Pets e Animais

Quais cães são os mais indicados para cadeirantes

Ads 02

Não é novidade alguma que animais, principalmente cães, são grandes amigos dos homens e, por isso, podem ser grandes aliados da recuperação e reabilitação de pessoas com diversos tipos de dificuldades.

Não é de hoje que cães vêm sendo usados para facilitar a mobilidade e o aprendizado de humanos com diferentes tipos de deficiência.

Desde cães guias para cegos, deficientes físicos, diabéticos, epiléticos, até cães treinados para conviver com crianças portadoras de Síndrome de Down, ajudando as crianças tanto no nível social como no físico, a superarem seus limites, desenvolvendo laços afetivos e sociabilidade.

Ads 03

No caso de cães para diabéticos, eles avisam quando há grandes variações do índice glicêmico através do cheiro que a pessoa exala. 

Por outro lado, os cães de alerta, avisam pessoas próximas quando uma pessoa está tendo uma crise de alergia ou epilepsia.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Cães-guia, por exemplo, já são muito conhecidos, mostrando como podem ajudar os humanos, nesse caso, na mobilidade de deficientes visuais. 

Ads 04

Além de oferecer um nível maior de independência para quem conta com sua ajuda, o cão-guia também ajuda na autoestima e socialização de deficientes, aumentando seu equilíbrio físico e emocional.

Saiba mais >>   Técnicas para manter seu pet saudável e ativo dentro de casa

Mas, além de emprestar seus olhos para deficientes visuais, os cães também podem ser de grande ajuda para quem tem alguma deficiência física, ajudando seus donos a levantar, abrir e fechar portas, entre muitas outras ações que podem representar uma enorme dificuldade para quem tem mobilidade reduzida.

Cães treinados

Cães de assistência, Cão de Serviço, Cães guias, Cão inclusão, enfim, são só algumas nomenclaturas diferentes para uma mesma finalidade, auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência, através de treinamentos específicos.

Ads 05

Na verdade, a finalidade desses treinamentos é a inclusão, e isso vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo inteiro.

Ultimamente, os cadeirantes vêm sendo beneficiados por esses cães treinados, fazendo com que executem tarefas simples, mas que podem ser problemáticas para quem tem problema de mobilidade, não sejam mais impeditivas para sua socialização. 

Ou seja, cães podem ser treinados para ajudar quem tem dificuldades com mobilidade, por isso, a cada dia vemos mais projetos surgirem com esse objetivo, treinar os cães para que possam ajudar seus amigos humanos. 

Saiba mais >>   Doença transmitida pelo Aedes Aegypti pode ser fatal para cães

Enfim, são várias iniciativas, muitas gratuitas, como do incrível projeto Cão Inclusão, que busca disponibilizar gratuitamente cães treinados para quem usa cadeira de rodas.

Esses cães de assistência vão oferecer mais autonomia e segurança para quem depende de cadeira de rodas para se locomover, ajudando a abrir e fechar portas, chamar o elevador e até mesmo pegar objetos que tenham caído no chão, como celular, chave ou algum outro item qualquer.

Ainda no caso do projeto Cão Inclusão, vale saber que ele conta com o apoio de empresas para poder selecionar, treinar e manter esses cães. 

Ninguém imagina mas, por exemplo, o processo de preparação de cada animal demora cerca de 2 anos, desde a seleção, educação com uma família voluntária, treinamento específico e ambientação com o cadeirante com quem irá viver. 

Mas, para quem está preocupado com o bem-estar dos cães, vale saber que cada um desses animais treinados trabalha por cerca de 8 anos, com aposentadoria garantida.

Raças de cães mais indicadas para cadeirantes

Embora sejam divididos por categorias, cada uma com suas particularidades, os cães são todos especiais e importantes e mesmo não havendo uma raça específica para cada categoria, existem aquelas que se adaptam mais facilmente.

Saiba mais >>   Cuidados com os pets no inverno: saiba como cuidar do seu animalzinho na época mais fria do ano

Lembrando que o treinamento precisa ser personalizado e planejado de acordo com as necessidades de cada cadeirante e sua rotina, vindo a se tornar indispensável depois de um certo tempo de adaptação.

Embora no Brasil esta categoria de cães para cadeirantes ainda não seja muito conhecida, não existindo nem leis que garantam a permanência deles em locais públicos, tal como ocorre com o Cão-Guia, essa realidade já vem mudando e, hoje, como já falamos acima, existem iniciativas muito interessantes de treinamento de cães para esse fim, até mesmo gratuitas.

Vale ressaltar que a escolha do cão de serviço, ou cão inclusão, obedece algumas características individuais de cada animal, desde o seu temperamento, comportamento e nível de energia, assim como, a rotina do cadeirante, seu nível de atividade e independência. 

As raças mais indicadas são Labrador, Golden Retriever e até mesmo Pastor Alemão, que é considerado um cão de guarda, mas é um animal extremamente leal ao seu dono e muito protetor.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]