Quando comprar pneus novos para o veículo?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Quando você deve comprar pneus novos para veículo? Confira, a quais sinais de alerta você deve estar atento para saber o momento ideal de substituir os pneus do seu carro, de acordo com a Griffe!
Os pneus são uma das partes mais importantes dos veículos, pois protegem os automóveis do contato com o solo, controlam a tração e estabilidade, contribuem para a movimentação e segurança. Quando um pneu está em condições inadequadas, há grandes chances de ocorrer acidentes graves, estourar o pneu e causar maiores danos ao veículo.
Mas quando comprar pneus novos para o veículo?
A seguir, os principais sinais que indicam a necessidade de comprar pneus novos para seu carro:
1. Profundidade do piso
A regra geral para a profundidade do piso é que seus pneus nunca devem ter menos de 1,6 milímetros de profundidade. Estamos assumindo que seu carro não roda radiais de arrasto aqui (e se o fizesse, você provavelmente não precisaria deste guia).
Se você dirige regularmente em estradas escorregadias ou molhadas, então você vai querer verificar pelo menos duas vezes essa profundidade para manter um nível seguro de tração antes de comprar pneus novos. Para verificar a profundidade do piso do seu pneu, você precisará de um medidor de profundidade do piso de sua loja de autopeças local ou de uma moeda de R$ 1.
Se estiver usando uma moeda, coloque a moeda na ranhura do pneu com a figura desenhada de frente para você. Se puder ver o topo da cabeça da figura, precisará substituir os pneus.
2. A Barra Indicadora de Desgaste da Banda de rodagem
Os pneus novos têm uma maneira mais conveniente de verificar o desgaste dos pneus. Pneus novos têm ‘barras indicadoras de desgaste’ embutidas que só se tornam visíveis quando as bandas de rodagem se desgastam além de sua profundidade segura.
Essas barras de borracha planas correm perpendicularmente à direção do piso e, se você puder vê-las no mesmo nível do piso, saberá que é hora de substituir os pneus.
3. Rachaduras na parede lateral
É importante verificar as paredes laterais do pneu, bem como as bandas de rodagem. Fique atento a cortes, ranhuras ou rachaduras. Se eles são visíveis a olho nu, então eles são um problema e podem sinalizar o início de um vazamento que pode levar a uma eventual explosão. Se você vir rachaduras, é hora de substituir os pneus.
4. Protuberâncias e bolhas na borracha
À medida que o exterior de um pneu enfraquece, ele pode inchar ou formar bolhas para fora em um ponto fraco. Esse ponto pode causar uma explosão repentina, portanto, se você encontrar um, substitua os pneus imediatamente.
5. Vibração excessiva dos pneus
Embora certa quantidade de vibração possa ser normal e pneus desalinhados ou desbalanceados também possam causar vibração, se o balanceamento das rodas não corrigir o problema, pode haver um problema interno com o próprio pneu, e você deve ter seus pneus examinados por um profissional.
Mesmo que seus pneus existentes ainda não tenham atingido a validade a partir da data de fabricação e não tenha nem percorrido uma longa quilometragem, se apresentar esse sinal você pode considerar um novo conjunto quando a estação mudar.