O que é massagem shiatsu?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Desde antigamente, na época da Grécia Antiga, a técnica de massagem já era muito utilizada para trazer benefícios ao corpo e à alma.
Isso devido ao fato da massagem ajudar na dilatação dos vasos sanguíneos, o que melhora a circulação, alivia as tensões do corpo como um todo e estimula o processo de eliminação de toxinas. Além disso, olhando pelo aspecto das emoções, a massagem é muito interessante para o equilíbrio da nossa mente.
Existem inúmeras técnicas de massagens, como a massagem desportiva, a massagem sueca, a massoterapia no Rio de Janeiro, a massagem shiatsu, entre outras.
Hoje falaremos um pouco mais sobre a massagem shiatsu. Continue a leitura deste artigo para saber tudo sobre essa técnica!
O que é massagem shiatsu?
A massagem Shiatsu é uma técnica oriental a qual exerce uma leve pressão em determinadas regiões do corpo, isto é, pressionam-se os polegares, os dedos e as palmas das mãos sob o corpo.
O objetivo é liberar a energia considerada bloqueada para corrigir as disfunções internas, promover a saúde e auxiliar no tratamento de certas doenças.
Essa técnica tem um embasamento nos princípios da medicina oriental, em que o organismo elimina determinado problema de forma natural.
O Shiatsu tem o objetivo de garantir saúde, vigor e disposição para todos aqueles que almejam ter uma vida saudável e sem estresse.
Para quais enfermidades a massagem shiatsu é indicada?
A fim de gerar alívio nos sintomas, a massagem shiatsu é indicada para diversos problemas que acometem a saúde, podendo-se destacar as seguintes:
- Dor nas costas;
- Dores musculares;
- Doenças o corpo pulmonares, como sinusite e rinite;
- Fraturas em vértebras;
- Hérnia de disco;
- Prevenção contra varizes;
- Bexiga caída;
- Incontinência urinária e fecal;
- Fibromialgia, artrose, nevralgia, artrite reumatóide;
- Cólicas menstruais;
- Síndrome do pânico, depressão e ansiedade.
Entre outros.
Apesar das sessões de massagem shiatsu serem voltadas para a prevenção, dando ênfase e destaque à saúde, o tratamento também pode ser utilizado como terapia alternativa e como uma forma de auxiliar na cura de doenças.
Quando não é indicada a massagem shiatsu?
Em alguns casos, a massagem shiatsu não é recomendada. Esses casos, especificamente, são:
- Febre;
- Infecções;
- Doenças contagiosas;
- Câncer;
- Gravidez, pois existem alguns pontos que podem ser abortivos.
É importante ressaltar que, embora não seja indicada por muitos profissionais da saúde, a massagem shiatsu pode ser feita na gravidez, também, para melhorar a circulação sanguínea e aliviar dores musculares.
Entretanto, é fundamental escolher bem os profissionais que irão fazer esse procedimento. Eles precisam conhecer de fato essa técnica, garantindo um relaxamento adequado, sem oferecer riscos à gestante e ao bebê.
Fora isso, não há outras restrições (mas, sempre é bom consultar e se orientar com profissionais bem capacitados), sendo, inclusive, livre para todas as idades.
Até os bebês podem ser beneficiados com a massagem shiatsu, tendo maior relaxamento.
Para idosos, os quais costumam apresentar maiores problemas nas articulações, na coluna, nos músculos, entre outros, o Shiatsu pode oferecer benefícios e resultados ainda mais evidentes.
Conclusão
Agora que você está por dentro de tudo sobre a massagem shiatsu, como ela funciona, quem pode fazer e quando ela é indicada, está na hora de marcar a sua primeira massagem com um profissional bem capacitado e qualificado.
Se o seu objetivo é ter uma experiência completamente relaxante, aliviando o estresse, tratando doenças e prevenindo o desenvolvimento de outros problemas físicos, lembre-se que a prática regular da massagem shiatsu pode assegurar vantagens mais rapidamente.