Por que redobrar o cuidado com a pressão arterial durante o verão?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Existem alguns hábitos que devem ser adotados durante o verão por quem deseja curtir a temporada com mais saúde e disposição
O inverno ainda não acabou, mas a população do Hemisfério Sul já está sentindo as temperaturas aumentarem. Ou seja, em breve o verão chegará com tudo em território brasileiro. Para curtir essa temporada em grande estilo, o ideal é também investir em alguns cuidados básicos, especialmente no que diz respeito à nossa saúde.
Ao longo da estação, é sempre bom adotar métodos que nos garantam mais bem-estar e, em paralelo, mantenha a nossa pressão arterial equilibrada. Nessa lista, podemos incluir desde a ingestão correta de água até redobrar a atenção com a climatização do ambiente, apostando em um ar-condicionado 900 btus.
Caso ainda não saiba por onde começar, reunimos algumas dicas exclusivas que te ajudarão ao longo desse processo.
Como o calor influencia na pressão arterial?
Há quem imagine que o calor intenso é responsável por afetar somente o nosso bem-estar físico. Entretanto, as altas temperaturas também podem atingir diretamente a nossa pressão arterial.
Explicamos: quando o corpo humano é exposto a ambientes quentes demais, é provável que ele tenha algumas reações, a fim de dissipar o calor. E aí, o aumento da transpiração se torna comum. Porém, tal condição, quando excessiva, pode fazer com que o organismo sofra períodos de desidratação.
Esta, por sua vez, acaba causando uma redução na quantidade de sangue reservado para a circulação sanguínea. O resultado disso? O coração precisará trabalhar bem mais para manter a pressão arterial equilibrada. Bem complicado!
Atividades ao ar livre
Durante os dias de sol, é normal sentirmos vontade de realizar atividades ao ar livre, principalmente os exercícios físicos. Caminhadas, corridas e demais práticas são ótimas para serem feitas em praças e parques, nos ajudando a ter muito mais autoestima e bem-estar.
Contudo, e apesar desse hábito ser bastante recomendado, os exercícios intensos podem interferir na pressão arterial, deixando-a mais elevada. Ao longo de um treino, por exemplo, os músculos exigem do corpo muito mais nutrientes e oxigênio.
Somando esse detalhe às altas temperaturas, é provável que muitas pessoas acabem sofrendo ainda mais com os quadros de pressão alta. Por essas e outras, todo cuidado é pouco, e a recomendação é preferir realizar esses treinos em locais bem arejados ou que tenham boa climatização. Combinado?
Alimentação rica em sal
Muitas vezes, o verão vem acompanhado de uma série de mudanças nos hábitos alimentares. Churrascos com a galera, comidinhas de rua e alimentos ultraprocessados são comuns durante as férias ou dias de descanso.
Mas, infelizmente, boa parte desses produtos apresentam alta concentração de sódio — um componente que contribui significativamente para o aumento da pressão arterial. É válido destacar que o excesso de sal nos pratos do dia a dia pode gerar uma retenção de líquidos no corpo, sobrecarregando o sistema circulatório e aumentando a pressão nas artérias.
Desse modo, o ideal é investir em uma dieta mais leve, rica em frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia também é um cuidado básico para garantir bem-estar e evitar problemas.
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas são frequentes durante o verão. No entanto, o consumo excessivo de álcool pode ter um impacto negativo na pressão arterial.
Quando consumido em excesso, o álcool pode causar hipertensão arterial, além de afetar a função do fígado, que desempenha um papel essencial na regulação da circulação sanguínea.
Sabendo disso, o ideal é evitar os exageros, consumindo drinques e demais bebidas de maneira controlada e sempre intercalando com a ingestão de água. Fique de olho!