Maple Bear investe em programa inovador para cuidar da saúde mental e física dos colaboradores
Graças à uma mudança nos hábitos de trabalho dos colaboradores, devido ao cenário atual, a Maple Bear desenvolveu ações para melhorar a saúde mental e física dos mais de 100 colaboradores que atuam distribuídos tanto na sede administrativa em São Paulo quanto em Toronto, no Canadá, e para consultores espalhados pela Colômbia, México e Peru. Com 100% do time em trabalho remoto, a marca canadense de ensino bilíngue investiu em um programa inovador em parceria com a startup YouFeel, uma HealthTech para empresas que buscam oferecer uma solução de saúde mental para a equipe. A iniciativa teve início em agosto de 2020 e foi ampliada este ano, com outras atividades que tem como objetivo promover o bem-estar dos trabalhadores, melhorar o clima e o engajamento mesmo com os desafios do distanciamento, e manter a empresa entre as TOP 10 para se trabalhar no País, com base no ranking do Great Place To Work – Multinacionais.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos e encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou no último ano. A porcentagem em questão é maior apenas em quatro países, sendo eles Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%). Em março de 2020, uma pesquisa global do mesmo instituto revelou que 41% dos brasileiros relatavam ter sintomas como ansiedade, insônia ou depressão por consequência da pandemia. Utilizando um processo que realiza um mapeamento por meio dos hábitos dos colaboradores, a Maple Bear viu uma oportunidade de colocar em prática um programa preventivo aos que tem a probabilidade de desenvolver quadros de ansiedade, depressão e síndrome de Burnout. Para isso, é utilizada uma tecnologia para que os diagnósticos sejam mais rápidos e precisos, com base em análises preditivas de saúde mental, por meio da utilização de bancos de dados, monitoramento, Inteligência Artificial e o acompanhamento individualizado.
“Ainda que o cenário retratado na pesquisa esteja longe de ser realidade na Maple Bear, diversas iniciativas foram desenvolvidas com o objetivo de garantir a saúde mental, hábitos saudáveis e o bem-estar do time. Dessa forma, o mapeamento preditivo dos dados com base em hábitos saudáveis nos permite atuar preventivamente com iniciativas internas, conteúdos, capacitação e acompanhamento psicológico para evitar qualquer tipo de crise. Com esta informação em mãos, de maneira anônima e segura, a startup parceira pôde atuar ativamente em todos os casos visando o bem-estar do profissional. Tudo isso, aliado aos programas internos de incentivo a prática de exercícios, diferentes tipos de descansos, seja ele mental, físico, emocional ou social, Short Friday, Mindfulness, capacitações em administração do tempo e equilíbrio, day off birthday, entre outras ações”, revela o Diretor de Gente, Gestão e Inovação da Maple Bear Latam, Roberto Publio.
Como citado por Roberto, além da saúde mental, a Maple Bear também desenvolve programas internos que visam o aprimoramento da saúde física dos colaboradores e a aquisição de novos hábitos. Neste caso, há instruções e dicas para que os profissionais tenham boa qualidade de sono, alimentação, hidratação diária e o estímulo à atividade física. Com relação a este último quesito, a rede de ensino canadense encontrou uma forma divertida de incentivar a equipe. A meta dos colaboradores é levar o mascote da marca, mais conhecido como Chinook, de São Paulo até Toronto, no Canadá, onde está a outra sede administrativa da marca. No total são 8,3 mil quilômetros que devem ser percorridos em 60 dias pela equipe toda. Diariamente, cada quilômetro percorrido pela equipe em suas atividades diárias é lançado no app, que tem uma meta colaborativa.
“Começamos o programa com 12% do time, e em 15 dias já tínhamos 60% da equipe engajada. A maior parte não praticava nenhuma atividade física. Após três meses da prática frequente, isso já se torna um hábito na rotina. As atividades auxiliam de forma efetiva no bem-estar físico e mental, tanto dentro quanto fora do trabalho. Estamos falando de uma melhora de saúde em diferentes aspectos. O programa como um todo é chamado de Be Health, Be Happy e já contou com mais de 20 iniciativas nos últimos 12 meses. Além disso, a iniciativa está garantida mesmo após a pandemia, pois acreditamos na relevância do equilíbrio na vida das pessoas, como força motriz da produtividade e felicidade no trabalho”, explica Publio.
“Nunca fui muito de me exercitar, minha única motivação era pela estética! Ver todo mundo participando do Challenge Day juntos para levar o Chinook até o Canadá e ver as fotinhos do pessoal treinando me deu aquele gás para levantar e ir fazer exercício. É incrível como o pessoal se uniu, mandou printscreens, fez piadas e ficou torcendo pelo outro. Acho que sei o que estava faltando para a minha motivação, um objetivo e o senso de pertencimento de algo maior. Continuo aqui na minha caminhada e uns 15 abdominais, mas sigo acreditando que o Chinook chegará no Canada com a força que essa BU está mostrando. Criar e engajar todos neste formato de trabalho remoto foi dado como desafio no início, mas percebemos que a falta de contato no dia a dia, criou essa necessidade de interação entre nós da empresa, o que ajudou na motivação desta ação do Challenge Day”, revela Gabriela Terumi, colaboradora da Maple Bear.