O que o cigarro faz no psicológico de uma pessoa?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Muitos fumantes pensam que o fato de fumar contribui para reduzir o estresse e outros problemas psicológicos, como a depressão e a ansiedade.
Eles acreditam também que parar de fumar poderia piorar os sintomas de algum problema mental.
No entanto, estudos já mostraram que o tabagismo tem um impacto negativo na saúde mental das pessoas, e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui!
Se você quer entender melhor qual a ação do cigarro no psicológico de uma pessoa, vale a pena continuar a leitura!
O que o cigarro faz no psicológico de uma pessoa?
O cigarro é uma maneira de obter prazer, lidar com o estresse e até mesmo ajudar a se concentrar. Isso pode criar uma dependência psicológica ligada aos efeitos psicoativos da nicotina que proporciona estimulação intelectual e ação ansiolítica.
Quando a pessoa fuma, a nicotina é absorvida pelos pulmões, circula no sangue e chega ao cérebro em menos de 10 segundos.
Dessa forma, a nicotina estimula o cérebro provocando a liberação de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem-estar.
A questão é que para obter essa sensação de bem-estar, a pessoa fuma cada vez mais.
E quando a quantidade de nicotina se torna insuficiente no organismo, a pessoa pode ter sintomas como ansiedade, irritabilidade, depressão, oscilações de humor…
O que é a dependência psicológica do cigarro?
O tabagismo causa uma forte dependência psicológica na maioria dos fumantes.
Embora sejam conscientes que o cigarro faz mal à saúde, eles não conseguem controlar sua vontade de fumar, ou seja, a dependência é mais forte do que a vontade.
Assim, cada vez que o fumante dá uma tragada, ele associa inconscientemente esse gesto a um aspecto positivo ligado à situação que ele acabou de vivenciar.
Na verdade, o fumante pode associar o cigarro ao prazer, ao estresse ou à raiva. Pouco importa o momento que ele decide fumar, o que conta é que o cigarro vai fazê-lo se sentir melhor.
Se você é uma dessas pessoas, sabe muito bem como é difícil parar de fumar e se já tentou de tudo e nada deu resultado, uma sugestão é fazer uma terapia psicológica, pois esse suporte pode fazer toda diferença.
Parar de fumar melhora a saúde mental?
Agora que você entendeu o que o cigarro faz no psicológico de uma pessoa, será que parar de fumar melhora a saúde mental?
Uma pesquisa recente mostrou que as pessoas que param de fumar durante pelo menos 6 semanas melhoram seu bem-estar mental e reduzem a ansiedade, estresse e depressão.
Como já foi dito, alguns fumantes pensam que fumar ajuda a reduzir seu estresse e sintomas depressivos, e se parassem, isso poderia piorar.
Além disso, têm receio de seu possível impacto negativo na sua vida social e amizade.
Mas, de fato, é o contrário.
Se você é um ex-fumante e contou com o apoio de consulta com terapeuta para largar o vício, provavelmente deve ter percebido uma grande melhora na sua saúde mental.
Isso porque, já foi demonstrado que a dependência à nicotina aumenta fortemente o risco de transtornos de ansiedade e um outro estudo mostrou que fumar deixa a pessoa depressiva.
Portanto, fumar melhora não somente a saúde mental, mas diminui o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer…
Conclusão
Compreendendo melhor o que o cigarro faz no psicológico de uma pessoa, deve ter percebido também que parar de fumar é benéfico tanto para sua saúde física como mental.
Uma outra razão para parar de fumar: a saúde das pessoas próximas a você, principalmente dos seus filhos, já que o tabagismo passivo é altamente prejudicial.
Então, se você é fumante e não consegue parar, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional o quanto antes, e com certeza, terá uma melhor qualidade de vida!