Games e Tecnologia

Merino: desvendamos a funcionalidade deste tecido

Fibra natural excelente tanto para o verão quanto para o inverno, conheça tudo sobre este tecido.

Ads 02

Quem gosta de esportes outdoor, certamente conhece o Merino, uma lã que vem de uma raça de ovinos (carneiros e ovelhas) do mesmo nome. O tecido é bastante indicado para prática de esportes ao ar livre, como trekking e montanhismo, devido às suas propriedades funcionais. Ainda, é um material bastante versátil e tem excelente durabilidade, o que o torna indicado para o uso no dia a dia.

A provável origem do tecido é a Espanha, porém atualmente os Merinos são criados na Austrália e Nova Zelândia, em sua maioria. A raça se popularizou após ficar constatado que podiam sobreviver em diferentes climas e temperaturas. A fibra natural é bastante macia, além de ser capaz de manter o calor do corpo em temperaturas mais baixas. Já no verão, torna-se um tecido leve e refrescante.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre as propriedades do tecido e também sobre as roupas da Solo produzidas com esse material.

Ads 03

Fios com qualidade superior

O Merino é considerado um tecido premium no segmento esportivo. Há vários tipos de tecido, e a classificação é de acordo com o diâmetro do fio. Mícron é a medida da espessura da fibra da lã e, quanto menor seu número, mais fina e macia é a lã.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Agricultura moderna: avanço da agrotecnologia

O fio Merino é bastante fino se comparado a outros, o que dá um extra de maciez. Por essa razão, após a Primeira Guerra Mundial o tecido se tornou um dos mais desejados por estilistas para a produção de suas peças, tornando-o uma espécie de queridinho da moda.

Ads 04

Já nos dias de hoje, a Solo produz malhas, calças segunda pele, blusas, camisetas, gorros e peças de underwear há pelo menos 4 anos, utilizando fios de 18,5 microns – composta por 95% ultrafine merino e 5% de elastano (lycra).

Não entendeu o quão fino é o fio utilizado pela Solo? Então, pense que um fio de cabelo tem cerca de 100 microns de diâmetro. Ou seja, o fio da Solo tem o diâmetro mais do que 5 vezes menor.

Durabilidade

Ads 05

Apesar de extremamente fino, o merino é um tecido super resistente. Tanto é que foi muito usado na primeira metade do século XX em roupas militares. Nos dias de hoje, devido às propriedades do tecido, é utilizado como matéria-prima para fabricação de peças esportivas premium.

Saiba mais >>   OrionPC apresenta Telas Profissionais para Mídia Digital em Elevadores

É considerado um material de alta durabilidade, com gramatura de 140g/m² (uma folha de papel sulfite tem, em média, 70g/m²). As peças da Solo contam com 95% desse tecido em sua composição. Os outros 5% são de elastano, que evita que o tecido se deforme e aumenta ainda mais a durabilidade das peças. Para facilitar ainda mais a vida de quem usa, as peças não requerem cuidados especiais e podem ser lavadas normalmente na máquina.

Propriedades funcionais

O merino se encaixa na categoria “Performance by Nature”, uma categoria própria de tecidos de origem natural que são propícios à prática de esportes. O mesmo não ocorre com os tecidos sintéticos.

Uma das características que se destaca na lã merino é que se trata de um tecido excelente regulador de temperatura, com grande amplitude térmica. Em outras palavras, regula a temperatura tanto no frio quanto no calor. Por isso, pode ser usado em qualquer estação. No calor, controla o suor. Já no frio, mantém o calor do corpo. Por isso, é comum encontrar peças “coringas” feitas do material, bem versáteis.

Saiba mais >>   Buy Office Marketplace: E-commerce de móveis de escritório projeta 20 milhões em venda até o final do ano

Outra característica relevante, que vale a pena ser mencionada, é o poder antibacteriano do merino. O tecido naturalmente repele odores desagradáveis, sem que haja a necessidade de adição de produtos químicos. Possui, ainda, proteção natural UV e, por ter fios bem finos, não fica pinicando quando em contato com a pele.

Selo “verde” da Solo

As peças da Solo são aparentemente simples. Porém, entregam as tecnologias mais avançadas e extraordinárias, tanto no quesito matéria-prima, quanto na costura e acabamento.

A marca também se preocupa bastante com a origem e procedência dos materiais. O merino usado nas peças que carregam a marca Solo possuem certificado que atesta os bons tratos e bem-estar dos animais. O fornecedor da solo é uma empresa da Alemanha que cria seus merinos na Austrália.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]