Escolhendo a tinta certa para seus projetos de pintura
Neste conteúdo você vai saber sobre
Veja dicas de cores, acabamentos e tipos de tinta para renovar a pintura da sua casa
Está pensando em reformar a sua casa? Então, provavelmente fará uma nova pintura, certo? Com a tinta certa e criatividade, é possível renovar um ambiente gastando pouco.
E para te ajudar a não errar na escolha, fizemos este artigo para te dar dicas sobre como escolher a melhor tinta e o melhor acabamento para a sua pintura.
Dessa forma, a sua pintura ficará como a de um pintor especializado. Com o nosso guia, você terá tudo o que precisa para escolher a tinta mais adequada e renovar os ambientes da sua casa do jeito certo!
Com tantas opções no mercado, escolher a melhor para o seu projeto parece difícil, mas vamos deixar tudo mais fácil para você!
Conheça as principais características de cada tipo de tinta:
Tintas à base de água
As tintas à base de água são tintas que têm a água como principal componente. Elas são mais fáceis de limpar, praticamente não tem cheiro e secam bem rápido.
O mais recomendado é usá-las para pintar ambientes internos da casa. É possível encontrar diversas opções de acabamento para combinar com o seu projeto.
Tintas à base de óleo
As tintas à base de óleo são compostas por óleo, resinas e solventes. Geralmente, possuem cheiro forte e demoram a secar. Por outro lado, a composição dessas tintas as torna mais duráveis. Por conta disso, o acabamento também fica bem mais uniforme.
Por serem mais resistentes e encorpadas, as tintas à base de óleo são indicadas para pinturas em áreas externas. Dessa maneira, elas conseguem manter o acabamento mesmo com chuvas e exposição ao sol.
Tinta látex
A tinta látex é muito usada atualmente e isso se deve à sua secagem rápida e à fácil aplicação. Porém, ela não é recomendada para áreas externas. Assim, o ideal é que ela seja usada apenas em ambientes como sala e quartos.
Tinta acrílica
A tinta acrílica é uma ótima opção para áreas externas. Por ser impermeável, é uma alternativa para ambientes que recebem bastante umidade no dia a dia.
Como escolher o melhor acabamento?
Além de escolher o tipo e a cor, você precisa entender como selecionar o acabamento. Dependendo do tipo de ambiente e do seu projeto, o acabamento da tinta pode fazer toda a diferença para uma pintura uniforme e a composição de um ambiente visualmente bonito.
Quem escolheu uma cor mais intensa e quer uma parede mais vibrante, o acabamento brilho ou semibrilho é o ideal para ressaltar a cor da tinta e a textura da parede. Já o acabamento acetinado é um meio-termo, pois possui brilho mais suave, ideal para cores neutras.
Também há a opção do acabamento fosco, que é totalmente opaco. Se a sua intenção for um acabamento mais discreto e que ajude a esconder as imperfeições da parede, o fosco é uma boa pedida.
Escolha das cores influencia no acabamento
E vale lembrar também que a cor da tinta pode fazer toda a diferença para a escolha do acabamento. Tintas com cores mais fortes, como o vermelho, não realçam bem com o acabamento brilho.
Então, o ideal é usar o fosco. Já tintas de cores claras se adequam melhor a qualquer tipo de acabamento, o que pode facilitar a composição do seu projeto.
Como escolher a tinta certa?
Agora que falamos sobre os principais tipos de tinta, cores e acabamentos, trouxemos dicas essenciais para te ajudar a acertar na escolha. Confira abaixo:
Pense nas suas necessidades
Na hora da compra, o ideal é que você pense nas suas necessidades para fazer a melhor escolha. Avalie a iluminação do ambiente, a necessidade de disfarçar imperfeições da parede, se o local é de muito tráfego, se recebe muita umidade, entre outros detalhes essenciais para a sua pintura.
Dessa maneira, você pode selecionar uma tinta que vá ao encontro do que você deseja no seu projeto de pintura. E se ficar com dúvidas, vale a pena procurar um profissional da área.
Faça o teste de cores para não errar na escolha!
Outra dica importante para evitar erros é fazer o teste de cores. Muitas lojas possuem amostras de tinta para testes de cores. Dessa forma, você pode testar na parede e ver como fica. Assim, você pode pintar uma pequena parte e verificar como a pintura fica em diferentes condições de luz.
Com isso, você terá mais certeza na hora da escolha e evitará ter o retrabalho de pintar os ambientes novamente. Então, sempre faça um teste de cores antes de escolher a tinta para a sua pintura.