João Oliveira se inspira em trajetória de campeão do UFC: “Exemplo de que o trabalho correto é recompensado
Aos 23 anos e 13 lutas profissionais, mineiro espera seguir os passos a Charles do Bronx na carreira
João “The Diamond” Oliveira vem despontando no cenário mineiro de MMA há alguns anos como um dos grandes nomes do seu estado na modalidade. Aos 23 anos, o lutador que é natural da cidade de Contagem-MG acumula 5 vitórias em suas últimas 7 lutas profissionais segundo dados do site Tapology. O lutador disputou recentemente o cinturão do Federação Fight contra Fernando Ben 10, na uma revanche João acabou tendo o resultado negativo, porém, nada que desanime atleta que promete voltar ainda melhor ao cage:
— Sempre luto para trazer a vitória e infelizmente não consegui na minha última apresentação, mas acredito que independente da vitória ou derrota a fase de um lutador é medida pelo seu psicológico, então estou no meu melhor momento até hoje e isso ainda vai melhorar bastante. Acredito que o necessário para emplacar as vitórias é me manter com a cabeça boa, fazer alguns ajustes técnicos e no meu corpo físico, assim vou estar em melhores condições para chegar na hora do combate, fazer grandes apresentações e emplacar uma boa série — afirmou o jovem atleta.
Assim como João, quem também começou muito jovem na carreira no MMA foi Charles Oliveira do Bronx. O brasileiro que recentemente se consagrou campeão peso-leve do UFC estreou na organização com apenas 20 anos de idade e após muito persistir alcançou o posto de melhor do mundo ao vencer Michael Chandler no último mês de maio. Ao ser questionado sobre o caminho que percorreu o compatriota, João Oliveira revelou a inspiração na trajetória de Charles para chegar ao UFC, e lutar contra os melhores do mundo um dia:
— Exatamente com 18 anos fiz minha primeira luta profissional, hoje tenho 23 anos, 5 como profissional e 13 lutas, adquiri alguma experiência nesse tempo, e tenho certeza que as coisas que o futuro reserva para mim não consiga descrever de tão grandiosas que serão. Só estou no começo da minha caminhada e o Charles certamente é um exemplo de que o trabalho correto é sempre recompensado, certamente tenho o objetivo de lutar no UFC e estou na estrada rumo a esse objetivo vivenciando todas as experiências, fazendo o meu e sem perder tempo procurando atalhos porque eles não existem — declarou o mineiro.
Além do Federação Fight, João ainda acumula algumas passagens pelo Jungle Fight, evento de grande prestígio no cenário brasileiro, e no qual o atleta soma 4 vitórias em 5 combates. Em 2020, o mineiro fez dois combates, após vencer Iure Leite de forma arrasadora no Jungle Fight 101, João conquistou o cinturão peso-pena do Gladiators Fight Night no fim de 2020.
Empolgado com a maior movimentação dos eventos do cenário nacional que aos poucos estão voltando, João se diz motivado por poder ser visto por um público ainda maior devido aos novos meios de transmissão:
— Com certeza estou muito otimista, aos poucos os eventos estão voltando, mudando o formato e a forma de se apresentar para os telespectadores. Espero que tudo volte ao normal logo, mesmo sem público os organizadores estão se reinventando com transmissões ao vivo para realizar eventos e manter o mercado aquecido — declarou João Oliveira.
Há pouco tempo os eventos de MMA ou transmitiam em canais de TV ou não transmitiam as edições, agora com as Lives no YouTube e outras plataformas digitais, as organizações não tem mais motivos para deixar de colocar o seu evento no ar e atingir um público ainda maior, gerando assim um maior prestígio para os atletas.