O que é investir na bolsa de valores e como começar a aplicar?
Neste conteúdo você vai saber sobre
É comum que, ao pensarmos em bolsa de valores, automaticamente imaginemos centenas de pessoas gritando sobre compras e vendas de ações em chamadas telefônicas. Mas esta não é mais a realidade dos grandes centros de investimento ao redor do mundo. Então, o que é investir na bolsa de valores?
Primeiramente, esqueça tudo o que “O Lobo de Wall Street”, filme de 2013 estrelado por Leonardo DiCaprio, lhe ensinou. Na era do digital, não existe mais a imagem do corretor que liga para a sua casa oferecendo ações.
Atualmente, as compras e vendas de artigos são realizadas pela internet, por meio do home broker. O que continua o mesmo é onde essas ações estão localizadas: as famosas e cobiçadas bolsas de valores.
Durante este artigo, você vai, finalmente, aprender sobre o como funciona a casa dos investimentos de renda variável. Confira alguns pontos que serão abordados ao longo do texto:
- O que é bolsa de valores?
- Como funcionam as ações na bolsa?
- Qual a diferença entre Ações Ordinárias e Ações Preferenciais?
- Por que investir na bolsa de valores?
- Como investir na bolsa de valores?
Continue com a gente para possamos aprender, juntos, a investir na bolsa de maneira segura e lucrativa!
O que é bolsa de valores?
Não é incomum encontrar matérias que narram a história de quem ganhou um bom dinheiro com investimentos na bolsa de valores. Por isso, existe o falso mito de que investir em ações seja algo apenas para ricos.
Estamos aqui para contar que, na verdade, você não precisa ser rico para investir em renda variável. E, para entrar no mundo das ações, é necessário que, primeiro, entendamos o que é bolsa de valores.
Imagine um mercado: cada empresa coloca um produto para ser vendido dentro do estabelecimento. A bolsa de valores funciona da mesma forma, mas, em vez de itens alimentícios, o consumidor encontra frações de empresas.
Ou seja, a bolsa brasileira, conhecida como B3, reúne todas as empresas com sede no Brasil que possuem capital aberto, possibilitando a compra de partes do negócio por acionistas.
Mas não são apenas frações de empresas que são negociadas na B3. Além das famosas ações, é possível adquirir:
- títulos do Tesouro Direto, que são investimentos de renda fixa. Neles, você “empresta” dinheiro para o governo, que devolve com juros definidos na hora da compra;
- fundos imobiliários, no qual você adquire uma fração de um imóvel. Este tipo de investimento faz parte da renda variável e também é adquirido pelo home broker.
Esses são dois dos investimentos mais conhecidos que podem ser feitos na bolsa de valores brasileira. Mas, é impossível não associar a B3 ao seu artigo mais famoso: as ações.
Vale lembrar que, assim como em qualquer ambiente de negócios, as bolsas de valores também possuem um horário para funcionar. Você pode efetuar compras ou vendas de títulos, conhecido como “pregão”, das 9h até às 18h.
Como funcionam as ações na bolsa?
Fonte: Pixabay
Como já dito, a bolsa de valores de um país possui diversas ações, que são partes de uma empresa. Reunidos neste único lugar, os investidores podem vender ou comprar esses títulos.
Ao comprar uma ação, o cidadão torna-se um acionista da empresa. Com isso, os negócios podem decidir que tipo de sócios eles desejarão ter. Essa possibilidade de escolha resultou em três tipos diferentes de títulos.
Antes de explicar quais são essas categorias, é importante observar que as ações estão dispostas por uma sequência de letras. Por isso, você encontrará, no home broker, seu título com uma pequena abreviação contendo quatro letras e um número. Por exemplo: PETR3 (Petrobras).
O que é investir na bolsa de valores? Conhecendo os diferentes tipos de ações
Ações Ordinárias (ON)
Neste tipo de ação, o investidor poderá votar em assembleias da empresa. Isso garante que a sua voz seja ouvida na tomada de decisões da companhia. Podemos encontrar as Ações Ordinárias com o final representado pelo número três.
Ações Preferenciais (PN)
Ao optar pelas Ações Preferenciais, que apresentam final com o dígito quatro, o investidor estará priorizando o recebimento de dividendos. Isso significa que, ao escolher as PN, o acionista terá preferência na hora do compartilhamento de lucros.
UNITS
Finalizadas com o número 11, essas as UNITS representam uma ação que é tanto Preferencial quanto Ordinária. Ou seja, além de terem voz ativa nas assembleias, os acionistas também têm prioridade no recebimento de dividendos.
Por que investir na bolsa de valores?
Agora que você entendeu como funciona o investimento na bolsa de valores, está na hora de compreender por que aplicar o seu dinheiro na renda variável.
Como o próprio nome já diz, a renda variável possui um maior risco por conta da volatilidade do mercado. Ou seja, assim como as ações podem crescer astronomicamente, elas também podem cair.
Por isso, aplicar na bolsa de valores não é para investidores conservadores, que preferem investimentos de baixo risco. Para comprar e vender ações, o acionista deve estar preparado para o humor variável do mercado, não se assustando com os seus altos e baixos.
Se você é investidor moderado ou agressivo, a bolsa de valores pode ser um ótimo lugar para investir o seu dinheiro. Isso acontece porque você estará disposto a enfrentar o risco de um investimento em renda variável e esperar por lucros maiores ao longo prazo.
Mas você já parou para pensar sobre o que leva uma pessoa a investir em ações? É possível encontrar dois motivos principais:
- recebimento de dividendos, que são parte do lucro da empresa dividida aos acionistas. Se o seu objetivo é cultivar uma renda passiva, é necessário conhecer as companhias que são boas pagadoras de dividendos;
- crescimento das ações. Neste caso, o investidor compra um título por acreditar no crescimento da empresa, visando o aumento do valor das ações no futuro.
É claro que você pode – e deve – diversificar a sua carteira de ações! Por isso, há espaço para investir com as duas estratégias!
Como investir na bolsa de valores?
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Pye-x2VSKY4
Você lembra que, no início do texto, afirmamos que as ações não são mais vendidas e compradas por telefone? Agora, elas são negociadas em home brokers. Por isso, para investir na bolsa de valores, você precisa abrir uma conta em uma corretora.
O papel da corretora é, simplificadamente, ser uma ponte entre você e o seu investimento, seja em renda fixa ou variável. Nela, você tem acesso ao home broker e a diversas outras aplicações, como Tesouro Direto e fundos imobiliários.
A bolsa de valores pode ser um ótimo investimento para você aumentar seu patrimônio a longo prazo. É importante, sempre, seguir seus princípios: compre ações de empresas que você acredita e se identifica, afinal, você será um acionista!
Entendeu o que é investir na bolsa de valores?
Agora, você já sabe o que é investir na bolsa de valores. Então, está na hora de colocar os ensinamentos deste texto em prática. Por isso:
- escolha uma corretora certificada pelo Banco Central do Brasil, evitando fraudes;
- assista a transmissão ao vivo de fechamento de mercado, aumentando sua familiaridade com o humor das ações;
- estude o mercado, suas variações, os momentos de crise e as altas das ações. Assim, você estará preparado para o que der e vier;
- invista em ações que sigam os seus valores e em empresas que você acredita.
Com muito estudo e mão na massa, é possível, sim, fazer com que seus investimentos na bolsa de valores floresçam e deem muitos frutos. Veja bem-vindo ao mundo da renda variável!