Inverno: conheça os benefícios e malefícios do consumo de algumas bebidas
O chá verde e o café então entre os itens mais consumidos nos dias frios
Com a chegada do inverno é natural a busca por alimentos com maior quantidade de carboidratos e bebidas quentes para manter o corpo aquecido. No entanto, é importante reforçar a atenção com relação a algumas delas para que o consumo em excesso não seja prejudicial à saúde.
O chá verde é uma das bebidas que faz muito sucesso nessa época do ano. Segundo a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein, o chá verde contém, além de substâncias benéficas como polifenóis e catequinas, a cafeína, que é um composto presente também no café, normalmente consumido quando o desejo é ficar acordado.
No entanto, Andrea explica que algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína e acabam ficando mais despertas que outras. Sendo assim, quando tomam bebidas com cafeína à noite, acabam tendo problemas com o sono ou até mesmo insônia e nelas, o chá verde provocará esse efeito. Então, apesar dessa ser uma bebida funcional, é recomendado não ingerir antes de dormir por aqueles que são sensíveis à cafeína.
Durante o dia, esse chá pode ser uma ótima opção para aquecer os dias frios por seus inúmeros benefícios. Além de auxiliar na perda de peso, a bebida ajuda a controlar os níveis de glicose. Essa perda de peso ajuda a ação da insulina, equilibrando as taxas de açúcar no sangue. “O chá verde contribui para o emagrecimento porque eleva a temperatura do corpo e acelera a queima de calorias”, explica Andrea.
Outra bebida muito consumida na estação mais fria do ano é o café e também merece atenção, já que quando consumido em excesso pode ser prejudicial. Muitas pessoas ultrapassam o consumo máximo diário de quatro a cinco xícaras. Segundo a nutróloga, a cafeína em grande quantidade aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de irritar a mucosa gástrica, provocando dor e refluxo.
Sobre Dra. Andrea Pereira
Médica nutróloga, Dra. Andrea Pereira tem Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Pós-Doutorado concluído pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e outro em andamento na Medicina Esportiva da USP. Ela é também médica nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, além de presidente e cofundadora da ONG Obesidade Brasil.
Dra. Andrea é membro da Comunidade Canadense de Terapia Nutricional, membro do Núcleo de Saúde Alimentar da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro do Núcleo de Cuidado Paliativo e Suporte da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. No consultório, atende casos de Nutrologia Esportiva, Geriátrica, Oncológica, Hospitalar, Obesidade, Gestantes e Preventiva.
Currículo completo em: https://www.draandreanutrologia.com.br/curr%C3%ADculo