Industrial além do cinza: 5 dicas para se inspirar e sair do óbvio
Neste conteúdo você vai saber sobre
Saiba como trazer esse estilo moderno para a sua casa
Seja para fazer algum reparo ou mesmo para dar uma renovada no espaço, na hora de mexer na nossa casa é indispensável pensar no estilo do ambiente e, é claro, dos seus moradores. Isso fica ainda mais evidente quando se trata das cores, tons e texturas usadas.
Atualmente, o cimento queimado vem se mostrando uma opção bastante atrativa para muitos, já que é um material que traz um acabamento diferenciado, mas que também tem uma pegada mais moderna. A novidade é que esse mesmo material pode ser usado com pigmentos dos mais diversos possíveis.
Se o que você deseja é investir na renovação de uma parede ou piso, mesclando a textura e visual próprios do cimento queimado, você veio ao lugar certo. Hoje, vamos falar um pouco mais desse estilo industrial e, principalmente, como sair do óbvio usando esse tipo de material.
Entendendo melhor o estilo industrial
Antes de partirmos para a parte de decoração propriamente dita, vale a pena entender um pouco melhor o que há por trás do chamado estilo industrial, tão utilizado por designers de interiores e arquitetos na hora de remodelar ambientes.
O estilo industrial surge nos Estados Unidos na década de 1970, em um momento que unia uma crise financeira que culminou na falência de várias fábricas, especialmente na região de Nova York, somada a um processo de migração e de alta valorização imobiliária.
Por conta desse movimento, muitas famílias tiveram que se adaptar a um novo estilo de vida, recorrendo a imóveis mais baratos e ocupando, inclusive, antigos galpões de fábricas desocupados. As características comuns eram a presença de estruturas aparentes, sem acabamento e com tijolos, além de peças de maquinário.
É daí que surgiu o conceito do que hoje entendemos como estilo industrial, marcado pela integração de ambientes; uso de cores sóbrias, como azul-escuro, cinza, preto e marrom, combinadas com cores mais vivas, como amarelo, laranja e vermelho; além da presença de elementos metálicos e do próprio cimento queimado.
Se inspirando no estilo industrial sem cair no óbvio
Agora que você já entende melhor o contexto e o significado do estilo industrial, fica mais fácil adaptá-lo ao seu estilo. Confira a seguir algumas opções para fugir do óbvio e inovar com esse tipo de decoração.
Cimento queimado claro
Para além do clássico cinza, também é possível fazer composições usando versões mais claras do cimento queimado. É uma opção e tanto para quem gosta dessa textura que lembra o chão de fábrica, mas que não dispensa uma certa luminosidade no espaço.
Cimento queimado colorido
Uma novidade para muitos, o cimento queimado colorido é outra versão interessante desse material que leva o pigmento de uma tonalidade previamente determinada. É uma opção bacana para quem não tem medo de inovar, especialmente porque pode ser feito com as mais diversas cores e tons.
Papel de parede de tijolos
Outra ideia bastante interessante é unir elementos típicos usando o papel de parede. Nesse caso, a opção por um modelo com tijolos vermelhos consegue resgatar o ar próprio do estilo industrial. Só tome cuidado com o espaço utilizado e com a harmonia dos elementos ao seu redor.
Iluminação com spots
Já pensou em deixar o seu quarto ou o seu escritório com uma iluminação mais moderna, bem no estilo industrial? A dica é investir na composição de trilhos com spots. Um realce e tanto para qualquer ambiente.
Peças em metal na decoração
Os detalhes fazem toda a diferença na decoração, sendo assim, invista em diferentes peças e móveis com material ou aparência metálica. Pode ser os pés da mesa de jantar, as pernas das banquetas da cozinha ou mesmo os porta-retratos que compõem o rack da sala.