O que é branding e como construir para seu negócio?
Neste conteúdo você vai saber sobre
O sonho de toda empresa é ter sua marca reconhecida, em um nível no qual sempre que um consumidor estiver em busca de um produto específico, o nome do seu negócio seja o primeiro a surgir. E para alcançar isso, é preciso desenvolver o branding de sua empresa.
Existe um conceito conhecido no marketing como Top of Mind, ou seja, o topo da mente, a principal referência para aquele produto ou serviço.
Para atingir esse almejado objetivo, as marcas precisam trabalhar com algo que vai além dos seus serviços, pensando também em como o seu nome se destacará no convívio de seus clientes, como um assunto vivo.
O nome branding remete justamente à ação de tornar sua marca (brand) em algo em contínuo movimento, garantindo que o nome da sua empresa não seja apenas um título estático, mas um tópico de conversas que esteja sempre presente no cotidiano dos clientes.
Como funciona o branding?
O objetivo principal do branding é manter vivo o nome da sua empresa, sendo algo desdobrado aos mais diversos setores da sociedade, e para alcançar objetivos tão grandiosos é preciso utilizar um conjunto importante de estratégias de marketing.
A gestão da marca precisa trabalhar não apenas com o objetivo de vender seu produto, mas garantir que o nome dela em seja algo positivamente reconhecido.
Ou seja, indo além da qualidade do produto, por mais que ele seja essencial para realizar esse trabalho, garantindo que uma oficina de direçao hidraulica, por exemplo, não só entregue o melhor trabalho possível, mas que também seja amplamente reconhecida por isso.
A construção de um bom branding se estende para os mais diversos setores da indústria, podendo ser aplicado a todo tipo de serviço, só é preciso ter um conhecimento profundo daquilo que sua marca oferece e como o seu público reage, e qual o nível de reconhecimento que precisa ser conquistado.
Isso porque uma fábrica de acrílico, por exemplo, não necessita ser conhecida pelo público final, já que atua especificamente no ramo industrial, como fornecedor de matéria para outros setores diversos.
Nesse caso é recomendável focar o seu trabalho de reconhecimento em um público mais seleto, para que ele atinja resultados maiores do que se falasse abertamente com o grande público.
O que pode até ser recomendado, por meio de campanhas institucionais, por exemplo, mas tudo vai depender do capital disponível e dos objetivos a longo prazo de uma companhia em específico.
Uma tática diferente de uma loja de, por exemplo, camisas personalizadas, mais preocupada em lidar direto com o grupo-alvo. O branding é uma ferramenta importante para a construção da marca, mas também para a contínua manutenção dela.
Essa característica de constante movimento é essencial para que o nome do seu negócio permaneça relevante, pois o público vive em constante estado de mudança, assim como o mercado, com o surgimento de novos concorrentes e novas possibilidades de trabalho.
Por isso o branding não é algo feito somente ao abrir seu negócio, é preciso um setor que atue com ele de forma frequente.
Por mais que a sua empresa seja reconhecida como um grande fornecedor de papel toalha de uma rede importante de restaurantes, é importante manter essa imagem sempre ativa, principalmente para que o cliente não migre para o concorrente.
Esses exemplos demonstram a importância de se trabalhar continuamente o branding de sua empresa, mas qual a melhor forma de gerir sua marca, tendo esse objetivo em questão?
A importância de uma boa gestão da marca
Não é novidade para quem possui um negócio a importância de se ter uma boa gestão em todas as pontas, principalmente para manter a empresa em amplo funcionamento e com resultados visíveis.
Cuidar da relação entre lucros e gastos de uma empresa, assim como o gerenciamento eficiente de seus funcionários são conceitos conhecidos para alguém que busca o crescimento e a manutenção do seu negócio.
A mesma coisa vale para o nome de sua companhia, que necessita de um olhar organizado, para que o bom serviço produzido em seu negócio não fique escondido por trás de suas portas e seja altamente reconhecido e recomendado pelo público.
Afinal, além de seus clientes reconhecerem seu restaurante como o melhor buffet self service quente e frio, eles também precisam encontrar recomendações e resultados amplos da sua empresa.
