Museu da Imagem e do Som do Ceará oferta visita mediada ao seu casarão histórico
A proposta da visita é apresentar as dependências do antigo casarão, relacionando com os diversos usos que o espaço teve ao longo de 73 anos
O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque oferta a visita mediada gratuita “O casarão por dentro e por fora”, a ser conduzida pelos educadores Alisson Freitas e Ana Paula Braga. A programação acontecerá no dia 15 de abril (sábado), às 16h. Serão 25 vagas, com inscrições por ordem de chegada a partir das 14h na recepção do Casarão do MIS. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.
Sobre o Casarão
O atual endereço do Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, situado na Avenida Barão de Studart, 410, resguarda grande memória sobre as mudanças urbanas da cidade de Fortaleza. Projetado pelo arquiteto cearense José Barros Maia (Mainha) e construído em 1950, o “casarão do MIS” foi originalmente a residência da família do senador Fausto Cabral – cumprindo esse papel até 1963. Esse ano também marca a mudança de uso da casa, que passaria a funcionar, no governo de Virgílio Távora, como Palácio Oficial de Governo de 1963 até 1970.
Por 20 anos (1970 – 1990), o edifício abrigou o antigo Museu Histórico e Antropológico do Estado e seu variado acervo. Em 1996, o Museu da Imagem do Som, anteriormente situado no subsolo da antiga Biblioteca Menezes Pimentel, passa a funcionar no espaço.
Com o ampliamento do MIS realizado entre 2018 e 2022, o Casarão foi restaurado e teve alguns espaços modificados para o novos usos. De residência a museus, a edificação resguarda grande histórico de uso e até hoje projeta memórias de diferentes Fortalezas.
Sobre Alisson Freitas
Nascido no Pirambu, é mestrando em História pela Universidade Estadual do Ceará, pesquisador e colaborador de projetos ligados à História do Ceará. Já atuou em alguns espaços culturais da cidade como educador museal e, no momento, compõe a Equipe de Educação e Formação do Museu da Imagem e do Som do Ceará.
Sobre Ana Paula Braga
Travesti, preta, de Fé Afro-brasileira. Formada em Gastronomia, bacharel em Teologia e graduanda em História. Educadora vinculada à Coordenação de Educação e Formação do MIS.
SERVIÇO
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
- Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
- Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.
Visita mediada “O casarão por dentro e por fora”
Com Alisson Freitas e Ana Paula Braga
Data:15 de abril (sábado)
Horário: 16h
Local: casarão do MIS
Inscrições: por ordem de chegada, a partir das 14h, na recepção do casarão
Vagas: 25