Glaucoma – Doença assintomática que atinge mais de 150 mil brasileiros
O que é glaucoma
O glaucoma é uma doença a mesma é caracterizado por uma doença nos olhos que tem como característica um aumento da pressão intraocular (que se situa e ocorre na parte interior do olho), esta pressão causa lesões no nervo ótico que comprometem a visão; Existem dois tipos de glaucomas mais comuns: glaucoma crônico simples e glaucoma de ângulo aberto, ambos representam cerca de 80% dos casos.
O glaucoma crônico simples e de ângulo aberto possuem características semelhantes e comumente atingem pessoas acima dos 40 anos de idade; ambos acontecem a partir de uma alteração anatômica no interior do olho, tal alteração impossibilita a saída do humor aquoso e aumenta assim a pressão intraocular, causando os glaucomas.
O que causa o glaucoma
Como visto no item anterior o principal fator de causa do glaucoma é o aumento na pressão do olho; entretanto o surgimento desta doença não esta sobre efeito unicamente deste fator, o glaucoma pode se dar também a partir de alterações no fluxo sanguíneo que nutre o nervo ótico, que é o responsável por transmitir as imagens captadas pelo olho até o cérebro, se este nervo ótico apresentar alguma falha pela falta de sangue aos poucos o mesmo irá perder suas habilidades e funções.
Existe o chamado glaucoma secundário, o mesmo se dá a partir de outras doenças que o paciente possa ter, como por exemplo a catarata e a diabete, pessoas com essas condições possuem chances maiores de desenvolverem o glaucoma num futuro; desta forma é importante ressaltar que até mesmo sua alimentação poderá ser um fator que fará com que acabe por contrair o glaucoma.
Qual os sintomas de glaucoma
O glaucoma em seu inicio é uma doença assintomática, isso significa que a mesma não apresenta sintomas claros que irão lhe indicar a presença da doença; a perda considerável da visão acontece apenas em fases já mais avançadas da doença, esta perda acontece primeiro afetando a visão periférica da pessoa, aos poucos a visão vai se estreitando cada vez mais e caso não tratada ocorrera a perca total da visão. Apesar de ser mais comum em pessoas a partir dos 40 anos de idade o glaucoma pode ocorrer em qualquer faixa etária.
O diagnostico do glaucoma pode se dar através de exames de vista, o mesmo irá indicar altos índices de pressão intraocular e alterações no nervo ótico, sinais que são perceptíveis apenas com os exames, sendo imperceptíveis para a pessoa pois os mesmos não causam grandes incômodos ou alterações visuais em sua fase inicial.
Glaucoma cega em quanto tempo
Uma pergunta muito frequente e principal motivo de preocupação para quem possui o glaucoma é a incerteza de “em quanto tempo ficara cego”, entretanto não existe um tempo preestabelecido para este acontecimento, diversos fatores entram em questão neste ponto, desde o tipo de glaucoma que o paciente possui até a forma como ele lidou com o tratamento do mesmo.
O que se sabe é que pacientes com o glaucoma de ângulo aberto um dos tipos mais comuns da doença, podem levar cerca de 10 a 20 anos para a perca total da visão; já pacientes acometidos pelo glaucoma de ângulo fechado (considerado o tipo mais agressivo da doença) podem acabar por perder a visão de um dia para o outro.
Glaucoma tem cura?
Dependera do tipo de glaucoma que o paciente for acometido, no caso dos glaucomas secundários, quando causados pela diabete por exemplo, o tratamento será mais especifico de acordo com o distúrbio em questão, conforme o distúrbio for sendo combatido e controlado o glaucoma também será.
Já no caso do glaucoma crônico (o tipo mais comum da doença) não haverá uma cura, o tratamento do mesmo se da com o uso de colírios que deverão se manter por toda a vida, com o glaucoma sendo controlado e possuindo um acompanhamento médico adequado o paciente não perderá a visão.
Tendo em vista que o glaucoma é uma doença assintomática, é de extrema importância que você possa contar com um plano de saúde, obtendo todas as vantagens e benefícios de contar desde com um excelente profissional de oftalmologia para cuidar da saúde de seus olhos até um endocrinologista afim de evitar complicações por conta da diabete por exemplo.