem trazer diversos malefícios ao longo do tempo. Sua coluna e joelhos vão sentir de cara e isso pode ser muito ruim para você, podendo até te obrigar a parar de pedalar para fazer algum tratamento médico ou fisioterapia.
Portanto, antes de adquirir uma bike, estude certinho qual o melhor tamanho para o seu corpo. Para te ajudar nessa tarefa, vamos deixar uma tabelinha abaixo com as medidas padrão para cada altura.
——————————————- Tabela de Tamanhos de Bicicleta
Altura (MTB) (Speed)
1,60 – 1,70 16 50,52,54
1,70 – 1,80 17 ou 18 54,55,56
1,80 – 1,90 19 ou 20 57,58
1,90 – 21 ou 22 60,62
MANUTENÇÃO DA BIKE
Um erro comum é não perceber um problema mecânico simples na sua bike. Um raio que afroxou ou uma marcha que está desregulada. Se você ajusta logo que aconteceu o problema, geralmente é fácil e barato de resolver.
Agora, se você ficar rodando com a bike com problemas, o que era simples pode virar algo mais complexo e mais caro de resolver. Então, fica ligado e mantenha sempre sua bicicleta em dia.
USO INCORRETO DAS MARCHAS
Pessoal iniciante geralmente costuma andar sempre na mesma marcha e isso é um erro comum. Além de não desenvolver seu pedal, é uma forma de pedalar que pode prejudicar o equipamento, já que estará desgastando prematuramente apenas um dos componentes.
SAIR SEM UM KIT DE REPAROS
Sair para pedalar sem o famoso kit de sobrevivência ou aquele kitzinho de reparos rápidos é um erro que a maioria dos iniciantes no pedal comete. E isso é um erro gravíssimo e que pode salvar sua vida, literalmente, na hora da pedalada.
PEDALAR SOZINHO
Outro erro comum nos iniciantes é andar sozinho, são pessoas que ainda não sabem pedalar em grupo. Pedalar com uma galera tem uma série de benefícios. Se der uma pane na sua bike, você vai ter mais segurança para fazer o reparo. São mais pessoas para desenvolver um trajeto. São níveis diferentes que interagem e auxiliam e ensinam, enfim… é uma troca de aprendizados, fora a questão de amizade que acaba surgindo ali.
ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO
Esse é nosso ultimo erro, e por isso mesmo, consideramos o mais importante. Muita gente sai para pedalar e se esquece totalmente de se abastecer antes ou durante o trajeto. A pessoa não come direito, não leva uma água, ou um carboidrato, nada. Só sai e vai pedalar.
Gente, isso é um erro grave.
Se você vai sair para pedalar, se organize para levar o que você precisa. Verifique se no seu trajeto vai ter locais para repor essa água. Porque água nunca é demais.
A mesma coisa é a alimentação. Não saia sem comer. E se não tem certeza que no caminho vai ter opções para compra de um alimento, leve de casa um lanchinho, uma barra de cereal, uma barra de chocolate, enfim, alguma coisa que te dê energia. Assim você não fica no apuro pela rua.
Se você não reabastecer seu corpo, pode criar em um déficit e fazer com que você caia muito de rendimento – ou pode até mesmo entrar em um estado de hipoglicemia. Cansaço, irritabilidade, tontura, náusea, confusão – não são boas formas de se terminar um passeio que tem tudo para ser de pura diversão!