Vida e Saúde

Má qualidade do sono pode trazer problemas de saúde: entenda

Ads 02

O sono é um processo fisiológico essencial relacionado com a manutenção de muitas funções e sistemas corporais. A falta de sono pode produzir uma série de efeitos colaterais graves que afetam todas as áreas da saúde humana. 

Por esse motivo, cada vez mais pessoas estão em busca de tratamentos para distúrbios do sono, que podem ser identificados com polissonografia em Alphaville e em outras regiões do país. 

Vale dizer que a polissonografia nada mais é do que um teste que faz o estudo do sono do paciente. Com isso, é possível entender por que ele não consegue ter uma boa noite de sono e tratar o problema. 

Ads 03

Alguns dos efeitos da má qualidade do sono incluem: aumento da morbidade e mortalidade, baixo desempenho, aumento do risco de acidentes e lesões, redução do nível de funcionamento e pior qualidade de vida. 

As sequelas tardias incluem os distúrbios metabólicos, como hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, doenças cardiovasculares e até câncer.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Pesquisa da USP traz descoberta mundial sobre transtorno de fala na infância

Continue a leitura e saiba mais sobre quais os problemas que uma pessoa pode ter se não dormir bem! 

Efeitos da má qualidade de sono

Ads 04

Aqui está uma lista com alguns dos problemas que uma pessoa pode ter caso não tenha noites tranquilas de sono. 

1. Déficits do sistema nervoso central

Prejuízo da memória de longo e curto prazo, falta de concentração e dificuldade em assimilar coisas novas, mau julgamento e diminuição da criatividade e emoções lábeis são alguns efeitos graves causados ​​pela privação do sono. 

A função motora é reduzida, assim como a capacidade de atenção, enquanto o tempo de reação na verdade aumenta proporcionalmente à privação de sono, levando a uma má coordenação, semelhante à de uma pessoa com uma concentração de álcool no sangue de 0,1%.

Ads 05

Em pessoas com transtorno bipolar, a mania é muitas vezes precipitada pela insônia. Estudos de pessoas que tiveram apenas um pouco de sono todas as noites descobriram que seus níveis de estresse, raiva, tristeza e fadiga mental aumentaram significativamente. 

Alucinações, depressão, comportamento impulsivo e pensamentos suicidas podem ser causados ​​pela falta de sono. 

Saiba mais >>   Como é feita a cirurgia de septoplastia?

Os “apagões de sono”, que duram alguns segundos na maioria dos casos, estão relacionados a distúrbios do sono e podem provocar muitos acidentes de condução e outros relacionados com máquinas.

2. Redução da imunidade

A falta de sono pode fazer com que o sistema imunológico produza menos anticorpos e linfócitos T e, assim, o corpo se torna mais propenso a infecções e reduz a capacidade de combater doenças.

Pessoas com a imunidade baixa possuem maior risco de pegar resfriados e gripe. Um estudo em camundongos também descobriu que a interrupção do sono regularmente leva a um crescimento mais rápido do tumor do que quando o sono normal é permitido. 

Roedores que foram absolutamente privados de sono morreram de infecções fatais em um tempo notavelmente curto.

3. Doenças crônicas

Doenças crônicas como obesidade, doenças cardíacas e diabetes são mais prováveis ​​de ocorrer em indivíduos com insônia de longo prazo. A privação do sono está associada a níveis mais altos de cortisol e grelina e níveis mais baixos de leptina. 

Como a grelina aumenta a fome e a leptina tem efeitos opostos, a falta de sono frequente ou a longo prazo pode produzir ganho de peso e obesidade.

Saiba mais >>   Como lidar com a ansiedade das crianças? O que os pais podem fazer?

Os níveis de insulina aumentam após a insônia, o que pode causar diabetes tipo 2. Novamente, a falta de sono eleva a pressão arterial por mais de 24 horas.

Como a insônia está associada a níveis mais altos de produtos químicos pró-inflamatórios, as chances de doenças cardiovasculares também aumentam.

O risco de depressão e ansiedade aumenta quando os indivíduos dormem menos de 6 horas por noite.

O risco de câncer também é maior em indivíduos privados de sono. As taxas de mortalidade são mais altas e a qualidade de vida geral é reduzida.

4. Infertilidade

A privação do sono causa a interrupção dos hormônios reprodutivos. Portanto, impede que a ovulação ocorra adequadamente, o que pode resultar em infertilidade. Além disso, a libido também é menor em indivíduos que dormem pouco.

5. Problemas com atenção

Crianças com problemas de sono são menos focadas na escola. A concentração é afetada, o risco de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é aumentado, enquanto o comportamento impulsivo e de risco se torna mais comum.

Conclusão

Muitas pessoas não sabem, mas não dormir bem pode provocar diversos problemas à saúde, inclusive, alguns são bem graves. 

Portanto, caso sinta dificuldade em dormir bem, procure um médico. Assim, poderá receber um diagnóstico e tratamento adequado e ter uma melhor qualidade de vida.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]