Países Criam Passaportes Digitais De Vacinação Para Retomar O Turismo E Aquecer A Economia
Muitos países já estão desenvolvendo os certificados digitais de vacinação contra a covid-19. O passaporte de vacinação será acessado pelo celular, por meio de um aplicativo, que confirma a imunização do portador. Embora tenha o objetivo de propiciar a retomada do turismo e o aquecimento da economia, o documento nasce cercado de dúvidas éticas, logísticas e jurídicas, até porque a própria Organização Mundial de Saúde ainda é cética em apoiar uma prova obrigatória de imunização na incerteza de que a vacinação possa mesmo evitar a transmissão do novo coronavírus.
“Já existem países que usam o passaporte de vacinação para liberar a entrada apenas das pessoas vacinadas em locais como academias, salas de concertos, restaurantes, cinemas, pubs e shoppings. No Reino Unido, Estados Unidos e em boa parte da União Europeia surgiram protestos de pessoas que consideram esta utilização uma forma de discriminação”, afirma Guilherme Hummel, coordenador científico do HIMSS Hospitalar Forum e do Digital Journey by Hospitalar, sendo também head mentor do eHealth Mentor Institute (EMI). Há ainda o temor que o documento interfira nos direitos trabalhistas, porque possibilita as empresas pedir provas de imunização de seus funcionários.
No Brasil, o Senado Federal acaba de aprovar um projeto de passaporte que, agora, deverá ser discutido na Câmara Federal. A medida suscita torrente de questões difíceis. “O que acontecerá se cidadãos das periferias precisarem mostrar que foram vacinados para entrar em um supermercado, farmácia, shopping ou num ônibus interestadual e isso não for algo que seu telefone móvel seja capaz de prover?”, indaga Guillherme Hummel.
O problema pode ir muito além da posse do celular. Pessoas não alfabetizadas terão dificuldades de obter a certificação. O mesmo ocorrerá com aqueles que tiveram motivos reais para não serem imunizados. “O passaporte caiu de ‘paraquedas’ em todos os países. Sua existência vem repleta de dúvidas conceituais que precisariam ser maturadas dentro de um tempo que a sociedade de 2021 não tem. Está claro que ele será implantado, mas não está claro como vai superar as questões discriminatórias”, conclui.
Digital Journey by Hospitalar
Os temas mais urgentes na área da saúde provocaram mudanças na Hospitalar. O mais importante evento de saúde e principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina adotou um novo formato, que soma experiências digitais e presenciais. Assim nasceu a Digital Journey by Hospitalar, a mais completa jornada de transferência de conhecimento à cadeia de saúde do país. A primeira edição ocorreu em maio e a segunda será realizada entre 17 de agosto e 02 de setembro. Serão nove dias de conteúdo, sempre às terças, quartas e quintas, onde cada um deles será dedicado a uma comunidade do setor.