Mitos e fatos: o que muda no cuidado com os dentes no inverno?
O inverno chegou e com ele vem uma série de hábitos que as pessoas adquirem nos dias mais frios: aumentar o consumo de bebidas quentes para aquecer o corpo, entre elas café, chás, chocolate quente e outras; aumentar o consumo de bebidas alcoólicas; mudar a alimentação para comidas mais “quentes”, como sopas e cremes; aumentar o consumo de alimentos mais gordurosos. Isso sem falar de quem come na cama e vai dormir sem escovar os dentes.
Além de hábitos, fatores naturais, como encolher mais o corpo e mudar a postura no frio também acontece. Que tipo de impactos essas mudanças acarretam nos dentes, na estrutura mandibular e na saúde bucal de modo geral? O Dr. Paulo Scigliano, que atua há mais de 15 nas áreas de Odontologia Estética e Implantologia Oral, responde.
- O frio aumenta a sensibilidade nos dentes? Mito ou fato?
Resposta Dr. Paulo Scigliano: Mito. O problema de hipersensibilidade não é causado pelo frio, mas quando o esmalte, que é a camada protetora dos dentes, se danifica. Ou também quando acontece o chamado “recuo da gengiva”, que expõe a dentina, que é a camada do dente não protegida pelo esmalte, causando essa sensibilidade, não importando a temperatura.
Como eu sempre reforço, a prevenção é a melhor solução para esses casos: ter atenção quando a pessoa já sofre com o bruxismo (hábito de apertar ou ranger os dentes) ou com a mordida cruzada, ou se tem o costume de escovar os dentes com muita força. Tudo isso pode levar à hipersensibilidade. Caso já sofra desse mal, recomendo visitar o dentista para que ele indique a solução caso a caso.
- Os alimentos consumidos no frio causam mais manchas ou cáries nos dentes? Mito ou fato?
Resposta Dr. Paulo Scigliano: Mito. Esse tipo de problema não é causado pelo alimento ou bebida em si, mas pela falta de higiene bucal adequada. Manchas, cáries, enfraquecimento dos dentes, corrosão do esmalte, desconforto e até mesmo dores são causados pela falta de cuidado adequado. Por isso que a visita regular ao dentista é importante: todas as orientações sobre esses cuidados, além das revisões, limpezas de tártaro etc, são adequadamente encaminhados nessas consultas.
- Tomar bebidas quentes no frio “trinca” os dentes? Mito ou fato?
Resposta Dr. Paulo Scigliano: Depende. Para que haja a trinca nos dentes é preciso que o choque de temperatura seja alto (muito gelado em confronto com muito quente). Se, por exemplo, você come um sorvete e em seguida bebe um chá quente, isso talvez possa te trazer esse tipo de problema. Recomenda-se que essa prática seja evitada.
A formação dessas trincas não é um processo imediato, e sim prolongado, ou seja, vai acontecendo progressivamente, de acordo com os hábitos da pessoa. Isso também facilita a possibilidade de manchas nos dentes, por conta dos pigmentos acumulados nestas trincas. Para indicar o tipo de correção adequada para esse tipo de problema, é necessário visitar o dentista.
- Alimentos mais gordurosos ou bebidas alcoólicas, que são mais consumidos no frio, estragam os dentes? Mito ou fato?
Resposta Dr. Paulo Scigliano: Mito. Mais uma vez, reforço que o dano causado nos dentes são frutos de uma limpeza insatisfatória. As bebidas alcoólicas tendem a diminuem a produção de saliva, tornando a boca mais seca, que é um “ambiente agradável” para o desenvolvimento de bactérias.
O mesmo acontece com os alimentos. Gorduras e açúcares são elementos que propiciam a ação bacteriana, mas isso se resolve com a higiene bucal adequada. Por isso, nada de comer e beber na cama e ficar com preguiça de escovar os dentes!
- Dormir mais encolhido, apertar mais os dentes, mudar a postura em tempos mais frios prejudica a dentição? Mito ou fato?
Resposta Dr. Paulo Scigliano: Fato. O nosso corpo é uma máquina totalmente interligada. Postura adequada, alinhamento da coluna, controle do estress e da ansiedade são pontos positivos para preservar os dentes. Mas nem sempre conseguimos dominar essas questões.
Por isso, a consulta ao especialista vai identificar o que está acontecendo com o seu organismo para que a solução adequada ao seu caso seja adotada, como placa de proteção para usar durante o sono, etc.
Sobre o Dr. Paulo Scigliano – Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista (UNIP) em 2001, é Especialista em Implantologia Oral e Prótese Dentária pelo Conselho Federal de Odontologia.
Oficial da Reserva do Exército Brasileiro pertencente ao Serviço de Saúde, permaneceu no Serviço Ativo por sete anos, cuidando dos militares e de suas famílias nas Unidades em que serviu e promovendo a saúde bucal, por meio de Ação Cívico-Social (ACiSo) no vale do rio Ribeira e em população ribeirinha no litoral sul do Estado de São Paulo.
Frequentou por dois anos, como visitante, o Departamento de Periodontia e Prótese Dentária da Universidade de Roma1 ”La Sapienza” Faculdade de Medicina e Odontologia, onde aprimorou seus conhecimentos em Reabilitação Oral com enfoque em Cirurgias Reconstrutivas de Maxílas e Mandíbulas Atróficas. Dedica-se à Reabilitação Oral e Odontologia Estética. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e ITI Member (International Team for Implantology).
Atende em consultório próprio no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP) e como cirurgião–colaborador, na Tutti Odonto, em Santo Amaro, São Paulo (SP).
- Contato: www.pauloscigliano.com
- Facebook: https://www.facebook.com/drpauloscigliano
- Instagram: https://www.instagram.com/dr.pauloscigliano_dds/
- Linkedin: https://www.linkedin.com/in/paulo-scigliano-dds/