Plano de saúde, tudo o que você precisa saber
Neste conteúdo você vai saber sobre
PLANOS DE SAÚDE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
Apesar da população brasileira contar com o Sistema Único de Saúde, SUS, o qual é um modelo de referência no mundo todo, problemas não estão ausentes nesse sistema. Pelo contrário, má gestões administrativas e financeiras, muitas vezes, acarretam a falta de uma infraestrutura médico-hospitalar de qualidade, a falta de muitos recursos/utensílios básicos e essenciais, a superlotação, a demora de atendimento e a dificuldade de realizar/marcar consultas ou exames rápidos.
Tais problemas, quase não são vistos em hospitais e em clínicas particulares, o que leva a um tendência de se preferir atendimento médico particular. Entretanto, as consultas e exames privados costumam cobrar valores mais caros e desembolsar essa quantia nem sempre é fácil.
Por isso, para não ser pego de surpresa no orçamento ou para não precisar enfrentar uma fila de SUS, muitas pessoas optam por contratar um plano particular, visto a segurança e a qualidade de vida oferecidos.
O QUE É UM PLANO DE SAÚDE?
Uma empresa privada, operadora de plano de saúde, possui um convênio com rede de hospitais, clínicas e médicos, que são oferecidos para os indivíduos que a contratam, ou seja, o beneficiário possui uma cobertura de atendimento médico em determinadas clínicas e hospitais privados.
Dependendo do tipo de cobertura contratada, a pessoa tem direito a atenção médica desde consultas de rotina a situações mais sérias, como consultas de emergência, tratamentos e cirurgias.
COMO FUNCIONA O PLANO DE SAÚDE?
O primeiro passo é escolher uma empresa operadora confiável e, para isso, nós contamos com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, que, além de ser responsável pela normatização e pela fiscalização de todo o processo contratual do plano escolhido por você, ainda disponibiliza um ranking anual, em que são levados em consideração os aspectos operacional, qualitativo e econômico.
Você pode optar por diferentes tipos de cobertura, como:
- Ambulatorial (cobre apenas consultas, exames e terapias);
- Hospitalar com obstetrícia (cobre apenas internações em hospitais, incluindo parto);
- Hospitalar sem obstetrícia (cobre apenas internações em hospitais, sem direito à parto);
- Ambulatorial + hospitalar com ou sem obstetrícia (conjunto das citadas acima);
- Odontológica;
- Referência (cobertura total).
Além disso, você pode definir a abrangência da área do plano que vai desde a uma cobertura apenas regional a uma cobertura internacional.
Outro ponto a ser escolhido é o tipo de acomodação, individual (apenas uma pessoa no quarto) ou enfermaria (pode ficar com até 3 pessoas no quarto), dependendo do quanto você pode desembolsar.
E muito mais!
Você personaliza seu plano de saúde de acordo com suas necessidades e com seu orçamento.
TIPOS DE PLANO DE SAÚDE
Durante o processo contratual, você deve selecionar qual é o tipo de contratação desejada, podendo ser uma contração:
- Individual ou familiar (indivíduo contrata o serviço);
- Coletivo por adesão (sindicato ou associação profissional contrata o serviço) ;
- Coletivo empresarial (empresa contrata o serviço).
CONCLUSÃO
Você deve pesquisar bastante como funciona cada operadora para escolher aquele plano de saúde que mais seja compatível com sua realidade. É uma decisão muito importante, portanto, você precisa ser bem criterioso e cauteloso!