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Semana do Consumidor: como usar a data para alavancar as vendas via marketplace

Segundo Rodrigo Garcia, diretor executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais – startup de performance de marketplaces- vendedores devem apostar em produtos mais buscados e em ações promocionais de impacto

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Com o avanço da tecnologia e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19, o comércio eletrônico vem crescendo de maneira expressiva a cada ano. Por conta disso, as datas comemorativas são essenciais para as empresas de e-commerce incrementarem as vendas.

De acordo com a mais recente pesquisa eBit, os meses de março e abril são os que mais registram aceleração das vendas. Depois disso, a tendência é  de queda. Com isso, na avaliação de Rodrigo Garcia, diretor executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais – startup de performance de marketplaces nacionais e internacionais –  o dia 15 de março, Dia do Consumidor, é uma boa oportunidade para aumentar as vendas e estreitar relacionamentos com clientes, oferecendo benefícios e promoções especiais. 

“No último ano, as empresas chegaram a oferecer 80% de desconto, além de outras vantagens, e o reflexo disso está na perspectiva para 2022. Em relação ao e-Commerce, nessa ocasião, os marketplaces também investem na data como estratégia de marketing e preparam ações agressivas para conquistar e fidelizar mais clientes”, comenta o executivo da Petina. 

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Garcia destaca ainda o avanço do varejo online no país e reforça que os marketplaces oferecem vantagens extras aos consumidores, em comparação ao site de uma loja. “O grande plus é referente à variedade de produtos. Quando você faz uma compra no Mercado Livre, por exemplo, pode filtrar por produtos que estão no fulfillment, além de aproveitar a diversidade de itens e o valor do frete. Outro ponto de destaque é a questão da atuação regional. O marketplace rompe essa fronteira, e é capaz de entregar não apenas para o estado de São Paulo, mas como também para todo o Brasil”, explica ele.

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Campanhas especiais para a data

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Captar a atenção do consumidor é a melhor forma de aumentar as vendas durante essa e outras datas importantes do Varejo- como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday. Para isso, de acordo com Garcia, as empresas devem apostar em ações que chamem a atenção dos compradores, como descontos significativos, cupons, promoções e frete grátis. “Esse é o momento para fisgar o consumidor e trazê-lo para dentro do marketplace, para aproveitar a primeira data comercial do ano, no calendário do varejo. Por isso, todo tipo de ação que  faça ‘brilhar os olhos’ do cliente é válida. É claro que tendo todo o cuidado para cumprir integralmente com o que foi prometido, caso contrário será um tiro no pé”, alerta o especialista.

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Atenção ao fulfillment

Nesse quesito, os marketplaces também são o “maior aliado” dos e-commerces – principalmente dos sites menores, que não são tão conhecidos na internet- e são uma “mão na roda” para o vendedor, principalmente em datas de “boom” na procura, como o Dia do Consumidor. 

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Isso porque os marketplaces possuem logísticas que visam garantir uma boa experiência de compra, entre elas o fulfillment. “Isso significa cuidar de todo o processo de separação  e envio dos produtos, desde a venda até a entrega da mercadoria, garantindo a satisfação do cliente e se antecipando a qualquer tipo de problema em cada uma das etapas”, ensina Garcia.

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Fidelização do cliente

Vender é importante, mas fidelizar o cliente é ainda mais essencial. De acordo com a recente pesquisa Ebit, 52% dos consumidores priorizam promoções especiais e 17% buscam bonificações em programas de fidelidade.

Garcia pontua que os marketplaces são úteis nesse processo, pois costumam oferecer vantagens como o cashback, por exemplo – quando parte do valor pago pelo produto é devolvido ao titular do cartão- além de descontos por “qualificação” do cliente. “Os marketplaces ajudam bastante a fidelizar o consumidor, pois possibilitam benefícios que um site de vendas não consegue garantir”, avalia ele.

Itens de desejo

Com a inflação em alta, os brasileiros sabem focar em comprar o que é necessário. De acordo com estudos recentes, 58% das pessoas pretendem aproveitar o Dia do Consumidor para adquirir itens de necessidade com menor preço – como produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentação.

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“No entanto, há consumidores que esperam por descontos em itens considerados supérfluos, como relógios, por exemplo. Conhecer o comportamento do cliente, sabendo o que o internauta que consome seus produtos e sua marca procura, é fundamental para saber onde aplicar os descontos e em quais produtos apostar, garantindo a satisfação do público”.

Sobre a Petina – Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. São mais de 300 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Grupo DOK, Ortopé, Livraria Companhia das Letras, Procópio Esportes, Track Bike, Arezzo, Nike, MAM Baby, etc. É considerada uma das principais consultorias do Mercado Livre, na categoria Platinum. Nesse tempo de atividade, gerou mais de R$ 6 milhões de vendas mensalmente nos marketplaces e e-commerces próprios. Seu objetivo principal é “vender vendas”.

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