O que são fan tokens e como eles impactam a indústria esportiva?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Tudo o que você precisa saber sobre os ativos digitais que têm revolucionado a indústria esportiva no Brasil
A tecnologia segue evoluindo e transformando todas as coisas em digitais, seja para facilitar a vida das pessoas, seja para modificar uma indústria e mudar o jeito de investir em algo.
Isso é o que está acontecendo no mundo do futebol. Os famosos ativos digitais têm se tornado cada vez mais comuns através dos fan tokens que os times estão lançando. Aliás, tudo isso serve também para aumentar o relacionamento com os torcedores.
Porém, muitas pessoas não sabem como esses ativos funcionam e quais são os seus impactos dentro da indústria esportiva. Por isso, é importante começar pelo básico e entender o que são fan tokens.
Após, é preciso entender que a Chiliz é uma das plataformas mais conhecidas pelos torcedores e fãs do esporte. A chz oferece tokens que permitem que o torcedor participe de pesquisas feitas pelo clube para que eles possam receber recompensas e promoções.
Para entender um pouco melhor sobre isso, abaixo você confere tudo sobre os fan tokens e como eles têm mudado a indústria esportiva no Brasil.
O que são fan tokens?
Fan tokens são ativos digitais geralmente usados por organizações esportivas ou por instituições de entretenimento. Como a tecnologia tem evoluído todos os dias, os clubes de futebol viram nesses ativos uma maneira de não ficar para trás nessa evolução.
Podemos chamar os fan tokens de criptoativos, muito parecidos com o Bitcoin ou com BNB, mas, neste caso, o objetivo é diferente.
Para facilitar o entendimento, podemos compará-los com cards colecionáveis, em que cada clube de futebol pode ter quantos quiser. Além disso, cada fan token tem um valor.
Então, alguns oferecem mais benefícios do que outros, assim como nos cards colecionáveis. Um exemplo disso são os fan tokens que podem garantir ao torcedor o direito de ir a eventos e receber conteúdos exclusivos.
O impacto dos Fan Tokens
Explicando de maneira simplificada, o maior impacto dos fan tokens é possibilitar que os clubes de futebol tenham mais recursos. Porém, existem outros pontos por trás da estratégia em ter um ativo desse.
Para que isso seja bem-sucedido, é preciso que o clube tenha uma equipe de marketing realmente qualificada, pois é ela que vai conduzir essa nova abordagem.
Além disso, o sucesso de um fan token vai depender de como o clube vai trabalhar com ele e se vai de fato aproveitar as oportunidades que esse universo pode dar.
Afinal, este ativo não está ali para aumentar a influência que a imagem do time pode ter, mas, sim, para abrir novas portas quando o assunto é consumo. O resultado positivo depende estritamente do clube e dos profissionais envolvidos.
Os benefícios do fan token
Ao criar um fan token, cada clube consegue definir as próprias regras em torno do ativo digital. Isso significa que eles conseguem estipular quais são os benefícios que os torcedores vão ter ao adquirir um desses ativos. Em relação a isso, existem diversas vantagens, como:
- pode ser usado como fonte de ingressos alternativa, aumentando a diversidade de fontes de renda com produtos e eventos exclusivos;
- dá ao torcedor poder de voto e decisão, permitindo que ele possa opinar sobre o que está acontecendo com o clube e podendo votar em decisões que sejam importantes;
- as recompensas exclusivas costumam ser uma maneira de agradecer ao torcedor pela lealdade para com o clube, indo desde descontos até camisas e ingressos para jogos;
- o ativo oferece segurança e transparência para o torcedor, já que é feito no sistema blockchain, permitindo, então, que ele consiga verificar a autenticidade e originalidade do fan token disponível.