Médicos do Mundo lança vaquinha virtual para ajudar pessoas em situação de rua e vulnerabilidade
A Instituição terá 35 dias para atingir sua primeira meta e conseguir dobrar o valor arrecadado com o apoio do fundo Todo Cuidado Conta
A ONG Médicos do Mundo (https://benfeitoria.com/medicosdomundo), que realiza ações de atendimento médico e consultas veterinárias a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, foi contemplada, no estado de São Paulo, pelo fundo Todo Cuidado Conta. Trata-se de uma campanha de matchfunding, de financiamento coletivo. A vaquinha online teve início em 9 de agosto e vai até 13 de setembro.
A campanha tem como objetivo levantar fundos para compra de insumos médicos que, durante a pandemia da covid-19, tiveram aumento de preços consideráveis e, para dar continuidade ao projeto que acredita que todo cidadão tem direito ao cuidado da saúde física e mental.
A captação funcionará da seguinte maneira: a cada quantia arrecadada o fundo dobra o valor (por isso matchfunding). Por exemplo, a doação é de R$ 10,00, o Todo Cuidado Conta investe mais R$ 10,00. Desta maneira, a ONG poderá efetivar a compra de mais insumos médicos, que é seu principal objetivo.
“É tudo ou nada, ou seja, para conseguirmos receber o dinheiro arrecadado precisamos atingir 100% ou mais que a meta estipulada na campanha. Por isso, cada real conta para que as ações continuem ativas, levando cuidado, atenção, orientação, atendimento e carinho às pessoas necessitadas”, afirma a vice-presidente da ONG Edmara Martins.
De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com a pandemia da covid-19, o número de pessoas em situação de rua saltou de 100 mil, em outubro de 2020, para mais de 220 mil em 2021 no Brasil. Números que acentuam ainda mais a desigualdade social.
Em meio ao atual cenário de crise sanitária, a ONG precisou reestruturar o modelo de suas ações nas ruas, diminuindo o número de voluntários atuantes e reforçando as medidas de segurança com os EPIs. Este novo modelo de atuação foi chamado de Força Tarefa.
A Força Tarefa é baseada em um tripé: doação de alimentos, material de higiene pessoal e prover saúde para as pessoas que os procuram, que são as principais necessidades da população em situação de rua.
O fundo Todo Cuidado Conta será a aposta da ONG na luta para levar cada vez mais atendimento a quem precisa. “Ninguém faz nada sozinho! Precisamos de mãos solidárias para levar nosso trabalho a mais pessoas.” Evelyn Feitoza, presidente da Médicos do Mundo.
Criada em 2015, pelo neurologista e professor universitário Mário Guimarães, a Médicos do Mundo tem como pilares: acolher, cuidar, educar e orientar, buscando fomentar a solidariedade por meio da rede de voluntários, integrada por alunos e profissionais da saúde de diversas especialidades, leva assistência a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade.
Os atendimentos médicos englobam consultas, testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), curativos, além de tratamento imediato com medicamentos prezando sempre pelo acolhimento, empatia, resgatando a dignidade e igualdade do indivíduo assistido.
São atendidos pelo projeto crianças, adolescentes, idosos, mulheres e/ou mães, famílias em vulnerabilidade social, população em situação de rua, Indígenas, LGBTQIA+.
A Médicos do Mundo presta também serviços de bem-estar e beleza que estimulam a autoestima dessas pessoas que se sentem desprezadas e muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade.
Como ajudar?
Acesse o link https://benfeitoria.com/medicosdomundo para fazer sua doação no fundo Todo Cuidado Conta e contribuir com a campanha.
Quem é a Médicos do Mundo?
É uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, sem caráter religioso ou filiação político-partidária, acredita que todo cidadão tem direito ao cuidado da saúde física e mental.
Tendo como pilares o acolher, o cuidar, o educar e orientar, buscam fomentar a solidariedade por meio da rede de voluntários, integrada por alunos e profissionais da saúde de diversas especialidades.
Atua em seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Curitiba, Santa Catarina além de quatro países africanos.
*Crowdfunding ou Financiamento Coletivo;
*Matchfunding – para cada real que uma pessoa colocar em um projeto de financiamento coletivo (crowdfunding), a organização parceira do projeto coloca mais um real.