Quais cuidados ter em viagens mesmo depois de ter tomado as duas doses da vacina?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Mesmo após completar o ciclo de vacinação, é preciso manter os protocolos de segurança.
A pandemia de Covid-19 impactou diretamente as viagens rodoviárias em todo o território nacional. Após a chegada das vacinas no Brasil, as viagens de ônibus vem sendo retomadas gradativamente. Apesar da flexibilização, é importante ter em mente que, mesmo com as duas doses da vacina, é preciso manter os cuidados para evitar a contaminação e propagação do vírus.
Ao adquirir as passagens, deve-se optar por empresas de ônibus de viagem que sigam adequadamente todos os protocolos. Além disso, é preciso fazer a sua parte. A seguir, você encontra quais cuidados não podem ser deixados de lado no momento da viagem.
Utilize máscara
As máscaras de proteção são indispensáveis para a redução da propagação do coronavírus. Utilizando a máscara corretamente, o indivíduo protege ele mesmo e o próximo, evitando que o vírus circule.
Nas viagens de ônibus, é importante ter consigo máscaras reservas caso aconteça algum imprevisto. Viagens de longa duração também exigem a troca da máscara conforme indicado pelo fabricante: antes de embarcar, atente-se a essa informação. Por fim, a máscara não deve ser abaixada ou retirada em nenhum momento, mantendo sempre nariz e boca cobertos.
Lave as mãos com frequência
Lavar as mãos com frequência é uma das medidas recomendadas para prevenir a transmissão do coronavírus. Nas viagens de ônibus, esse cuidado não deve ser esquecido. Sempre que possível, lave as mãos com água e sabão no banheiro disponível no veículo.
Para diminuir o contato com os demais passageiros, é recomendado que se leve o próprio sabonete, mantendo-o para uso pessoal. A opção mais prática para armazenar e acessar o produto é recorrer aos sabonetes líquidos, que podem ser colocados em recipientes próprios para o transporte em viagens.
Tenha álcool sempre ao alcance das mãos
Além de higienizar as mãos com água e sabão, é possível recorrer ao álcool (70%) para potencializar a proteção. Sempre que tocar em algum objeto presente no ônibus, passe imediatamente o álcool.
As superfícies também podem ser higienizadas com esse produto, mantendo o ambiente esterilizado. Após o uso do álcool, lembre-se de fechar bem a embalagem para que o líquido não evapore.
Evite levar as mãos ao rosto
Mesmo com as mãos devidamente higienizadas, não é recomendado que se tenha contato direto com o rosto. Essa medida de segurança se dá pelo fato de a mão ser uma das partes do corpo que possui maior contato com as superfícies, dessa forma, é possível que o vírus seja transportado até o rosto durante o toque.
Caso sinta ardência ou coceira na região dos olhos, opte por lavar o rosto no banheiro disponível no ônibus com água corrente.
Cuidado nas paradas
Os cuidados necessários no ônibus devem se manter durante as paradas. Desça sempre do veículo com máscara no rosto e álcool em mãos. Durante as refeições, opte por sentar distante de grandes grupos de pessoas, evitando aglomerações. As mãos devem ser higienizadas antes e após a refeição e a máscara deve ser removida apenas durante o consumo de alimentos e bebidas.
Ao pagar a conta, opte pelo uso de cartões de crédito ou débito que podem ser higienizados, evitando o contato com cédulas de dinheiro. Na volta para o ônibus, os cuidados devem ser mantidos de forma rigorosa.
O que fazer caso algum passageiro não siga os protocolos?
O combate ao Covid-19 é uma ação coletiva, portanto todos os passageiros devem colaborar para que as medidas sanitárias sejam mantidas durante todo o percurso. Caso algum passageiro esteja desrespeitando as recomendações de segurança, é possível reportar a situação para um funcionário da empresa presente no ônibus.
Com a colaboração de todos, as viagens rodoviárias se tornam seguras, possibilitando que, gradativamente, seja possível se locomover para novos destinos.