Para desenvolver da melhor forma possível a sua marca é preciso compreender o comportamento e as características do seu público, para apresentá-la como algo capaz de realizar todos os seus desejos e anseios, nem que para isso seja preciso alimentá-los na cabeça do consumidor.
Conhecer a si mesmo, assim como o consumidor
Se a função do branding é tornar sua marca em algo fácil de ser identificado, antes é preciso que a empresa compreenda quais entre as suas características a tornam digna dessa possibilidade.
Para isso é recomendável definir quais são os objetivos de sua empresa respondendo um conjunto de questões como:
- Quais a missão que move minha empresa?
- Como ela se identifica com o público?
- As ações da empresa são condizentes com os valores apresentados?
- Esses valores podem ser facilmente encontrados em meus produtos?
- Meu produto é capaz de vender junto uma ideia?
A partir dessas indagações é possível expor detalhadamente os objetivos de sua empresa, e com isso trabalhar na criação de laços com um público que está em busca de elementos semelhantes aos que o seu negócio oferece, indo muito além do produto em si.
Uma etapa importante para desenvolver o branding de sua empresa é a criação de uma personalidade, ou seja, tornar o título frio da sua companhia em algo merecedor da atenção do público.
Tendo esse posicionamento definido é mais fácil de se desenvolver uma conexão maior com o consumidor, que será convencido a escolher sua empresa, não apenas por uma necessidade, mas por se sentir conectado aos ideais que ela oferece.
Após a construção dessa promessa é preciso transmiti-la. O conteúdo que a marca oferece é um grande facilitador nesse sentido, estabelecendo uma conexão com o público que vai além do que é oferecido por meio do produto.
É preciso não só focar na venda comercial, mas também na venda de uma ideia. Nesse momento é indispensável se manter atento aos conceitos passados pelo marketing, no qual são necessários alguns pontos, como:
- O nome;
- As cores institucionais;
- O slogan da sua marca;
- Entre outros atributos.
Isso tudo é importante para que alguém busque por, por exemplo, “agência de eventos SP” seja chamado atenção para a sua agência em específico.
Nesse momento voltamos aos fundamentos do marketing, esclarecendo o porquê dos chamados 4 Ps serem tão importantes para a manutenção do seu produto no mercado.
Mix de marketing e como ele se integra ao branding
O conceito de marketing mix, mais reconhecido pelo seu nome mais simples, os 4 Ps do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), é algo que se conecta diretamente ao branding.
Isso porque podem ser usados não apenas como forma de impulsionar a venda de um produto, servindo também para a venda de uma ideia, que é o principal foco do branding em relação à missão de estabelecer uma marca como algo que vai além daquilo que comercializa.
A concepção mais comum do que seria um produto é de algo material que pode ser comercializado, mas para uma empresa de serviços o seu conceito abstrato é mais fácil de ser compreendido. É justamente esses conceitos intangíveis que serão trabalhados por meio do branding.
Através de fatores como preço, praça (onde esse produto será ofertado) e promoção (as ações relacionadas à forma em que seu produto ou serviço será ofertado) é possível entender melhor a importância do reconhecimento da marca.
Afinal, já que mesmo com um concorrente mais barato ali disponível, o cliente opta por escolher o seu produto, sendo esse um sinal de como o nome da sua marca é forte no mercado. Resultado de algo que foi anteriormente trabalhado.
Para que sua marca seja vista como um diferencial, é preciso que ela tenha algo único, o que muitas vezes não está relacionado ao produto em si.
Por exemplo, um fabricante de etiquetas adesivas não precisa necessariamente focar somente nas qualidades técnicas do seu produto, podendo destacar ao mesmo tempo a variedade de setores com os quais trabalha.
Dessa forma, é possível se estabelecer como um nome essencial em diferentes ramos, lidando com o setor de segurança, a indústria de eletrônicos, o setor alimentício e de bebidas, até uma fábrica de confecção de uniformes.
Tudo isso vendendo a imagem de uma empresa versátil e adaptável, o que à primeira vista pode não ser o esperado de alguém que atua com adesivos.
Conclusão
A implementação de um bom branding é capaz de destacar o seu negócio, fidelizando seus clientes e conquistando novos em lugares inesperados, tudo graças ao poder que foi empregado ao nome do seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.