Quanto custa seguro de moto
Neste conteúdo você vai saber sobre
Saber quanto custa seguro de moto e como funciona a cobertura é essencial.
Se você buscou esse assunto, possivelmente você já tem uma moto ou tem interesse em adquirir uma. Então, quando se tem ou quer ter uma moto, é preciso pensar nas despesas que ela vai te dar, e quanto custa um seguro de moto é uma delas.
Para fazer o cálculo do valor de seguro de moto, são levados em conta informações pessoais de quem vai pilotar e obviamente do modelo da moto optado.
Quanto custa seguro de moto?
Para as seguradoras calcularem o valor do seguro, elas levam em consideração diversos fatores, inclusive o modelo da moto.
Segundo a empresa Giovanibruno Seguros, confira quais são os fatores que influenciam no preço do serviço.
Tipo do seguro
Conforme as coberturas contratadas é pago uma quantia pelo serviço.
Rastreador
Motos que contam com um recurso de rastreamento têm maiores chances de serem achadas em caso de roubos. Isso favorece para que tenha uma redução no valor, assim como também o alarme na moto.
Idade do condutor
Quanto mais novo for o condutor da moto, maior será o risco de acontecer algum sinistro em razão da falta de experiência na direção.
Tempo de habilitação
Outro aspecto considerado que pesa na experiência. Quem tem a habilitação há menos tempo normalmente paga mais.
Histórico do piloto
De nada adianta ter uma habilitação há bastante tempo e uma idade elevada se o condutor se envolve constantemente em acidentes ou tem muitas multas. Os hábitos na direção também são levados em consideração.
Localização
O valor do seguro de moto varia de acordo com o local de residência e circulação do condutor. Isso pois alguns locais são considerados mais perigosos, com um elevado índice de sinistralidade.
Modelo
Os modelos mais bem vistos pelos criminosos têm mais chance de serem roubados, por isso o valor do seguro desses modelos geralmente são mais altos.
Cilindradas
Quanto mais cilindradas a moto tiver, maior será a chance da pessoa acelerar e se envolver em um acidente.
Motos sofisticadas
Aqueles modelos que são mais utilizados somente em eventos importantes ou para lazer, costumam rodar menos e ganhar bastante atenção dos proprietários. Quando comparado às motos populares e utilizadas no dia a dia elas tem um seguro para moto de custo menor.
Logo, após avaliar esses e outros aspectos, a seguradora de motos consegue imaginar o risco que cada condutor apresenta de acordo com o modelo da moto.
No entanto, tenha conhecimento que cada seguradora pode utilizar uma forma diferente para calcular. Sendo assim, é muito comum achar diferentes cotações para as mesmas coberturas oferecidas nos seguros de moto.
Vale a pena ter um seguro para motos?
Diversos donos de motos se perguntam se vale a pena contratar esse tipo de serviço. Afinal de contas, ao contratar o seguro terão mais gastos com a proteção do bem.
Sendo assim, o preço não deve ser visto como uma despesa, mas como um investimento, pois, quando for preciso ele será revertido em benefícios.
Mas, se você ainda tem dúvidas quanto a isso, confira algumas razões que justificam a contratação do seguro de motos:
- Contar com suporte caso dê algum defeito na moto, pois, há a assistência 24h que pode ajudar em relação a reboque, problemas mecânicos, pane seca, entre outros;
- Não se prejudicar caso a moto seja furtada ou roubada visto que a empresa indenizará o bem;
- Caso sofra um acidente, poderá dividir as despesas do reparo com a seguradora;
- Contar com a cobertura em todo território nacional;
- Selecionar coberturas que atendem suas necessidades e não ser necessário solicitar algumas extras que somente farão com que você gaste mais.
Por isso, não importa se você tem um modelo de moto mais barato, ainda assim será um prejuízo financeiro se seu veículo for roubado ou der perda total, não é verdade?