Lazer e Diversão

Quanto custa uma viagem para Portugal?

Ads 02

Uma viagem para Portugal é o sonho de muitos brasileiros. Por um lado, o desejo de conhecer um país magnífico da Europa, por outro, o contato com uma cultura estrangeira sem a barreira do idioma. Mas quanto custa uma viagem para Portugal? Qual o valor necessário para fazer uma viagem inesquecível até as terras lusitanas?

Como em todo planejamento para uma viagem, o custo total está relacionado ao nível de conforto que o viajante deseja aproveitar. Uma viagem para uma pessoa em estilo mochilão custa, obviamente, bem menos que uma estadia em família nos melhores hotéis da região. Veja abaixo algumas cifras para você ter uma ideia do que cabe no seu orçamento.

Conheça países onde o real vale mais

Qual o custo das passagens aéreas para Portugal?

O primeiro custo a ter em mente são as passagens aéreas. Uma ida e volta de avião no trecho Brasil-Portugal custa, em média, de 3000 a 5000 reais por pessoa. Comprando as passagens com alguma antecedência, é possível obter preços mais próximos dessa estimativa mínima. É importante levar em conta também o aumento do custo durante a alta temporada, que se estende de maio a outubro, ou seja, abarcando todo o verão do Hemisfério Norte, além das semanas de Natal e Ano Novo, quando também crescem as procuras pelos bilhetes aéreos.  Uma opção para economizar, e evitar o calor seco de até 40ºC do verão português, é aproveitar os períodos em que os valores ficam menos salgados. Geralmente, as passagens ficam mais baratas no mês de março.

Saiba mais >>   Micheluccio Pizza Artezanalle comemora 53 anos e lança novo cardápio

Qual o custo da hospedagem e da alimentação em Portugal?

Ads 03

Estando em Portugal, você pode estimar um gasto de 30 euros por dia de hospedagem (considerando um quarto duplo de hotel econômico). Os preços ficam mais elevados caso você prefira hotéis mais luxuosos, ficando acima dos 50 euros por pessoa. Valores mais atraentes podem aparecer caso você opte por albergues/hostels, em uma faixa de até 20 euros. É importante frisar que esses valores aumentam na alta temporada, de forma que os valores médios da diária por pessoa em hostels e hotéis econômicos passam a custar, respectivamente, acima de 35 e 80 euros. Há ainda a opção do AirBnB, que costuma ser vantajosa para viagens em família ou em grupo. Naturalmente, os preços variam de localidade para localidade, mas é possível encontrar a diária de um loft por 70 euros em bairros turísticos de Lisboa.

Em relação à alimentação, você não pode visitar Portugal sem provar a famosa bacalhoada e os célebres pastéis de nata. O café da manhã, chamado em Portugal de pequeno almoço, custa de 3 a 5 euros. Uma refeição de almoço ou jantar, sem bebida alcoólica, custa em média 15 euros. No entanto, optando por uma bebida, pode chegar aos 30 euros. O cafezinho custa em média 1 euro, uma garrafa de água custa entre 1 e 2 euros, e uma cerveja long neck de 1,50 a 2,50 euros. Uma jarra de vinho da casa custa por volta de 5 euros. Esses preços são estimados de acordo com o preço das grandes cidades, como Lisboa e Porto, podendo ser menor em outras localidades. Além disso, se você puder preparar suas refeições ou preferir fazer um piquenique, os preços dos alimentos tendem a ser menores nos mercados, o que é uma excelente opção para quem deseja economizar. Em suma, estime um custo diário de 25 a 60 euros com alimentação por dia.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   10 dicas para achar um espaço cultural em São Paulo

Qual o custo das atrações turísticas e do deslocamento em Portugal?

Ads 04

As atrações turísticas têm preços variados. Alguns museus são gratuitos, enquanto outros passeios pesam um pouco mais no bolso do viajante. Estime um custo de até 15 euros por atração ou evento. Vale a pena planejar individualmente cada uma das atrações para aproveitar descontos e promoções, lembrando que os ingressos costumam ser mais baratos para crianças, estudantes, jovens e idosos. Em agosto de 2021, por exemplo, uma iniciativa cultural concedeu entrada gratuita por um dia em museus ao público de 12 a 29 anos.

Já quanto ao deslocamento, as passagens de metrô em Lisboa custam 1,40 euro por bilhete de viagem única. Caso você queira uma passagem com duração de 24h, para se deslocar à vontade, o custo é de 6 euros por bilhete. Outra opção é o aluguel de automóveis. O aluguel de um carro custa em média 30 euros, mas você deve ainda reservar mais algum dinheiro para a gasolina e eventuais tarifas de pedágio, chamados de portagem em Portugal. Sites como o viamichelin permitem que você faça uma simulação do itinerário desejado, mostrando as taxas de portagem e o custo de combustível do trajeto. No entanto, na maior parte dos casos, o trajeto de trem é mais vantajoso.

Terminando o planejamento do custo da viagem

Depois que você colocar no papel todos esses números, você precisa levar em conta a questão da imigração. Para entrar em Portugal, independentemente se a sua viagem é mais econômica ou mais luxuosa, você deve apresentar um mínimo de 75 euros como valor de entrada e mais 40 euros para cada dia de permanência no país. Esse valor não precisa ser apresentado em espécie.

Saiba mais >>   Aviator: saiba tudo sobre o famoso jogo do aviãozinho
Ads 05

Além disso, devido às circunstâncias extraordinárias da pandemia de COVID-19, há alguns gastos a mais para se contabilizar. Para a entrada em Portugal (e na maior parte dos estabelecimentos comerciais do país), é necessário apresentar um teste do modelo RT-PCR ou NAAT feito em até 72h antes do embarque no avião, ou um teste antigênico rápido feito em até 48h antes do embarque. Certificados de imunização podem substituir os testes, mas desde que a vacina tomada esteja contemplada pela Agência Europeia do Medicamento.

Por fim, Portugal é um país signatário do Tratado de Schengen. Isto quer dizer que o seguro viagem é obrigatório. O seguro viagem deve conter uma cobertura de pelo menos 30 mil euros (ou equivalente em outra moeda) para despesas com hospitais. Um seguro completo, custará cerca de R$30,00 por dia de viagem. Saiba mais clicando aqui.

Resumindo, quanto custa uma viagem para Portugal? Considerando um período de duas semanas, passando pelas principais cidades, como Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, por exemplo, podemos estimar alguns valores mínimos (sem levar em conta o custo das passagens aéreas). Para uma viagem estilo mochilão, mais frugal, 700 euros são o suficiente. Já em uma viagem econômica, porém mais dispendiosa que um mochilão, o número mágico são 1000 euros. Caso seja uma viagem intermediária, um pouco mais luxuosa, o viajante deverá reservar pelo menos 1200 euros. E por fim, em uma viagem bastante luxuosa, o valor mínimo a ser reservado beira os 1800 euros.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]