Erros que você não deve cometer na análise SWOT da empresa
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Falhas na análise SWOT podem atrapalhar os resultados esperados para o desenvolvimento empresarial
Um dos principais desafios dos empreendedores de todo o país é elaborar um planejamento estratégico funcional. Além disso, também há a falta de tática para colocar os planos em ação.
Isso é particularmente difícil para os pequenos empresários. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 29% das microempresas fecham depois de cinco anos justamente por esse motivo.
A pesquisa mostra que 17% dessas companhias fecharam as portas por falta de planejamento, 59% fez essa gestão até o sexto mês, 37% conseguiu que a organização durasse de seis meses a dois anos e 11% fez com que os planos estratégicos sobrevivessem mais de dois anos.
A falta de organização financeira e de um plano de marketing, comunicação e vendas sempre resulta em baques financeiros que, consequentemente, levam ao fechamento das empresas.
Para tentar evitar esse cenário, vale recorrer a algumas técnicas de organização que podem ajudar na retenção e crescimento de um negócio, como a análise SWOT.
O que é análise SWOT?
A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico muito utilizada na gestão de empresas para ajudar na tomada de decisões, sempre com o objetivo de crescimento.
A sigla vem do inglês: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities, (oportunidades) e threats (ameaças). Em português, é conhecida como FOFA.
Para utilizá-la, é preciso listar as características da empresa de acordo com cada tópico:
- Forças: o que há de melhor, os pontos fortes, aquilo que faz o negócio se destacar;
- Fraquezas: o que ainda deixa a desejar e pode melhorar, aspectos negativos que dificultam o desenvolvimento;
- Oportunidades: mudanças no mercado, na economia ou na condição sociopolítica que podem trazer bons resultados. Fatores externos não controláveis;
- Ameaças: mudanças no mercado, na economia ou na condição sociopolítica que podem trazer resultados desfavoráveis. Fatores externos não controláveis.
Perceba que a análise SWOT engloba elementos internos e externos: enquanto as forças e fraquezas são características da própria empresa, as oportunidades e ameaças são questões vindas de fora.
Isso significa que o sucesso ou o fracasso de um projeto dependem muito das ações de sua equipe, bem como de eventos que não podem ser previstos ou interferidos. A maneira como tudo isso é conduzido é o que vai fazer a diferença.
Benefícios da análise SWOT
A análise SWOT ajuda a identificar o que funciona e o que precisa ser melhorado em uma empresa. Sua aplicação é frutífera para negócios de todos os portes, mas se mostra especialmente importante para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), que podem apresentar mais dificuldade de correção pelo quadro mais enxuto de funcionários e recursos.
Sendo assim, a ferramenta é muito útil para:
- Melhorar serviços e produtos
- Otimizar processos
- Determinar posições estratégicas
- Solucionar problemas
- Criar novos métodos, serviços e produtos
- Tomar decisões
- Priorizar ações
- Analisar resultados
- Estabelecer parcerias
- Desenvolver um ambiente de trabalho mais eficiente, democrático, veloz e seguro
Erros na análise SWOT
A análise SWOT não é uma técnica milagrosa e só funciona quando é colocada em prática adequadamente. Caso seja feita de maneira incorreta, é muito provável que não haja nenhuma mudança relevante e que algumas questões até mesmo se tornem mais problemáticas.
Conheça alguns dos principais erros desse tipo de análise e saiba como evitá-los.
Falta de autopercepção
É comum que as pessoas não tenham muita noção sobre as forças e fraquezas da própria empresa. Existem duas possibilidades: pensar que tudo é um problema e não enxergar os pontos positivos ou não admitir as falhas.
Os dois casos são preocupantes porque não trazem visões reais do que acontece. Nem todo negócio é 100% bom ou 100% ruim. Sempre existem correções a serem feitas e atributos que merecem ser reconhecidos e valorizados.
A melhor maneira de ter uma visão global do negócio é reunir vários membros da equipe e escutar opiniões diferentes de quem lida com os processos diariamente, aumentando as chances de obter insights relevantes.
Para as empresas que utilizam um sistema ERP para integrar e gerenciar diferentes processos e atividades de uma empresa, fica mais fácil reunir e analisar dados e informações relevantes sobre a empresa, como vendas, estoque, custos e recursos humanos.
Análises rasas
A análise SWOT requer detalhes e profundidade. Respostas rasas na hora de preencher os tópicos não ajudam ninguém.
Por exemplo: se uma das fraquezas é o atendimento ao cliente, não basta só anotar isso. É preciso observar com olhos mais atentos. O que dizem os clientes? Quais situações desagradáveis já ocorreram? Como o time de atendentes trabalha? Quais as maiores dificuldades enfrentadas no dia a dia?
Isso não quer dizer que é necessário “encher linguiça”, mas é fundamental investigar os tópicos com mais profundidade para que os problemas possam ser resolvidos.
Ausência de estudo de mercado
O estudo de mercado é essencial para as questões internas. Não basta apenas estudar o segmento da empresa ou os acontecimentos gerais – é preciso conectar os dois pontos.
Mais uma vez, análises rasas não são úteis. Não basta assistir o jornal e dizer que o país está em crise quando chegar a hora de elencar as ameaças. É importante entender o contexto, o que está sendo feito sobre o assunto, como isso pode afetar o seu negócio, dentre outros itens.
Só assim será possível ter ideias para contornar a situação ou adotar medidas que possam ser benéficas em relação aos eventos externos, no caso das oportunidades.
Não fazer benchmarking
O benchmarking é uma parte muito significativa da análise dos ambientes externos, já que a concorrência está inserida em fatores externos que não se pode controlar, mas que fazem muita diferença para a sua empresa.
A expansão ou problemas administrativos dos concorrentes podem ser ameaças ou oportunidades, visto que movimentam o mercado em geral, impactando determinada área e até mesmo a vida dos clientes.
A ascensão ou a queda da concorrência são coisas que devem ser consideradas na análise SWOT e, obviamente, no planejamento e na aplicação das ações estratégicas.