Nariz torto: saiba o que provoca e como tratar esse problema
Neste conteúdo você vai saber sobre
A insatisfação com o nariz torto pode ser um dos problemas entre as pessoas que buscam por uma intervenção cirúrgica. Afinal, existem situações em que o estado do nariz pode impactar muito na autoestima e bem-estar de alguém.
Nesse sentido, ao longo do conteúdo explicamos mais sobre as características do nariz torto, possíveis causas e até mesmo soluções. Encontrar um especialista em rinoplastia é o primeiro passo para quem deseja uma cirurgia de sucesso.
Confira a leitura conosco e saiba como determinados procedimentos podem ajudar nesses casos.
Quais as características do nariz torto?
Ao falar sobre o nariz torto, não podemos deixar de mencionar as principais características desse tipo de nariz. Sendo assim, é muito comum que ele tenha um desvio no septo nasal, que em cada caso, pode variar entre menor ou maior grau.
Além disso, existem situações em que é possível observar desvios no dorso nasal e até mesmo na ponta do nariz. Com isso, fica ainda mais perceptível a ponta mais direcionada para um dos lados.
De qualquer forma, para identificar um nariz torto, é indicado que haja a avaliação de um profissional. Isso porque, ele será capaz de fazer um exame físico, verificando as proporções e até os desvios mais sutis.
O que provoca o nariz torto?
O nariz torto pode ser resultado de situações distintas. Isso porque, existem casos que ele pode ocorrer naturalmente, como resultado das combinações genéticas de uma pessoa.
Nesta situação, é algo que já nasce com você, resultado das características de seus pais.
Mas também há situações em que o nariz torto pode ser causado por traumas físicos, como um acidente.
Do mesmo modo, não podemos esquecer de pessoas que ficam com o nariz torto após cirurgias mal feitas. Por isso é tão importante buscar profissionais especializados para evitar resultados ruins que vão exigir outros procedimentos no futuro.
De qualquer forma, saiba que esses desvios podem estar presentes na estrutura formada pelos ossos e cartilagens da região. E caso você não esteja satisfeito com seu nariz, devido a algum desses desvios, é possível buscar uma intervenção.
Quais as soluções para esse problema?
Além de entender o que é nariz torto, você precisa conhecer as possíveis soluções para esse problema. A boa notícia é que existem vários tipos de procedimentos que podem ajudar nesses casos.
Sendo assim, é ideal que um profissional avalie o nariz para tentar entender qual a melhor forma de buscar uma estrutura mais harmoniosa. Veja mais sobre essa soluções a seguir!
Rinomodelação
A rinomodelação não é um procedimento que oferece resultados definitivos, por isso, ela pode ser repetida mais vezes.
Mas neste caso, não estamos falando de uma cirurgia tão interventiva, uma vez que só ocorre a aplicação de ácido hialurônico no nariz.
Ou seja, a substância irá preencher a estrutura do nariz, suavizando os traços que o tornam torto. Como o ácido é absorvido pelo organismo, seus resultados duram um determinado período de tempo.
Ressecção
Já a ressecção é outro procedimento que não chega a ser tão invasivo e que pode ajudar a resolver o problema do nariz torto.
Sendo assim, é normal que o processo conte com pequenos cortes em determinadas áreas do nariz para melhorar sua aparência. Inclusive, é normal que seja feita em partes como as asas nasais.
Rinoplastia
Agora, partindo para procedimentos cirúrgicos que contam com uma intervenção maior, temos a rinoplastia. Neste caso, seus resultados são definitivos e o profissional pode aplicar técnicas específicas para ajudar em cada caso.
Desse modo, a rinoplastia consegue fazer alterações na estrutura nasal e oferece bons resultados, principalmente se feita por profissionais especializados.
Vale ressaltar que ela é capaz de ajudar tanto em questões estéticas quanto funcionais, o que pode ser útil para resolver mais de um problema ao mesmo tempo.
Septoplastia
Em casos de nariz torto por desvio de septo, é possível adotar a septoplastia que terá grandes contribuições para a parte funcional do nariz.
Afinal de contas, ao corrigir o septo, a pessoa terá ainda mais facilidade para respirar bem. Portanto, estamos falando de um processo importante para a qualidade de vida da pessoa.
Septorrinoplastia
Neste caso, estamos falando de um procedimento que une a septoplastia com a rinoplastia. A ideia é justamente fazer com que o paciente passe por um único procedimento para evitar possíveis traumas cirúrgicos.
Ou seja, é um caso em que o profissional observou a necessidade de unir técnicas capazes de resolver o problema do paciente. E claro, em um único processo a recuperação também tende a ser mais rápida.
Sem mencionar que a pessoa não tem tantos incômodos ao passar por dois tipos de procedimentos diferentes.
Como a rinoplastia pode ajudar na correção do nariz torto?
Até aqui, você entendeu vários detalhes a respeito do nariz torto e formas de corrigi-lo. Como dissemos, a rinoplastia é um dos processos mais eficazes, uma vez que traz resultados definitivos.
Nesse processo, o cirurgião responsável busca realinhar a estrutura nasal com a linha média do rosto. Assim, ele reposiciona os ossos e a cartilagem até que elas estejam na posição ideal.
Mas claro, de forma que a estrutura interna permite que o paciente respire bem. Logo, não é um cuidado apenas estético, uma vez que existe um alinhamento com a parte funcional.
Para que isso ocorra perfeitamente, a cirurgia tende a ser aberta, quando o profissional tem uma visão clara de todo o nariz. Portanto, a pele é levantada, há as mudanças nos ossos e cartilagens, e depois tudo é reposicionado.
Conclusão
Depois de todas essas informações, você entende o que pode causar o nariz torto e também conhece as soluções para esse problema. Como explicamos, existem processos mais simples e outros mais complexos.
Isso porque, cada caso pode precisar de cuidados específicos para chegar em um bom resultado. Sendo assim, para algumas pessoas o preenchimento pode ser suficiente, mas para outras é preciso ter uma cirurgia para consertar a estrutura.
De qualquer forma, é bom ter o acompanhamento de um profissional responsável para adotar os métodos mais adequados, com todos os cuidados.